Indissociabilidade universitária na UFVJM como práxis no contexto das parcerias para o uso público em áreas protegidas

Autores

  • Virginia Martins Fonseca Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Diamantina, MG https://orcid.org/0000-0002-1629-8812
  • Raquel Faria Scalco Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Diamantina, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.15146

Palavras-chave:

Ensino; Pesquisa; Extensão; Unidades de Conservação; Organização da Sociedade Civil.

Resumo

A temática das parcerias para o uso público em área protegidas, mais precisamente a modalidade de concessão, tem adquirido significativa visibilidade diante da proposição de programas de governos Federal e Estaduais, como estratégia a ser priorizada para o aumento da visitação e da lucratividade que tais áreas podem gerar. Neste sentido, a universidade, enquanto entidade que tem como função a construção de novos conhecimentos, a formação crítica e cidadã de seus estudantes e a contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária, deve se debruçar sobre esta temática a fim de refletir e difundir conhecimentos sobre formas de parcerias mais benéficas para as comunidades localizadas no entorno dessas áreas protegidas. Este artigo tem por objetivo fazer um relato das experiências desenvolvidas no âmbito do curso de turismo da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri sobre as parcerias para o uso público em áreas protegidas, e para tanto foram elencadas e descritas as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas sobre o tema, ressaltando a necessidade de atendimento ao princípio da indissociabilidade e os desafios e contradições que demandam novas formas de atuação das universidades. Como resultados, entendemos que as ações e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão já realizadas sobre o tema no âmbito do curso de turismo da UFVJM não são suficientes, e há ainda muito a ser feito, principalmente para superar os desafios impostos atualmente à prática docente que dificultam o pleno atendimento do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ademais, é preciso colocar em evidência a necessidade de difusão de conhecimentos e iniciativas de parcerias pautadas pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, por se tratar de uma importante contribuição que pode reforçar a função social das universidades, destacando a sua atuação para o desenvolvimento científico, socioeconômico e cultural da sociedade na qual está inserida.

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Biografia do Autor

Virginia Martins Fonseca, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Diamantina, MG

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Publicado

11.06.2023

Como Citar

Fonseca, V. M., & Scalco, R. F. (2023). Indissociabilidade universitária na UFVJM como práxis no contexto das parcerias para o uso público em áreas protegidas . Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 16(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.15146
Recebido: 2023-05-30
Aceito: 2023-05-31
Publicado: 2023-06-11