A sobrevivência de um projeto editorial coletivo

a Almanack e um acordo inédito de cooperação acadêmica

Autores

  • Marcos Eduardo de Sousa UFOP
  • Cláudia Maria das Graças Chaves UFOP
  • Andrea Slemian UNIFESP
  • Adriana Pereira Campos UFES
  • Maria Elisa Noronha de Sá PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-463339ep21310

Palavras-chave:

Almanack, cooperação, interinstitucionalidade, periódicos acadêmicos

Resumo

Apresentamos os esforços de um trabalho coletivo e colaborativo entre instituições de pesquisa e ensino superior na manutenção e desenvolvimento de um periódico acadêmico, a Revista Almanack. Especificamente, tratamos da elaboração e execução de um acordo de cooperação interinstitucional inédito no campo de editoração, através da assinatura de um termo entre quatro instituições parceiras: UNIFESP, UFOP, UFES e PUC-RIO. As diretrizes deste acordo estão em consonância com as propostas de avaliação da CAPES para o fortalecimento da nucleação e iniciativas colaborativas. Por fim, tratamos também dos desafios e perspectivas futuras para a editoração, financiamento e publicação de periódicos acadêmicos no Brasil. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Eduardo de Sousa, UFOP

    É auxiliar de biblioteca na Universidade Federal de Ouro Preto e atuou na implementação do Portal de Periódicos Eletrônicos da instituição. É especialista em edição de periódicos científicos, com ênfase em políticas editoriais de periódicos da área de humanidades. Atua como Assistente Editorial / consultor, desde 2019, junto ao Fórum de Editores de Periódicos da ANPUH - Brasil e às revistas científicas da entidade, atua atualmente, também, junto ao Fórum de Editores da Abrasco.

  • Cláudia Maria das Graças Chaves, UFOP

    É professora do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professora na área de Brasil Imperial e América do Século XIX. É autora do Livro Perfeitos Negociantes: Mercadores das Minas Setecentistas pela AnnaBlume e autora de diversos artigos, capítulos e livros organizados dentro da temática de História econômica, mercantil, fiscal e administrativa do Brasil entre os séculos XVIII e XIX. É atualmente responsável pela editoria de comunicação da Revista Almanack e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História - LPH/UFOP e coordenadora do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana - AHCMM

  • Andrea Slemian, UNIFESP

    É professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos, onde leciona na graduação e na pós-graduação. É especialista em História do Brasil e da América portuguesa, entre os séculos XVIII e XIX, com ênfase na comunicação imperial, Independências, petições e justiça, numa interface entre história e direito, com interesse cada vez maior em uma história integrada ibero-americana. Foi editora da Revista Almanack (www.scielo.br/alm) de 2019 a 2021, e novamente desde 2024, e da Revista Brasileira de História (RBH), entre 2021 e 2023. É Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (nível 2), coordenadora do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC), Polo Guarulhos (UNIFESP), e representante dos periódicos da área de Ciências Humanas na SciELO (mandato 2024 a 2026).

  • Adriana Pereira Campos, UFES

    É professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde leciona nos cursos de História e Direito. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em História e em Direito Processual da Ufes. Especialista em História do Brasil Império e em História do Direito, desenvolve pesquisas sobre instituições jurídicas e cultura política no século XIX. É editora de dossiês da revista Almanack e editora responsável da revista Ágora. Pesquisadora do CNPq desde 2014, coordena projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e participa de pesquisa internacional liderada pelo Prof. Dr. Carlos Garriga, com apoio do governo espanhol.

  • Maria Elisa Noronha de Sá, PUC-RIO

    É professora do Departamento de História da PUC-RIO. É autora do livro Civilização e Barbárie: A Construção da Ideia de Nação: Brasil e Argentina; organizadora da Coleção Margenes sobre as Revoluções de Independência e Nacionalismo nas Américas; e da antologia História Intelectual Latino-Americana: Itinerários, Debates e Perspectivas; entre diversos artigos e capítulos de livros sobre a América Latina. Atualmente, é coordenadora, juntamente com Francisco Ortega, da Rede Ibero-Americana de História Conceitual (Iberconceptos)

Referências

DIRETRIZES COMUNS DA AVALIAÇÃO DE PERMANÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: Ciclo avaliativo 2025-2028 - Avaliação quadrienal 2029. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília: Capes, 2025. Disponível em: www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/19052025_20250502_ DocumentoReferencial_FICHA.pdf. Acesso em 14 out. 2025

FICO, Carlos. A pós-graduação em história: tendências e perspectivas da área. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 22, n. 3, p. 1019–1031, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000301019&lng=pt &tlng=pt. Acesso em 11 out. 2025.

FICO, Carlos; WASSERMAN, Claudia; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Relatório de avaliação 2010-2012: Trienal 2013. CAPES - Diretoria de Avaliação. 12 de nov. de 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Histria.pdf. Acesso em 11 out. 2025.

SOUSA, Marcos Eduardo. Periódicos da área de História: estado atual, evolução e apontamentos. Zenodo. 13 de jul. de 2025. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.16655303. Acesso em: 11 out. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-16

Edição

Seção

Palavras para Debate

Como Citar

A sobrevivência de um projeto editorial coletivo: a Almanack e um acordo inédito de cooperação acadêmica. (2025). Almanack, 39. https://doi.org/10.1590/2236-463339ep21310