Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista Convergências : Famílias e Políticas Públicas, do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Famílias e Políticas Públicas – NEF, é um periódico científico que publica trabalhos originais (que não foram publicados em outro periódico, Anais de evento, página da web ou qualquer outro veículo de divulgação), elaborado por, no máximo, cinco autores.

A partir de 2024, o jornal adotará fluxo contínuo para todas as publicações, abandonando o formato de publicações anuais. Esta transferência de visto promoverá a divulgação do conhecimento científico, principalmente com os desejos e solicitações de rigor.

Você está autorizado a contribuir significativamente com a concepção da pintura, não com a interpretação, com a interpretação do texto e com todo o processo de revisão e aprovação do verso final do texto.

A revista publica artigos científicos , um extenso resumo do ensaios, produtos técnicos, experiências e entrevistas baseadas no perfil de cada país, garantias e focos das famílias e das políticas públicas, da área da ciência, da humanidade e da sociedade.

Esta revista adota mídias para evitar conflitos de interesse durante a aprovação dos itens submetidos. Para garantir o anonimato dos autores, não se deve observar que o excesso de autoria das mensagens de texto seja enviado através do envio do registro “XXX” no lugar dos nomes dos autores e de suas instituições. Caso o artigo seja aprovado para publicação, a equipe editorial será informada da autoria de nossas mensagens de texto.

Esses idiomas são baseados nos idiomas português, espanhol, inglês e francês. Nenhum artigo escrito em qualquer idioma que não seja o português, é necessário vir acompanhado de títulos, resumos e palavras em português. Nosso trabalho deve ter um título que indique claramente o foco principal do estudo.

Seguindo a Lei de Direitos Autorais brasileira, Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, como opiniões e nossos conceitos publicados nossos trabalhos, nosso estilo editorial, uma exatidão, adequação e confiabilidade do procedimento da bibliografia com responsabilidade exclusiva zer autor(es).

O Periódico Convergências: Famílias e Políticas Públicas estabelece esses critérios rigorosos para a publicação de textos, exigindo que ela esteja em conformidade com uma norma culta da língua. Todas as mensagens de texto deverão passar por uma revisão final realizada por profissionais competentes, enviando aos nossos clientes uma revisão de responsabilidade do autor. É obrigatório que seus textos já sejam submetidos e corrigidos pelo processo de revisão oficial para ambas as partes, elevando a qualidade da linguagem a um nível primordial para aprovação.

Ao submeter um trabalho para publicação, os autores cederão automaticamente os direitos autrais ao Diódico, podendo o trabalho ser posteriormente em outros veículos de informação com periódico, citando uma publicação original em Convergências : Famílias e Políticas Públicas.

Os textos que envolvem nossos estudos com seres humanos são amparados pela aprovação da Comissão ou Comissão da Instituição Responsável, de acordo com a Resolução nº 510, de 07/04/2016, do Conselho Nacional de Saúde, aplicável às áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Estudos realizados com o objetivo de desenvolver instituições de ensino poderão ser inseridos na nota final das notas dessas instituições.

O periódico reserva-se o direito de publicar artigos de um deles em intervalos inferiores a 12 meses e não poderá aceitar nenhum trabalho sem atrasos, ressalvas ou concessões de alterações feitas pelos pareceristas.

Após a aprovação do trabalho, nossos autores deverão apresentar Declaração de Autoria e Responsabilidade pelo Conteúdo Público, incluindo traduções de resumos e palavras em línguas estrangeiras.

Nossos trabalhos científicos estão sujeitos ao uso exclusivo do sistema online disponível no site do Periódico, em https://periodicos.unifesp.br/, e seguem os padrões de formatação do Periódico, disponíveis em todos os termos e condições.

Nossos submetidos funcionam de acordo com as seguintes Dicas/Categorias:


Artigo : é uma reportagem investigativa e espera os princípios de originalidade, objetividade e clareza da busca nortenha. Este trabalho deve representar uma contribuição relevante para a área das ciências humanas, sociais e sãs, e para o campo da investigação com um referencial teórico consistente, atual e relevante para um problema em estudo e metodologia, apresentando um argumento explícito e sustentado e análise do mesmo e discutimos os resultados, com a linguagem correta e indicação do potencial para serem referenciados para outros estudos e aulas.

Nossos artigos deverão ter entre 12 e 17 páginas incluindo: resumo e referências.

A identificação dos autores deve vir logo abaixo do título e informar para cada autor a maior titulação, Universidade, Nome do Departamento ou da instituição, Programa de Pós-Graduação, Grupo de pesquisa, Agência de Fomento, Cidade, País e E-mail. ID Orcíd.

