Desenvolvimento socioeconômico e preservação cultural: o papel do Turismo Arqueológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2025.v18.19760

Palavras-chave:

Turismo Sustentável, desenvolvimento sustentável, preservação arqueológica, Patrimônio cultural, gestão de turismo

Resumo

O turismo é uma atividade econômica de rápido crescimento global, reconhecida por sua capacidade de gerar empregos e promover o desenvolvimento local. Este artigo investiga como o turismo pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação do patrimônio arqueológico. O problema da pesquisa centra-se na dualidade do turismo: enquanto pode fornecer recursos para a manutenção de sítios arqueológicos, o turismo mal gerido pode causar danos significativos. O objetivo é discutir as interações entre turismo e preservação do patrimônio, identificando desafios, oportunidades e estratégias para um turismo sustentável que beneficie comunidades locais e visitantes, preservando o patrimônio arqueológico. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, analisando materiais publicados para fundamentar teoricamente o estudo e contextualizar a pesquisa. Os resultados indicam que o turismo, quando bem planejado, pode gerar emprego e renda, fortalecer a identidade cultural e social e contribuir para a conservação dos sítios arqueológicos. Exemplos como o Parque Estadual Monte Alegre (PEMA) demonstram que a integração do turismo com a preservação do patrimônio pode gerar benefícios econômicos e sociais significativos. As principais conclusões destacam a necessidade de políticas públicas, educação patrimonial e gestão sustentável, para garantir que os benefícios do turismo sejam duradouros e amplamente distribuídos.

Biografia do Autor

  • Brenda Bandeira de Azevedo, Universidade do Federal do Pará

    Arqueóloga, Graduada em Ciências Sociais – IFCH/UFPA,  Mestra  e Doutoranda  em Antropologia – PPGA/UFPA.

  • André Felipe de Moraes Marques, Universidade da Amazônia

    Técnico em Química, Graduando em Gestão Ambiental pela Universidade da Amazônia - UNAMA

  • John Maciel Barra, Universidade do Estado do Pará

    Advogado, graduado em Direito pela Universidade Mauricio de Nassau – UNINASSAU e  Mestrando em Ciências Ambientais – PPGCA/UEPA.

  • Carla Michelle Matos Gomes, Universidade do Estado do Pará

    Engenheira Florestal, graduada em Engenharia Florestal – CCNT/ UEPA, Mestra e Doutoranda em Ciências Ambientais – PPGCA/UEPA. 

  • Mônica Nazaré Espírito Santo da Silva, Instituto Federal do Pará

    Especialista nas áreas de Gestão Urbana e Desenvolvimento Local, Design de Interiores e Neuroarquitetura, Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Professora EBTT do Instituto Federal do Pará (IFPA).

  • Manoel Tavares de Paula, Universidade do Estado do Pará

    Graduado em Engenharia Agronomica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, mestre em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará e doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Docente da Universidade do Estao do Pará.

Referências

AGENCIA PARÁ. Parque Estadual Monte Alegre é escolhido como patrimônio cultural do planeta. Disponível em: <https://agenciapara.com.br/noticia/35299/parque-estadual-monte-alegre-e-escolhido-como-patrimonio-cultural-do-planeta>. Acesso em: 30/10/2024

AGUIAR, Lucas Ramos; LIMA, Tatiane Rodrigues; LIMA, Renato Abreu. O ecoturismo como alternativa de desenvolvimento sustentável no Parque Nacional Mapinguari: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ecoturismo), v. 17, n. 2, 2024.

ANDRADE, M. T. V. S.; SOUZA, S. R.; PONTES, A. N.; MARTINS, A. C. C. T. Levantamento de focos de calor e ações de manejo no Parque Estadual Monte Alegre. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v.12, n.10, pp.561-571, 2021.

BEZERRA, M. Patrimônio e Educação Patrimonial. In: CARVALHO, A.; MENEGUELLO, C. (Org.). Dicionário Temático de Patrimônio: debates contemporâneos (pp. 63-66). Campinas, SP: EDUNICAMP, 2020.

BRASIL. 1998. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

BRASIL. Decreto-Lei nº25, de 30 de novembro de 1937 – Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm Acesso em: 30/10/2024

BRASIL. Lei nº 3.924, de 26 de julho de 1961. Dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos. Brasília, DF: Casa Civil.

BRASIL. Decreto nº 6.844, de 7 de maio de 2009. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

DE LUNETTA, A.; GUERRA, R. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista OWL (OWL Journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, v. 1, n. 2, p. 149-159, 2023.

LE GOFF, J. História e Memória. 5 ed. Campinas-SP: UNICAMP, 1990.

MONTARDY, L. H.; FACCIO, N. B. O patrimônio arqueológico no desenvolvimento territorial. Contribuciones a las ciencias sociales, v. 16, n. 9, p. 16711-16732, 2023.

MORAIS, A. P. A importância de ações educativas para a preservação do patrimônio arqueológico: o Projeto "Expondo Cultura". In: OLIVEIRA, A.L.N. (Org.), Entre “bricolagens” e narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico (pp. 61-72). Editora Fi, 2020.

SANTANA, L. J.; FERREIRA, C. A. L. A importância da educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico cultural. Anais do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, UEFS, 2022.

SANTANA, Leonardo Justino; FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância da educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico cultural. Anais do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, v. 1, n. 1, 2022.

SILVA, Ana Cristina Rocha; SIMONIAN, Ligia Terezinha Lopes. Patrimônio arqueológico, políticas públicas e os desafios da participação social no Parque Estadual Monte Alegre-PA. Revista Habitus-Revista do Instituto Goiano, 2022.

Downloads

Publicado

03.02.2025

Como Citar

MARQUES, Aguinaldo de Jesus Moraes; AZEVEDO, Brenda Bandeira de; MARQUES, André Felipe de Moraes; BARRA, John Maciel; GOMES, Carla Michelle Matos; SILVA, Mônica Nazaré Espírito Santo da; PAULA, Manoel Tavares de. Desenvolvimento socioeconômico e preservação cultural: o papel do Turismo Arqueológico. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 297–311, 2025. DOI: 10.34024/rbecotur.2025.v18.19760. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/19760. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-11-26
Aprovado 2024-12-18
Publicado 2025-02-03