As transformações políticas e econômicas da Província do Grão-Pará e a Escola Normal como instituição destinada a formar professores alinhados aos ideais modernos de ordenamento, progresso e civilização (1840 a 1871)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-463320140707Palavras-chave:
instrução pública, modernidade, Província do Grão-ParáResumo
Este artigo aborda o processo de transformações políticas e econômicas
ocorrido na Província do Grão-Pará, no período de 1840 a 1871. No texto,
discutimos a questão da Escola Normal e, por conseguinte, da instrução pública
na formação de professores, em meio a essas transformações, que foi escolhida
pela classe política e abastada da Província do Grão-Pará como um mecanismo
de propagação dos ideais modernos de ordenamento, progresso e civilização
entre os cidadãos que circulavam pelo centro da capital da referida província,
a cidade de Belém. Nesse sentido, também optamos por situar estas mudanças
em relação às medidas políticas do governo imperial, como a abertura à
navegação internacional do Rio Amazonas, a criação da Província do Amazonas
e a introdução da navegação a vapor como forma de integração ao restante
do país e de desenvolvimento regional. Na metodologia, adotamos estudo
documental, com consulta aos relatórios e outras fontes históricas do período,
constantes de microfilme em sítio eletrônico (http://www.crl.edu/area-studies/
lamp), bem como o uso de referências bibliográficas de autores que discorrem
acerca do referido período.
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