O resumo deverá conter entre 600 e 900 caracteres com espaços, incluindo informações que identifiquem: problema, objeto(s), referência técnica, metodologia e resumo dos principais resultados do estudo realizado. Fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento entre linhas 1,0. O resumo deverá apresentar entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por virgula.

Título (máximo 20 palavras), resumo e palavras-chave deverão ser redigidos em português, inglês e espanhol, no idioma original do artigo. Nossos títulos, nossos resumos e nossas palavras-chave em línguas estrangeiras devem ser escritos em itálico.

Nenhuma mensagem de texto deverá ser excluída do conjunto de textos (introdução, discussão, considerações finais ou conclusões), utilizando títulos curtos retirados em preto, justificados, sem retirados, utilizando letras ocultas e minúsculas. Você não precisa escrever uma palavra sobre isso, simplesmente escreva o título do tópico. Obs: Ao enviar o texto, por seus editores, o mesmo deverá ser acrescentado à declaração de revisão gramatical da publicação.
 

Todas as informações e informações adicionais necessárias para serem formatadas na categoria de arte não constituem um MODELO . (https://periodicos.unifep.br/index.php/c/libraryFiles/downloadPublic/118)


(À medida que as notas do artigo forem numeradas sequencialmente ao longo do texto, elas aparecerão novas em cada página ou serão adicionadas ao documento final).

Estas opiniões são expressas pelos autores dos artigos sem a sua exclusiva responsabilidade e não refletem necessariamente a posição ou política do jornal.

 

Resumo Expandido (Dissertação de Mestrado em andamento, Produto Técnico Educacional, Trabalhos de Conclusão de Curso): é caracterizado por sua brevidade, representa uma versão mais elaborada do resumo convencional de um trabalho acadêmico, como um artigo científico ou uma dissertação de mestrado. Este é um resumo expandido de como está escrito, mas resumido dos principais pontos discutidos no documento completo, incluindo contexto e introdução, objetos, metodologia, resultados, discussões e conclusões.

Esses resumos devem informar aos nossos leitores uma compreensão mas abstrata da história e dos resultados do trabalho, permitindo tomar uma decisão informada caso se perca ou não leia o texto completo.

O texto não deve ultrapassar 6 (seis) páginas no total, excluindo referências.

Este título (máximo 20 palavras) deverá ser impresso em letras minúsculas, com fonte Time New Roman, tamanho 14, preta, centralizada. Assim como o resumo e as palavras, o título deverá ser escrito em português e inglês. Nossos títulos, nossos resumos e nossas palavras-chave em línguas estrangeiras devem ser escritos em itálico.

Abaixo do título, insira os nomes do(s) autor(es) e do(s) orientador(es), seguidos de filiação institucional e e-mails de ambos.

O resumo deverá conter entre 600 e 900 caracteres com espaços, incluindo informações que identifiquem: justificativa, objetos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. São tabelas, equações, descrições, figuras e referências bibliográficas. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, parágrafo único e espaçamento entrelinhas 1.0. Deve apresentar entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por virgula.

Nenhum corpo da mensagem de texto deve necessariamente dizer:

- Introdução com justificação, problema da pesca e revisão de literatura;

- Objectos  que esperamos alcançar como peixe;

- Metodologia concisa e clara, para que o leitor ouça e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deverá indicar como referências a metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais realizadas;

- Os resultados e discussões com as crianças obtidos, no momento, poderão ser apresentados, mas também em forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados deve ser baseada e comparada com literatura utilizada em nenhum trabalho de pesca, relacionando sua relevância, vantagens e possíveis limitações;

- Considerações finais elaboradas nas palavras que não apresentamos como indicativas, em frases curtas, com comentários adicionais, e baseadas em nossos objetivos e resultados da pintura;

- Referências

Todos os trabalhos devem ser digitalizados em editor de texto Word ou similar, fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento 1,5 entrelinhas, com margens 2,0 cm, papel tamanho A4. Devem obedecer às normas da American Psychological Association (APA).

