Desafios do Turismo pedagógico no Parque Nacional do Vale do Catimbau (PE)

Autores

  • Marcelo Henrique de Melo Rocha Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
  • Narla Sathler Musse de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN https://orcid.org/0000-0002-6894-2884

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12657

Palavras-chave:

Turismo Pedagógico, Sustentabilidade, Vale do Catimbau

Resumo

O turismo pedagógico desponta como uma das atividades mais importante dentro do segmento do turismo, por se configurar como uma ferramenta valiosa no processo de ensino aprendizagem. Contudo o desenvolvimento dessa atividade requer não apenas o potencial local, mas uma boa infraestrutura, planejamento prévio e profissionais qualificados, para potencializar os ganhos. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é identificar os desafios enfrentados pelos professores e guias de turismo para o desenvolvimento do turismo pedagógico no Parque Nacional do Vale do Catimbau, localizado no estado de Pernambuco. A pesquisa se configura como sendo qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas remotas com guias e professores, que realizaram atividades no Parque, antes da pandemia. Os resultados obtidos indicaram que entre os desafios para o desenvolvimento do turismo pedagógico na região estão a carência de infraestrutura no parque e no seu entorno, o desconhecimento dos guias sobre a potencialidade pedagógica do parque e a necessidade de melhorias na gestão do parque. A maioria dos entrevistados relataram que o desenvolvimento do turismo pedagógico no Vale do Catimbau tem grande potencial. A grande diversidade de paisagens naturais, sítios arqueológicos, fauna e flora características da caatinga, associados com a riqueza histórica e cultural, faz da região um local propício para o turismo pedagógico.

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Biografia do Autor

Marcelo Henrique de Melo Rocha, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Mestrando em Ensino de Ciências Ambientais - UFPE. Professor de geografia da rede pública de Jaboatão dos Guararapes e da rede privada do Recife (PE). Guia de turismo nacional/regional  (PE).

Narla Sathler Musse de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia e Mineralogia, atuando principalmente com a educação a distancia, inclusão, formação de professores e Educação Ambiental. Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989). Mestre em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Coordenadora do Museu de Minérios do IFRN; Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido do Campus Zona Leste do IFRN.

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Publicado

01.02.2022

Como Citar

Rocha, M. H. de M., & Oliveira, N. S. M. de. (2022). Desafios do Turismo pedagógico no Parque Nacional do Vale do Catimbau (PE). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 15(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12657
Recebido: 2021-08-27
Aceito: 2021-11-30
Publicado: 2022-02-01