A Região Portuária do Rio De Janeiro no Século XIX - Aspectos Demográficos e Sociais

Autores

  • THIAGO VINÍCIUS MANTUANO DA FONSECA Doutorando do PPGH-UFF Estagiário Sênior no Projeto Acervo SPU-MPOG/BID

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-4633

Palavras-chave:

Região Portuária, Rio de Janeiro, Demografia, História Social

Resumo

Este breve artigo objetiva analisar a Região Portuária do Rio de Janeiro no século XIX, através da sua evolução urbana, de forma coerente com a dinâmica demográfica imposta à cidade do Rio de Janeiro nas esferas mundial, nacional e regional. Tomando como premissa suas características econômico-sociais, marcadas pelo funcionamento do porto de maior tráfego de pessoas e mercadorias no Hemisfério Sul, buscaremos demonstrar como as freguesias portuárias suportavam grande densidade populacional, sendo as mais populosas da maior cidade e capital do Império do Brasil. Intentaremos traçar, também, um perfil étnico-social da população que ocupou a região, demonstrando o seu caráter comum: a pobreza.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

THIAGO VINÍCIUS MANTUANO DA FONSECA, Doutorando do PPGH-UFF Estagiário Sênior no Projeto Acervo SPU-MPOG/BID

Doutorando no curso de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, onde também é graduado em História (2014) e mestre em História Social (2017). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/UFF por dois anos e bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de mestrado, igualmente por dois anos; hoje também é bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de doutorado, sob orientação do Prof. Dr. Cezar Honorato. É membro do grupo de pesquisa Portos e Cidades no Mundo Atlântico (CNPq), do laboratório POLIS - História Econômico-Social (UFF) e sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, além de colaborador do grupo de investigação internacional La Governanza de los Puertos Atlánticos (UNED - ESP), do Foro Internacional de Ciudades Portuarias (IDEHES/CONICET - ARG) e do laboratório HEQUS - História Econômica, Quantitativa e Social (UFF). Estuda a História do Brasil Império e Republicano, com experiência na área da História Econômica e no campo da História Urbano-Portuária. Investiga e desenvolve trabalhos acerca do porto, operação portuária, região portuária, processos de trabalho e processo produtivo portuário, navegação histórica e cidade do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como Estagiário Sênior no Projeto Acervo da Superintendência do Patrimônio da União.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

MANTUANO DA FONSECA, T. V. (2019). A Região Portuária do Rio De Janeiro no Século XIX - Aspectos Demográficos e Sociais. Almanack, (21), 166–204. https://doi.org/10.1590/2236-4633

Edição

Seção

Dossiê