Todas essas informações e outras necessárias à formatação da categoria resumo expandido estão no TEMPLATE RESUMO EXPANDIDO. ( https://periodicos.unifesp.br/index.php/c/libraryFiles/downloadPublic/121)

Revisão Bibliográfica
O artigo de revisão bibliográfica é um estudo que envolve análise, síntese e interpretação das informações disponíveis em diversas fontes bibliográficas sobre um tema específico. Tem como objetivo apresentar o panorama atual do conhecimento a respeito do assunto em questão, analisar e reunir as principais contribuições de diferentes autores, verificar as lacunas na literatura existente e sugerir novas abordagens de pesquisa.
Os artigos de revisão deverão ter entre 12 e 15 páginas incluindo: resumo, resumo, resumo e referências. Devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos originais em relação à digitação e formatação.
Adoção de softwares de verificação de similaridade
O periódico Convergências está comprometido com a integridade acadêmica e a originalidade dos trabalhos publicados. Para garantir a segurança e evitar a apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outros sem o devido reconhecimento, adotamos uma política rigorosa de verificação de similaridade.
Política de Verificação:
• Quais Casos São Verificados: todos os manuscritos submetidos ao periódico Convergências são verificados por meio da Verificação de Similaridade. Este software é uma ferramenta avançada que compara os manuscritos enviados com uma extensa base de dados de conteúdo publicado para identificar possíveis sobreposições de texto. Isso inclui artigos originais, revisões, comunicações breves, entre outros tipos de envios.
• Momento da Verificação: a verificação de similaridade é realizada no início do processo de avaliação editorial, antes da revisão por pares. Isso garante que questões de originalidade sejam identificadas e tratadas precocemente no fluxo de submissão e avaliação.
• Consequências de Similaridade Detectada: manuscritos que apresentem um grau significativo de similaridade com outros trabalhos publicados, queda plágio, serão eliminados. O Convergências entende o plágio como uma violação grave da ética na publicação científica.
• Responsabilidade dos Autores: os autores são integralmente responsáveis ​​pelo conteúdo e informações apresentadas em seus manuscritos. É esperado que eles sigam as normas éticas de citação e reconhecimento de trabalhos anteriores.
• Sanções: os autores cujos manuscritos foram encontrados contendo plágio poderão sofrer alterações determinadas pelo Conselho Editorial do IFPP. Estas podem incluir a decisão de submissões futuras ao periódico por um tempo determinado, além de outras medidas conforme a gravidade do caso.

Entrevistas

A seção aceita textos em forma de entrevistas com mínimo de 8 e máximo de 15 questões. É necessário incluir, no mínimo, um retrato do entrevistado. Máximo de 2.300 palavras.

Comitê de Ética
Todas as pesquisas envolvendo seres humanos submetidos ao IFPP devem receber aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição responsável, em consonância com os princípios estabelecidos na Declaração de Helsinque de 1975, revisada em 2013, e na Resolução 466/ 2012 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil. Os manuscritos deverão ser acompanhados de uma declaração atestando que a pesquisa foi realizada com o consentimento informado e privacidade de todos os participantes. É necessário obter consentimento por escrito do paciente (ou de seu representante legal, se aplicável) para a publicação de quaisquer detalhes ou imagens que possam identificar um indivíduo. Autores de pesquisas internacionais devem garantir que seus estudos foram aprovados por um comitê de ética competente e fornecer documentação comprobatória dessa aprovação. Além disso, é fundamental que os autores sejam conscientes e sigam as normas éticas de suas respectivas jurisdições locais, além de aderirem às diretrizes éticas globais.


Direitos Autorais
O CFPP adota uma política de direitos autorais compatível com as recomendações dos Critérios SciELO, visando proteger os interesses dos autores e promover a disseminação aberta e ética do conhecimento científico. Os autores que publicam no CFPP mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, mesmo que o artigo seja publicado sob os auspícios do periódico. Todos os artigos publicados no CFPP são licenciados sob Creative Commons Attribution (CC-BY), permitindo a reutilização e distribuição dos trabalhos, desde que atribuídos o crédito devido ao autor original e à publicação no CFPP. Esta abordagem facilita a ampla disseminação e reutilização de trabalhos sem restrições, promovendo a difusão ética e acessível do conhecimento científico. Qualquer reutilização ou distribuição de artigos publicados na Convergências deverá incluir a citação correta do trabalho original, garantindo o reconhecimento adequado aos autores e mantendo a integridade acadêmica do processo de publicação. A política de direitos autorais do periódico Convergências reflete seu compromisso com a promoção da ciência aberta e o respeito pelos direitos e contribuições dos autores, visibilidade e reconhecimento aos autores, ao mesmo tempo em que contribui para o avanço do conhecimento nas áreas humanas e sociais.


