e-ISSN: 2966-1390
Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- Antes de submeter o autor deverá preencher a ficha de inscrição com as seguintes informações: (Atenção: o artigo poderá ser rejeitado sem esta informação!) Nome completo: ORCID: (url) E-mail: Filiação acadêmica: Mini CV:
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- Declaro que o manuscrito foi rigorosamente revisado, de acordo com as normas gramaticais vigentes.
- Todas as direções de páginas da Internet (URL), incluídas no texto (Ex.: Http://www.unifesp.br) estão ativadas e listas para fazer clique.
- A identificação da autoria não se encontra em nenhuma parte do corpo do trabalho, a qual foi substituída por “Autor” no corpo do texto, nas referências e notas no topo da página, no lugar dos nomes dos autores, título...
- Declaro saber que os direitos do autor dos artigos publicados nesta revista são do autor, embora os direitos da primeira publicação são da Converg. Fam. Pol. Pub. que adota a Licença Creative Commons Atribuição-No Comercial 4.0 Internacional.
- Os artigos deverão ser enviados à revista através do acesso do usuário à plataforma OJS, em formato doc, docx ou odt - Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. ATENÇÃO: Os trabalhos submetidos deverão estar em dois arquivos distintos: o primeiro deverá ser o artigo e o resumo, e sem a informação do autor; A segunda deve conter os dados do autor: breve currículo, filiação acadêmica, ORCID, e-mail, fonte de financiamento e outras informações que identifiquem o autor, mas que devem constar no artigo publicado. - Os metadados dos arquivos devem ser excluídos pelo autor para garantir uma avaliação cega, ou seja, o autor não vê o nome do revisor e o revisor não vê o nome do autor.
Artigos
Política de avaliação
A CONVERGˆÊNCIAS adota o processo duplo-cego de revisão por pares, que é composto por dois ou mais pareceristas externos que são designados para revisar o manuscrito, sendo as identidades dos revisores e autores ocultadas em alguns casos ao mesmo tempo ao longo da avaliação. processo.
Todas as contribuições científicas são revisadas pelo Editor-Chefe, Editores Associados, Membros do Conselho Editorial e/ou Revisores Convidados, com os seguintes processos:
- Revisão Inicial: nesta etapa, o assistente editorial avalia cada manuscrito quanto ao cumprimento dos padrões estabelecidos nas Instruções aos Autores, critérios antiplágio e boas práticas de conduta editorial. Caso o manuscrito não atenda aos padrões estabelecidos, será devolvido para correção. Os manuscritos que não passarem na revisão inicial serão rejeitados e devolvidos aos autores.
- Processo de Avaliação: Os manuscritos que passam pela revisão inicial são atribuídos a dois revisores independentes, de acordo com sua especialização na área específica.
- Opiniões: os revisores emitem seus pareceres diretamente no sistema OJS. A decisão pode ser "Aceitar envio", "Revisões necessárias", "Reenviar para revisão" ou "Rejeitar envio". Caso a decisão seja “Reenviar para Revisão”, o manuscrito deverá ser revisado e enviado para a segunda rodada de avaliação por pares.
- Aprovação ou Rejeição: O Editor-Chefe decide, com base nos pareceres, aprovar ou rejeitar o manuscrito. Em caso de aceitação, o manuscrito entra no processo de edição/publicação para publicação.
Artigos Originais:
Os estudos e pesquisas têm como objetivo primordial respeitar os princípios de originalidade, objetividade e clareza na questão investigada. O trabalho elaborado deve representar uma contribuição significativa para os domínios da Saúde, das Ciências Humanas e Sociais, embasado em um arcabouço teórico consistente, atualizado e relevante para o problema estudado e a metodologia adotada. É fundamental apresentar uma argumentação explícita e sustentável na análise dos dados e na discussão dos resultados, com correção linguística e indicação do potencial para se tornar uma referência em estudos e pesquisas futuras. As apresentações podem incluir pesquisas completas, resultados parciais de dados, revisões de literatura e análises de pesquisa.
