Modernização esquecida, construindo pontes e estradas no Brasil Imperial
engenheiros e artífices em uma região exportadora em Minas Gerais (1850-1875)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-463320130609Palavras-chave:
região da Mata mineira, século XIX, modernizaçãoResumo
Este artigo analisa a modernização da infraestrutura viária no terceiro
quartel do século XIX na região da Mata mineira, com base no Banco
de Dados dos Processos de Construção de Estradas e Pontes. Verifica-se
que a região da Mata presenciou (I) a intensa circulação de engenheiros
e, consequentemente, a junção de problemas técnicos e econômicos na
edificação de pontes e estradas; (II) a fragilidade do sistema de patentes
de 1830 na tentativa de construção e difusão de uma ponte pênsil no
Brasil; (III) a existência de rotas internas que atendiam à circulação
agropecuária mercantil. O artigo mostra as relações entre o mercado
(setor de exportação e abastecedor de gêneros alimentícios), o Estado e
os transportes.
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