Responsabilidade do Autor:
- A inclusão de nomes genéricos, marcas comerciais registradas ou outros termos similares nesta publicação não implica necessariamente que tais nomes contenham isentos das restrições de direitos autorais ou regulamentações aplicáveis. Cabe ao autor garantir que as instruções sejam solicitadas para a reutilização de materiais protegidos por direitos autorais incluídos em seu manuscrito.
- As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua responsabilidade exclusiva e não refletem necessariamente a posição ou política do periódico.


Contribuição dos Autores
É obrigatório que cada autor declare ter contribuído de forma substancial para o trabalho, assumindo assim a responsabilidade por uma parte significativa do conteúdo do manuscrito. Cada autor deve detalhar suas contribuições específicas para o trabalho. O autor correspondente, ou aquele que submete o trabalho, deve garantir durante o processo de submissão a precisão e integridade de todos os dados apresentados no manuscrito. Excluindo novos artigos de tecnologia, as declarações relacionadas à responsabilidade científica não estão incluídas no manuscrito publicado.
O CFPP recomenda que a autoria se baseie nos seguintes quatro critérios:
• Contribuições substanciais para a concepção ou design do estudo; ou aquisição, análise ou interpretação dos dados; e
• Participação na redação do trabalho ou revisão crítica de conteúdo intelectual importante;
• Aprovação final da versão a ser publicada; e
• Concordância em assumir responsabilidade por todos os aspectos do trabalho, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade sejam devidamente investigadas e resolvidas.
Os colaboradores que não cumpram os critérios de autoria devem ser listados nos Agradecimentos, assim como o apoio financeiro de agências de fomento. Todas essas informações devem ser incluídas na Carta de Apresentação e Folha de Rosto, veja detalhes a seguir na página do arquivo do manuscrito:
- Título: O título do manuscrito deve ser em inglês, conciso e informativo. Para revisões sistemáticas e metanálises, incluindo o tipo de estudo como subtítulo. Por exemplo: "Política de Saúde Comunitária: Um Estudo no Município de Monte Escuro". Os títulos resumidos deverão seguir o limite previsto para a categoria dos manuscritos. Títulos que sejam excluídos de maior extensão deverão ser submetidos à aprovação do Editor Chefe.
- Nome dos Autores: Os nomes completos dos autores, bem como suas respectivas responsabilidades. As afiliações de cada autor devem incluir informações planejadas, como universidade, departamento, cidade, CEP, país, e-mail e ORCID. Todos os autores devem estar cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/signin). Deve ser indicado um autor correspondente / responsável / principal.
- Responsabilidade dos Autores: É obrigatório que cada autor declare ter participado suficientemente do trabalho para assumir a responsabilidade por uma parte significativa do conteúdo do manuscrito. Os colaboradores que não cumpram os critérios de autoria devem ser listados na secção de Agradecimentos, nomeadamente com o apoio financeiro recebido de agências de fomento.
- Declaração de Conflito de Interesses: Deve ser fornecida uma explicação clara sobre a existência ou não de conflitos de interesses (consulte a Política sobre Conflitos de Interesse).
- Financiamento: Todas as fontes de financiamento para a pesquisa, incluindo o número do projeto e a instituição responsável, devem ser declaradas. O papel das agências de financiamento na concepção do estudo, coleta, análise e interpretação dos dados, bem como na redação do manuscrito, deve ser considerado nos Agradecimentos.
- Agradecimentos: Todos os colaboradores que fizeram contribuições substanciais no manuscrito, como coleta de dados, análise e redação, mas que não atendem aos critérios de autoria, devem ser reconhecidos em uma seção de Agradecimentos, juntamente com suas contribuições específicas.
A Carta ao Editor deve ser enviada separadamente do manuscrito e deve explicar os motivos pelos quais o PCFPP foi selecionado para a submissão, incluindo as contribuições científicas do manuscrito para o tema abordado.

Política de Ética e Má Conduta, Errata e Retratação

O periódico CFPP segue orientações às diretrizes éticas para publicação e ao combate à má conduta científica. Qualquer caso de plágio, falsificação de dados, duplicação de publicações, conflitos de interesse não declarados ou outras formas de má conduta científica, uma vez identificada, será tratado com seriedade pelo Conselho Editorial. O CFPP reserva-se o direito de tomar as medidas permitidas, incluindo, mas não se limitando a, a exclusão do manuscrito, a exclusão de futuras submissões pelos autores envolvidos e a comunicação das infrações às instituições afiliadas.

Errata: Reconhecemos a importância de corrigir erros que possam surgir após a publicação de um artigo. Se um erro significativo for identificado, os autores deverão notificar imediatamente o periódico. Uma errata será publicada o mais rápido possível para detalhar as correções e garantir a precisão e integridade do registro científico.

