Avaliação da qualidade dos serviços turísticos nos parques Nacional da Chapada dos Guimarães e Estadual da Serra Azul (MT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.14542

Palavras-chave:

Turismo, Unidades de Conservação, Ecoturismo, Serviços Turísticos

Resumo

A prática de atividades turísticas em Unidades de Conservação no país vem se intensificando nos últimos anos pela representatividade que essas áreas possuem. Espaços territoriais destinados à conservação da biodiversidade e de características relevantes, mas que devem possuir estrutura e serviços adequados para que as experiências turísticas os potencializem ainda mais como locais de visitação sustentável, assim como os destinos do entorno. Desse modo, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre os parques Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG) e Estadual da Serra Azul (PESA), ambos detentores de atrativos naturais com alto poder de visitação e ambos localizados no estado de Mato Grosso, tendo, como categoria de análise, a avaliação da qualidade dos serviços turísticos. A pesquisa foi realizada por meio de abordagem quantitativa e descritiva, como também revisão bibliográfica e foi fruto da parceria entre o Observatório de Desenvolvimento do Estado, a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) e pelo Protocolo Tourqual. Os dados foram coletados entre os dias 22 de setembro de 2021 e 30 de abril de 2022, de forma online por meio de posts com QR-CODE disponibilizados nos atrativos, como também por um link de acesso enviado pelos colaboradores da pesquisa através de aplicativos de mensagens após a utilização dos serviços. Assim, os parques da Chapada dos Guimarães e da Serra Azul tiveram 52 e 74 questionários respondidos, respectivamente. Os resultados ainda evidenciaram que as melhores avaliações foram na categoria experiência, em ambos os parques, como também há uma maior intensidade da atividade turística nas cidades do entorno do PNCG, principalmente de visitantes de outros estados do país. Contudo, como resultado da pesquisa, foi constatado que os serviços turísticos do PESA foram melhor avaliados.

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Biografia do Autor

Leandro Carvalho Lima, Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso

Servidor efetivo do Governo do Estado de Mato Grosso na função de Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Perfil Turismólogo, e atua no planejamento turístico e na geração e disseminação de dados e informações sobre a atividade turística para o Observatório de Desenvolvimento do Estado. Possui Mestrado em Estado, Governo e Politicas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Cândido Mendes e Bacharelado em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso. (http://lattes.cnpq.br/4307581681777606)

Luciana Pinheiro Viegas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora do Curso de Bacharelado em Turismo da Univesidade do Estado de Mato Grosso, Mestre e Doutora em Geografia e Estudos da Cultura Contemporânea. (http://lattes.cnpq.br/2127221102593270)

Diego Augusto Orsini Beserra, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

É servidor efetivo do Governo do Estado de Mato Grosso, na função de Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Perfil Turismólogo, estando também como Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo. Graduado em Turismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e pós-graduado em Ecoturismo: interpretação e planejamento de atividades em áreas naturais, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). (http://lattes.cnpq.br/8131116641880767)

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Publicado

01.11.2023

Como Citar

Lima, L. C., Viegas, L. P., & Beserra, D. A. O. (2023). Avaliação da qualidade dos serviços turísticos nos parques Nacional da Chapada dos Guimarães e Estadual da Serra Azul (MT). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 16(5). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.14542
Recebido: 2022-10-26
Aceito: 2023-05-14
Publicado: 2023-11-01