Os artigos devem ter entre 12 e 17 páginas, incluindo: resumo, abstract, síntese e referências. A identificação do autor ser enviado em follha aparte paradeve aparecer imediatamente abaixo do título, com referências de nota de rodapé em ordem numérica, usando a função automática do Word. As notas de rodapé devem identificar a qualificação mais alta de cada autor, o nome da Universidade, o Departamento ou o nome da instituição, o Programa de Pós-Graduação, o Grupo de Pesquisa, a Agência de Financiamento, a Cidade, o País e o endereço de e-mail. ORCID ID.
Artigos de Revisão Bibliográfica:
Se o artigo for uma revisão bibliográfica, deve envolver análise, síntese e interpretação das informações disponíveis em diversas fontes bibliográficas sobre um tema específico. Seu propósito deve ser apresentar o panorama atual do conhecimento sobre o assunto em questão, analisar e reunir as principais contribuições de diferentes autores, verificar as lacunas na literatura existente e sugerir novas abordagens de pesquisa. Esses artigos de revisão devem ter entre 12 e 15 páginas, incluindo: resumo, abstract, resumen e referências, obedecendo às mesmas orientações dadas para os artigos originais em relação à digitação e formatação.
Resumo expandido
Um resumo expandido (Dissertação de Mestrado em andamento, Produto Técnico Educacional, Trabalho de Conclusão de Curso) é caracterizado por sua brevidade, contendo geralmente entre 150 e 250 palavras, tem uma extensão consideravelmente maior, variando de 500 a 1000 palavras, ou até mais e representa uma versão mais elaborada do resumo convencional de um trabalho acadêmico, como um artigo científico ou uma dissertação de mestrado. Essa forma ampliada aborda de maneira mais abrangente os principais pontos abordados no documento completo, incluindo contexto e introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusões.
Esses resumos devem fornecer aos leitores uma compreensão mais abrangente do conteúdo e dos resultados do trabalho, permitindo que tomem uma decisão informada sobre se desejam ou não ler o texto completo.
O texto não deve exceder 6 (seis) páginas no total, excluindo as referências.
O título em maiúsculas, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, centralizado, com um máximo de 20 palavras.
Abaixo do título, insira os nomes do(s) autor(es) e do(s) orientador(es), seguidos de sua afiliação institucional, bem como o endereço de e-mail do autor principal.
O resumo do texto (fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, em um único parágrafo, com espaçamento de 1,5), deve conter no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, com informações breves e concisas sobre a justificativa, os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho, sem inclusão de tabelas, equações, desenhos, figuras e referências bibliográficas.
Deve apresentar três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, dispostas em sequência, na mesma linha.
A introdução deve ser breve e conter no máximo 1000 (mil) palavras. Clarifique claramente o problema estudado, usando uma revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho.
A metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara para que o leitor possa compreender e reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter referências à metodologia de estudo e/ou análise de laboratório utilizadas. Não deve exceder 500 palavras.
Os resultados e a discussão devem conter os dados obtidos até o momento presente, e também podem ser apresentados sob a forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados deve ser baseada na literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e eventuais limitações. Não há limite de palavras definido para esta seção, para permitir maior flexibilidade ao(s) autor(es), desde que não ultrapasse o limite total de seis páginas de trabalho.
As conclusões devem ser formuladas com o verbo no tempo presente, em frases curtas, sem comentários adicionais, e baseadas nos objetivos e resultados do Resumo Ampliado. Não devem exceder 200 palavras.
Todos os trabalhos devem ser redigidos em um processador de texto ou software semelhante, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 e parágrafos, com margens de 2,5 cm, em papel A4; com recuo de 1,25 cm na margem esquerda para os parágrafos e de 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas. Eles devem estar em conformidade com a norma NBR 6022/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as normas da American Psychological Association (APA) para artigos internacionais.