Plágio e Autoplágio (Reciclagem de Texto ): O CFPP proíbe o plágio e o autoplágio. O autoplágio ocorre quando um autor reutiliza partes de seus próprios trabalhos publicados anteriormente sem citação adequada. Manuscritos com atualização de texto serão rejeitados e poderão ser avaliados pelo Conselho Editorial.

Publicação Duplicada e Redundante: Publicamos apenas conteúdo original. Não é permitido submeter um estudo a múltiplos periódicos simultaneamente ou dividir os resultados de um estudo em vários artigos (publicação em "salame"). Violações resultarão em destruição ou representação do artigo, com possíveis avaliações pelo Conselho Editorial.

Fabricação e Falsificação de Dados: Fraudes como manipulação de imagens, fabricação ou falsificação de dados resultarão na exclusão imediata do manuscrito do processo de avaliação e possíveis avaliações pelo Conselho Editorial.

Correções e Retratação: Em casos de erros graves ou falhas de minha conduta científica, como plágio ou falsificação de crianças, poderá ser necessária uma representação de arte. Ao decidir reescrever um artigo, cabia ao meu editor-chefe, após investigação cuidadosa e informada, quando cabia, consultar especialistas externos. A representação será claramente identificada como permanente e justificada pelo artigo original no site da revista, mantendo a transparência e a integridade do registro acadêmico.

Uso de Chatbots, ChatGPT nossos Manuscritos Submetidos por CFPP e Apresentações Concluídas por Manuscritos Científicos por Usam Chatbots ou ChatGPT: Para manter a confiança do público em nossas descobertas e apresentações, ou CFPP apoia conforme recomendado pela WAME para consideração de nossos comentários por nós o essas tecnologias nossas manuscritos científicos. Essas diretrizes incluem transparência, responsabilidade, atribuição e discussão de limitações e perspectivas sobre o uso de Chatbots ou ChatGPT para produção de mensagens de texto científicas. Nossos autores deverão divulgar o uso das tecnologias generativas e assistidas pelo processo de redação, na centésima e última declaração do manuscrito principal do manuscrito, antes da seção de referências. Uma declaração deve esclarecer a utilização do hardware/serviço, a finalidade, a revisão e a publicação dos autores, e a responsabilidade pelo conteúdo da publicação. Esta declaração não se aplica ao uso de referências gramaticais, ortográficas, referenciais e outras referências básicas. Se você não sabe de nada, não precisa fazer declaração. Ensaios políticos sem fundos para manter os elevados padrões de publicação científica e garantir a confiança e integridade da história pública do CFPP.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Antes de submeter o autor deverá preencher a ficha de inscrição com as seguintes informações: (Atenção: o artigo poderá ser rejeitado sem esta informação!) Nome completo: ORCID: (url) E-mail: Filiação acadêmica: Mini CV:
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Declaro que o manuscrito foi rigorosamente revisado, de acordo com as normas gramaticais vigentes.
  • Todas as direções de páginas da Internet (URL), incluídas no texto (Ex.: Http://www.unifesp.br) estão ativadas e listas para fazer clique.
  • A identificação da autoria não se encontra em nenhuma parte do corpo do trabalho, a qual foi substituída por “Autor” no corpo do texto, nas referências e notas no topo da página, no lugar dos nomes dos autores, título...
  • Declaro saber que os direitos do autor dos artigos publicados nesta revista são do autor, embora os direitos da primeira publicação são da Converg. Fam. Pol. Pub. que adota a Licença Creative Commons Atribuição-No Comercial 4.0 Internacional.
  • Os artigos deverão ser enviados à revista através do acesso do usuário à plataforma OJS, em formato doc, docx ou odt - Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. ATENÇÃO: Os trabalhos submetidos deverão estar em dois arquivos distintos: o primeiro deverá ser o artigo e o resumo, e sem a informação do autor; A segunda deve conter os dados do autor: breve currículo, filiação acadêmica, ORCID, e-mail, fonte de financiamento e outras informações que identifiquem o autor, mas que devem constar no artigo publicado. - Os metadados dos arquivos devem ser excluídos pelo autor para garantir uma avaliação cega, ou seja, o autor não vê o nome do revisor e o revisor não vê o nome do autor.

Artigos

Política de avaliação

A CONVERGˆÊNCIAS adota o processo duplo-cego de revisão por pares, que é composto por dois ou mais pareceristas externos que são designados para revisar o manuscrito, sendo as identidades dos revisores e autores ocultadas em alguns casos ao mesmo tempo ao longo da avaliação. processo.

