Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches

  • Luiz Francisco Albuquerque de Miranda Universidade Federal de São João del Rei -UFSJ
Palavras-chave: Ribeiro Sanches, educação ilustrada, autocontrole, virtude

Resumo

O artigo analisa a dimensão disciplinar das propostas de Antônio Nunes Ribeiro Sanches para a reforma da educação em Portugal durante o período pombalino (1750-1777). Ribeiro Sanches foi um médico português do século XVIII, afinado com a Ilustração, que viveu e trabalhou em diversos países da Europa. Redigiu trabalhos sobre medicina e saúde pública, mas também elaborou obras que tratavam de instrução e políticas educacionais. Defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma da educação portuguesa provida pelo Marquês de Pombal. Além de propor mudanças institucionais e curriculares com o objetivo de organizar um sistema educacional controlado pelo Estado, realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar uma preocupação com o controle do corpo e das emoções. A educação, na perspectiva do autor, teria papel decisivo na assimilação por parte dos indivíduos das “virtudes” essenciais para a vida civil. Ao apresentar os procedimentos educacionais que incutiriam essas “virtudes”, Ribeiro Sanches delineia um conjunto de estratégias de autocontrole pensadas como imprescindíveis para a ordem social e os negócios públicos.

Biografia do Autor

Luiz Francisco Albuquerque de Miranda, Universidade Federal de São João del Rei -UFSJ
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor do Curso de História da Universidade Federal de São João Del-Rei, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilustração, processo civilizador, história da historiografia e pensamento político.
Publicado
2019-05-30
Como Citar
Miranda, L. F. A. de. (2019). Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches. Almanack, (21), 529-564. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350
Seção
Artigos