O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO seguida das outras SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a CONCLUSÃO, indicadas por títulos escritos em maiúsculas, com a mesma fonte do corpo do texto, em negrito e numerados, alinhados à esquerda. Por fim, as REFERÊNCIAS (sem numeração) devem aparecer seguidas de NOTAS, se houver, com comentários e informações relacionadas ao texto. As subseções, se houver, devem seguir o formato das seções, mas com letras minúsculas.
As citações devem seguir a norma ABNT NBR 10520/2002, que determina que:
As citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. O autor da citação deve ser indicado.
Exemplos:
- No final da citação: "Citação" (Pimenta, 2011, p.74).
- No início do parágrafo ou inserido no texto: Segundo Pimenta (2011, p. 74), "Citação", ou Candau (2014, p. 26) diz: "[...] citação".
As citações indiretas ou parafraseadas (texto baseado no trabalho do autor consultado) devem seguir os mesmos critérios acima para a referência do autor. Os recursos seguintes devem ser usados nas citações: [...] para indicar omissões e [ ] para indicar interpolações, adições ou comentários.
As referências devem ser redigidas de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e suas edições posteriores). As obras referenciadas devem ter a seguinte configuração: Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples dentro da mesma referência, inserindo uma única linha entre cada referência. É obrigatório incluir o nome completo e o sobrenome dos autores.
Exemplos:
Artigo em uma revista eletrônica:
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, etapas e fidelidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, março de 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a07.pdf. Acessado em: 14 de maio de 2024.
Livros e teses:
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2005.
PAULINO, Simone Fabrini. A prática da participação na política educacional do município de Diadema - São Paulo: a influência das referências freirianas. 2009. 149p. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Capítulo de um livro:
PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática redefinindo a didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Didática: debates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p.15-41.
Práticas Interventivas / Relato de caso
Práticas Interventiva/Relato de Caso é uma narrativa que descreve e analisa as experiências de profissionais ou grupos de profissionais nos campos das ciências humanas, sociais ou da saúde. Essas experiências podem ocorrer em diferentes contextos, como salas de aula, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos.
É essencial que o relatório inclua a metodologia utilizada, os desafios enfrentados, reflexões feitas durante e após a experiência, estratégias adotadas para superar dificuldades, resultados alcançados e lições aprendidas. O principal objetivo é compartilhar aprendizados e melhores práticas para contribuir com a melhoria na área em questão.
Os relatórios devem ter entre 10 e 12 páginas, incluindo: resumo, síntese e referências. Eles devem seguir as mesmas diretrizes dos artigos originais em relação à tipografia e ao formato.
O título em letras maiúsculas, usando a fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado, com um máximo de 20 palavras.
Abaixo do título, insira os nomes do(s) autor(es) e supervisor(es), seguidos de sua afiliação institucional, bem como o e-mail do autor principal.
O resumo do texto (fonte Times New Roman, tamanho 11, justificado, em um único parágrafo, com espaço entre linhas de 1,5), escrito em um único parágrafo, deve conter no máximo 250 palavras, com informações breves e concretas sobre a justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho, sem inclusão de tabelas, equações, desenhos, figuras e referências bibliográficas.
Deve apresentar três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, dispostas em sequência, na mesma linha.
A introdução do trabalho deve ser breve e conter no máximo 1000 palavras. Justifique claramente o problema estudado, usando uma revisão da literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho.
A metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara para que o leitor possa compreender e reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter referências à metodologia de estudo e/ou análise de laboratório utilizada. Não deve exceder 500 palavras.
Os resultados e a discussão devem conter os dados obtidos até o momento presente, e também podem ser apresentados em forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados deve ser baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Não há um limite máximo definido de palavras para esta seção, para permitir uma maior flexibilidade ao(s) autor(es), desde que não exceda o limite total de seis páginas de trabalho.