Todas as contribuições científicas são revisadas pelo Editor-Chefe, Editores Associados, Membros do Conselho Editorial e/ou Revisores Convidados, com os seguintes processos:

  • Revisão Inicial: nesta etapa, o assistente editorial avalia cada manuscrito quanto ao cumprimento dos padrões estabelecidos nas Instruções aos Autores, critérios antiplágio e boas práticas de conduta editorial. Caso o manuscrito não atenda aos padrões estabelecidos, será devolvido para correção. Os manuscritos que não passarem na revisão inicial serão rejeitados e devolvidos aos autores.
  • Processo de Avaliação: Os manuscritos que passam pela revisão inicial são atribuídos a dois revisores independentes, de acordo com sua especialização na área específica.
  • Opiniões: os revisores emitem seus pareceres diretamente no sistema OJS. A decisão pode ser "Aceitar envio", "Revisões necessárias", "Reenviar para revisão" ou "Rejeitar envio". Caso a decisão seja “Reenviar para Revisão”, o manuscrito deverá ser revisado e enviado para a segunda rodada de avaliação por pares.
  • Aprovação ou Rejeição: O Editor-Chefe decide, com base nos pareceres, aprovar ou rejeitar o manuscrito. Em caso de aceitação, o manuscrito entra no processo de edição/publicação para publicação.

 

Artigos Originais:

Os estudos e pesquisas têm como objetivo primordial respeitar os princípios de originalidade, objetividade e clareza na questão investigada. O trabalho elaborado deve representar uma contribuição significativa para os domínios da Saúde, das Ciências Humanas e Sociais, embasado em um arcabouço teórico consistente, atualizado e relevante para o problema estudado e a metodologia adotada. É fundamental apresentar uma argumentação explícita e sustentável na análise dos dados e na discussão dos resultados, com correção linguística e indicação do potencial para se tornar uma referência em estudos e pesquisas futuras. As apresentações podem incluir pesquisas completas, resultados parciais de dados, revisões de literatura e análises de pesquisa.

Os artigos devem ter entre 12 e 17 páginas, incluindo: resumo, abstract, síntese e referências. A identificação do autor ser enviado em follha aparte paradeve aparecer imediatamente abaixo do título, com referências de nota de rodapé em ordem numérica, usando a função automática do Word. As notas de rodapé devem identificar a qualificação mais alta de cada autor, o nome da Universidade, o Departamento ou o nome da instituição, o Programa de Pós-Graduação, o Grupo de Pesquisa, a Agência de Financiamento, a Cidade, o País e o endereço de e-mail. ORCID ID.

Artigos de Revisão Bibliográfica:

Se o artigo for uma revisão bibliográfica, deve envolver análise, síntese e interpretação das informações disponíveis em diversas fontes bibliográficas sobre um tema específico. Seu propósito deve ser apresentar o panorama atual do conhecimento sobre o assunto em questão, analisar e reunir as principais contribuições de diferentes autores, verificar as lacunas na literatura existente e sugerir novas abordagens de pesquisa. Esses artigos de revisão devem ter entre 12 e 15 páginas, incluindo: resumo, abstract, resumen e referências, obedecendo às mesmas orientações dadas para os artigos originais em relação à digitação e formatação.

 

Resumo expandido

Um resumo expandido (Dissertação de Mestrado em andamento, Produto Técnico Educacional, Trabalho de Conclusão de Curso)  é caracterizado por sua brevidade, contendo geralmente entre 150 e 250 palavras,  tem uma extensão consideravelmente maior, variando de 500 a 1000 palavras, ou até mais e representa uma versão mais elaborada do resumo convencional de um trabalho acadêmico, como um artigo científico ou uma dissertação de mestrado.  Essa forma ampliada aborda de maneira mais abrangente os principais pontos abordados no documento completo, incluindo contexto e introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusões.

Esses resumos devem fornecer aos leitores uma compreensão mais abrangente do conteúdo e dos resultados do trabalho, permitindo que tomem uma decisão informada sobre se desejam ou não ler o texto completo.

O texto não deve exceder 6 (seis) páginas no total, excluindo as referências.

O título em maiúsculas, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, centralizado, com um máximo de 20 palavras.

Abaixo do título, insira os nomes do(s) autor(es) e do(s) orientador(es), seguidos de sua afiliação institucional, bem como o endereço de e-mail do autor principal.

O resumo do texto (fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, em um único parágrafo, com espaçamento de 1,5), deve conter no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, com informações breves e concisas sobre a justificativa, os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho, sem inclusão de tabelas, equações, desenhos, figuras e referências bibliográficas.

