O que sabemos atualmente sobre a escola elementar no Brasil Império?
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-463339ea20879Palavras-chave:
Brasil Império, Escolarização, HistoriografiaResumo
Por meio da análise parcela da produção historiográfica recente, o artigo tem por objetivo apontar um pouco do que sabemos atualmente sobre a história da escola elementar no Brasil Império. Em termos metodológicos, no exercício de síntese historiográfica, a pesquisa empreende uma leitura “de fora para dentro” da relação histórica da escola primária imperial com a sociedade brasileira e seus diferentes sujeitos, procurando demarcar o que sabemos sobre o papel da escolarização elementar na formação da sociedade daquele período e o que a pesquisa histórica recente tem revelado sobre o funcionamento pedagógico dessa escola. Em linhas gerais, as conclusões a que a análise chegou apontam que a escola elementar tornou-se uma instituição social conhecida e reconhecida no Brasil Império, alvo de diferentes apropriações por parte do Estado e de determinados grupos sociais, e em que pese suas preocupações moralizantes, foi também espaço de iniciativas pedagógicas significativas no período.
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