Valoração ambiental do bioma pampa com práticas de ecocaching em Unidade de Conservação do Geoparque Caçapava (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/j4289q50

Palavras-chave:

Áreas Protegidas , Espécies nativas, Ecocaching, Memórias efetivas

Resumo

A atividade de Ecocaching foi realizada no Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo, localizado no município de Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em alusão ao Dia das Crianças. A proposta teve como objetivo promover a sensibilização ambiental de forma lúdica, estimulando o contato direto das crianças com o bioma Pampa e o desenvolvimento de conhecimentos sobre a biodiversidade local. Participaram aproximadamente 40 crianças, com idades entre quatro e dez anos, acompanhadas de seus responsáveis. A metodologia baseou-se na adaptação do Geocaching, uma prática internacional que utiliza coordenadas geográficas para encontrar objetos escondidos, aqui ressignificada com foco na educação ambiental. Foram elaborados quatro pontos de parada, denominados caches, que continham pistas, informações sobre espécies nativas e desafios, conduzindo os participantes ao longo da trilha até o “tesouro”, simbolizado pela própria natureza. As crianças foram organizadas em grupos, cada um liderado por uma criança responsável por orientar o trajeto com auxílio de mapas. Durante o percurso, observou-se que as crianças mais novas demonstraram maior encantamento com os elementos naturais, enquanto as mais velhas apresentaram comportamento mais competitivo e foco na resolução dos desafios, evidenciando diferentes formas de engajamento. A atividade também promoveu habilidades como cooperação, raciocínio lógico, interpretação de informações e percepção ambiental. Apesar de algumas limitações estruturais, como o número reduzido de monitoras, a experiência foi bem-sucedida em despertar o interesse pela conservação do bioma Pampa, proporcionando uma vivência significativa e afetiva. A experiência reafirma a importância de metodologias participativas e interativas na educação ambiental não formal, especialmente em áreas protegidas, que funcionam como espaços de aprendizagem, lazer e promoção da cidadania ecológica.

Biografia do Autor

  • Suzane Bevilacqua Marcuzzo, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor (a) Adjunto (a) na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM no curso superior de Gestão Ambiental, possui graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), doutorado em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Santa Maria (2012) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade do Minho (Portugal). Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM na linha de dinâmicas da paisagem e Conservação da Natureza, com ênfase em Áreas Protegidas e Unidades de Conservação, atuando principalmente nos temas: planejamento e gestão de unidades de conservação, uso público em áreas protegidas, populações e comunidades tradicionais e saberes da sociobiodiversidade.

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Publicado

18.10.2025

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos

Como Citar

IMPERATORI, Fabiola Martins; MARCUZZO, Suzane Bevilacqua. Valoração ambiental do bioma pampa com práticas de ecocaching em Unidade de Conservação do Geoparque Caçapava (RS). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 5, p. 239–251, 2025. DOI: 10.34024/j4289q50. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/21170. Acesso em: 5 dez. 2025.