As considerações finais devem ser elaboradas com o verbo no tempo presente, em frases curtas, sem comentários adicionais, e baseadas nos objetivos e resultados do Resumo Estendido. Não deve exceder 200 palavras.
Todos os trabalhos devem ser escritos em um processador de texto ou software similar, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e parágrafos, com margens de 2,5 cm, no formato A4; recuo de 1,25 cm na margem esquerda para parágrafos e de 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas. Eles devem estar em conformidade com a norma NBR 6022/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as normas da American Psychological Association (APA) para artigos internacionais.
O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO seguida das outras SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a CONCLUSÃO, indicadas por títulos escritos em maiúsculas, com a mesma fonte que o corpo do texto, em negrito e numeradas, alinhadas à esquerda. No final, devem aparecer as REFERÊNCIAS (sem numeração) seguidas de NOTAS, se houver, com comentários e informações relacionadas ao texto. As subseções, se houver, devem seguir o formato das seções, mas com letras minúsculas.
As citações devem seguir a norma ABNT NBR 10520/2002, que determina que:
As citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. O autor da citação deve ser indicado.
Exemplos:
No final da citação: "Citação" (Pimenta, 2011, p.74).
No início do parágrafo ou inserido no texto: Segundo Pimenta (2011, p. 74), "Citação", ou Candau (2014, p. 26) diz: "[...] citação".
As citações indiretas ou parafraseadas (texto baseado no trabalho do autor consultado) devem seguir os mesmos critérios acima para a referência do autor. Os seguintes recursos devem ser usados nas citações: [...] para indicar omissões e [ ] para indicar interpolações, adições ou comentários.
As referências devem ser redigidas de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e suas edições posteriores). As obras referenciadas devem ter a seguinte configuração: Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entre as linhas da mesma referência, inserindo uma única linha entre cada referência. É obrigatório incluir o nome completo e o sobrenome dos autores.
Resenha
A resenha é uma forma de expressão escrita focada na análise e no comentário de obras nos campos das Humanidades, Ciências Sociais ou da Saúde. É essencial destacar que uma crítica deve incluir um breve resumo da obra em discussão, uma avaliação dos aspectos positivos e negativos encontrados, bem como a opinião pessoal do crítico sobre a obra analisada.
Essencialmente, a crítica é uma oportunidade para o autor - conhecido como crítico - examinar e comentar uma ampla variedade de produções culturais, como filmes, álbuns de música, romances e outras obras. Seu principal objetivo é oferecer ao leitor uma visão crítica e abrangente do material em questão, ajudando-o a decidir se deve ou não se envolver com ele. Nesse sentido, a crítica desempenha um papel crucial em orientar o público em suas escolhas culturais, fornecendo ideias e perspectivas que podem enriquecer significativamente sua experiência de consumo de mídia.
As resenhas podem ser:
Descritivas: caracterizadas pela predominância da tipologia expositiva, que se caracteriza pela apresentação de uma série de informações sobre o objeto examinado. Neste formato, o crítico se abstém de expressar sua opinião sobre a obra, concentrando-se antes na descrição e apresentação de aspectos objetivos e relevantes do material analisado.
Críticas: de natureza expositivo-argumentativa, combinando elementos de exposição e argumentação para apoiar um ponto de vista específico sobre o objeto examinado. Em sua estrutura, além de um breve resumo do conteúdo a ser examinado, o autor deve desenvolver argumentos para justificar sua avaliação crítica, bem como incluir até 3 palavras-chave.
Este trabalho deve obedecer às normas de formato estabelecidas pela NBR 6022/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas. As diretrizes da American Psychological Association (APA) para citações em artigos internacionais são seguidas.
Entrevistas
A seção aceita textos em forma de entrevistas com mínimo de 8 e máximo de 15 questões. É necessário incluir, no mínimo, um retrato do entrevistado. Máximo de 2.300 palavras.
Declaração de Direito Autoral
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo do Periódico Convergências: Famílias e Políticas Públicas é aberto ao acesso público, proporcionando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.