A relação entre excursões escolares, o Turismo Pedagógico e a Educação Ambiental durante datas comemorativas nas escolas de ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/tw51fc31

Palavras-chave:

meio ambiente, educação ambiental, datas comemorativas

Resumo

Este artigo propõe a inserção da educação ambiental no ensino básico por meio de atividades ligadas a datas comemorativas utilizando do turismo pedagógico. A proposta visa tornar a educação ambiental um processo interdisciplinar e contínuo, conforme diretrizes da Política Nacional da Educação Ambiental, promovendo inclusão e respeito à diversidade cultural no ambiente escolar. A pesquisa analisa a relação entre atividades temáticas e o engajamento dos alunos, observando que algumas comemorações tradicionais podem gerar exclusão, superfluidade ou desinteresse. Propõe-se substituir práticas convencionais por atividades socioambientais alinhadas ao currículo escolar e desenvolvidas em parceria com universidades e instituições acadêmicas. O turismo pedagógico se apresenta como uma alternativa para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, levando os alunos a espaços de conhecimento como museus e laboratórios. Os resultados indicam que excursões escolares com foco na educação ambiental aumentam o interesse dos alunos, promovem habilidades como pensamento crítico e comunicação, auxiliando também, a reduzir o chamado "Tempo Perdido Pedagógico" (TPP). Conclui-se que a valorização de datas comemorativas socioambientais pode contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo e enriquecedor. O turismo pedagógico, ao aproximar os estudantes do conhecimento científico e de práticas sustentáveis, fortalece a cidadania e incentiva a continuidade dos estudos.

Biografia do Autor

  • Hugo Nascimento Guimarães, UFOP

    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Solano de Souza Braga, UFOP

    Professor no curso de bacharelado Turismo e no mestrado em Turismo e Patrimônio da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/Universidade Federal do Piauí (2021), Mestre em Geografia - Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais - IGC/UFMG (2011); Licenciatura em Geografia - UNIVERSO (2014); Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), Bacharelado em Turismo - IGC/UFMG (2006).

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Publicado

18.10.2025

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos

Como Citar

GUIMARÃES, Hugo Nascimento; BRAGA, Solano de Souza. A relação entre excursões escolares, o Turismo Pedagógico e a Educação Ambiental durante datas comemorativas nas escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 5, p. 496–513, 2025. DOI: 10.34024/tw51fc31. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/21056. Acesso em: 5 dez. 2025.