Deve apresentar três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, dispostas em sequência, na mesma linha.

A introdução deve ser breve e conter no máximo 1000 (mil) palavras. Clarifique claramente o problema estudado, usando uma revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho.

A metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara para que o leitor possa compreender e reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter referências à metodologia de estudo e/ou análise de laboratório utilizadas. Não deve exceder 500 palavras.

Os resultados e a discussão devem conter os dados obtidos até o momento presente, e também podem ser apresentados sob a forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados deve ser baseada na literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e eventuais limitações. Não há limite de palavras definido para esta seção, para permitir maior flexibilidade ao(s) autor(es), desde que não ultrapasse o limite total de seis páginas de trabalho.

As conclusões devem ser formuladas com o verbo no tempo presente, em frases curtas, sem comentários adicionais, e baseadas nos objetivos e resultados do Resumo Ampliado. Não devem exceder 200 palavras.

Todos os trabalhos devem ser redigidos em um processador de texto ou software semelhante, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 e parágrafos, com margens de 2,5 cm, em papel A4; com recuo de 1,25 cm na margem esquerda para os parágrafos e de 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas. Eles devem estar em conformidade com a norma NBR 6022/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as normas da American Psychological Association (APA) para artigos internacionais.

O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO seguida das outras SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a CONCLUSÃO, indicadas por títulos escritos em maiúsculas, com a mesma fonte do corpo do texto, em negrito e numerados, alinhados à esquerda. Por fim, as REFERÊNCIAS (sem numeração) devem aparecer seguidas de NOTAS, se houver, com comentários e informações relacionadas ao texto. As subseções, se houver, devem seguir o formato das seções, mas com letras minúsculas.

As citações devem seguir a norma ABNT NBR 10520/2002, que determina que:

As citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. O autor da citação deve ser indicado.

Exemplos:

- No final da citação: "Citação" (Pimenta, 2011, p.74).

- No início do parágrafo ou inserido no texto: Segundo Pimenta (2011, p. 74), "Citação", ou Candau (2014, p. 26) diz: "[...] citação".

As citações indiretas ou parafraseadas (texto baseado no trabalho do autor consultado) devem seguir os mesmos critérios acima para a referência do autor. Os recursos seguintes devem ser usados nas citações: [...] para indicar omissões e [ ] para indicar interpolações, adições ou comentários.

As referências devem ser redigidas de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e suas edições posteriores). As obras referenciadas devem ter a seguinte configuração: Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples dentro da mesma referência, inserindo uma única linha entre cada referência. É obrigatório incluir o nome completo e o sobrenome dos autores.

Exemplos:

Artigo em uma revista eletrônica:

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, etapas e fidelidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, março de 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a07.pdf. Acessado em: 14 de maio de 2024.

Livros e teses:

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

PAULINO, Simone Fabrini. A prática da participação na política educacional do município de Diadema - São Paulo: a influência das referências freirianas. 2009. 149p. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

Capítulo de um livro:

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática redefinindo a didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Didática: debates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p.15-41.

Práticas Interventivas / Relato de caso

Práticas Interventiva/Relato de Caso é uma narrativa que descreve e analisa as experiências de profissionais ou grupos de profissionais nos campos das ciências humanas, sociais ou da saúde. Essas experiências podem ocorrer em diferentes contextos, como salas de aula, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos.

É essencial que o relatório inclua a metodologia utilizada, os desafios enfrentados, reflexões feitas durante e após a experiência, estratégias adotadas para superar dificuldades, resultados alcançados e lições aprendidas. O principal objetivo é compartilhar aprendizados e melhores práticas para contribuir com a melhoria na área em questão.

Os relatórios devem ter entre 10 e 12 páginas, incluindo: resumo, síntese e referências. Eles devem seguir as mesmas diretrizes dos artigos originais em relação à tipografia e ao formato.

O título em letras maiúsculas, usando a fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado, com um máximo de 20 palavras.

Abaixo do título, insira os nomes do(s) autor(es) e supervisor(es), seguidos de sua afiliação institucional, bem como o e-mail do autor principal.

O resumo do texto (fonte Times New Roman, tamanho 11, justificado, em um único parágrafo, com espaço entre linhas de 1,5), escrito em um único parágrafo, deve conter no máximo 250 palavras, com informações breves e concretas sobre a justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho, sem inclusão de tabelas, equações, desenhos, figuras e referências bibliográficas.

Deve apresentar três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, dispostas em sequência, na mesma linha.

A introdução do trabalho deve ser breve e conter no máximo 1000 palavras. Justifique claramente o problema estudado, usando uma revisão da literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho.

A metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara para que o leitor possa compreender e reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter referências à metodologia de estudo e/ou análise de laboratório utilizada. Não deve exceder 500 palavras.

Os resultados e a discussão devem conter os dados obtidos até o momento presente, e também podem ser apresentados em forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados deve ser baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Não há um limite máximo definido de palavras para esta seção, para permitir uma maior flexibilidade ao(s) autor(es), desde que não exceda o limite total de seis páginas de trabalho.

As considerações finais devem ser elaboradas com o verbo no tempo presente, em frases curtas, sem comentários adicionais, e baseadas nos objetivos e resultados do Resumo Estendido. Não deve exceder 200 palavras.

Todos os trabalhos devem ser escritos em um processador de texto ou software similar, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e parágrafos, com margens de 2,5 cm, no formato A4; recuo de 1,25 cm na margem esquerda para parágrafos e de 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas. Eles devem estar em conformidade com a norma NBR 6022/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as normas da American Psychological Association (APA) para artigos internacionais.

O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO seguida das outras SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a CONCLUSÃO, indicadas por títulos escritos em maiúsculas, com a mesma fonte que o corpo do texto, em negrito e numeradas, alinhadas à esquerda. No final, devem aparecer as REFERÊNCIAS (sem numeração) seguidas de NOTAS, se houver, com comentários e informações relacionadas ao texto. As subseções, se houver, devem seguir o formato das seções, mas com letras minúsculas.

As citações devem seguir a norma ABNT NBR 10520/2002, que determina que:

As citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. O autor da citação deve ser indicado.

Exemplos:

No final da citação: "Citação" (Pimenta, 2011, p.74).

No início do parágrafo ou inserido no texto: Segundo Pimenta (2011, p. 74), "Citação", ou Candau (2014, p. 26) diz: "[...] citação".

As citações indiretas ou parafraseadas (texto baseado no trabalho do autor consultado) devem seguir os mesmos critérios acima para a referência do autor. Os seguintes recursos devem ser usados nas citações: [...] para indicar omissões e [ ] para indicar interpolações, adições ou comentários.

As referências devem ser redigidas de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e suas edições posteriores). As obras referenciadas devem ter a seguinte configuração: Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entre as linhas da mesma referência, inserindo uma única linha entre cada referência. É obrigatório incluir o nome completo e o sobrenome dos autores.

Resenha

A resenha é uma forma de expressão escrita focada na análise e no comentário de obras nos campos das Humanidades, Ciências Sociais ou da Saúde. É essencial destacar que uma crítica deve incluir um breve resumo da obra em discussão, uma avaliação dos aspectos positivos e negativos encontrados, bem como a opinião pessoal do crítico sobre a obra analisada.

Essencialmente, a crítica é uma oportunidade para o autor - conhecido como crítico - examinar e comentar uma ampla variedade de produções culturais, como filmes, álbuns de música, romances e outras obras. Seu principal objetivo é oferecer ao leitor uma visão crítica e abrangente do material em questão, ajudando-o a decidir se deve ou não se envolver com ele. Nesse sentido, a crítica desempenha um papel crucial em orientar o público em suas escolhas culturais, fornecendo ideias e perspectivas que podem enriquecer significativamente sua experiência de consumo de mídia.

As resenhas podem ser:

Descritivas: caracterizadas pela predominância da tipologia expositiva, que se caracteriza pela apresentação de uma série de informações sobre o objeto examinado. Neste formato, o crítico se abstém de expressar sua opinião sobre a obra, concentrando-se antes na descrição e apresentação de aspectos objetivos e relevantes do material analisado.

Críticas: de natureza expositivo-argumentativa, combinando elementos de exposição e argumentação para apoiar um ponto de vista específico sobre o objeto examinado. Em sua estrutura, além de um breve resumo do conteúdo a ser examinado, o autor deve desenvolver argumentos para justificar sua avaliação crítica, bem como incluir até 3 palavras-chave.

Este trabalho deve obedecer às normas de formato estabelecidas pela NBR 6022/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas. As diretrizes da American Psychological Association (APA) para citações em artigos internacionais são seguidas.

Entrevistas

A seção aceita textos em forma de entrevistas com mínimo de 8 e máximo de 15 questões. É necessário incluir, no mínimo, um retrato do entrevistado. Máximo de 2.300 palavras.

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