Hércules

12 dimensões para educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.19994

Palavras-chave:

mitologia, educação ambiental, Hércules

Resumo

Este estudo, a partir da fruição do mito de Hércules e seus dozes trabalhos, tem por objetivo cartografar signos mitológicos que contribuem para o território existencial da Educação Ambiental - EA. Para cada trabalho do herói é apresentado um significado didático e sua respectiva dimensão que pode ser explorada na educação ambiental, na perspectiva dos estudos sobre epistemologia e racionalidade ambiental de Enrique Leff (2006, 2014). Destacamos as dimensões cartografadas: bem comum, consumo sustentável, equidade, democracia, diálogo, paixão pela vida, saúde mental, outridade, coexistência harmônica, criar e agir com responsabilidade, sustentabilidade espiritual. Tais dimensões pretendem reforçar o compromisso da educação, em especial a ambiental, e de melhorar a relação do ser humano com a natureza. Como resultado, apontamos que as narrativas populares, a exemplo dos mitos gregos, são um convite para uma experiência literária que repercuta em conhecimento criativo e significativo, que pode educar ambientalmente.

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Biografia do Autor

  • Neila Schulz Reiser, Universidade do Vale do Itajaí

    Advogada. Licenciada em Geografia, Bacharel em Administração e Direito. Doutoranda em Educação. 

    Membro e pesquisadora da educação ambiental no Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas de Currículo e Gestão da UNIVALI.

  • Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

    Pós-doutora em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) Unioeste. Doutora em Educação - UNIVALI (2021). Mestre em Educação - UNIVALI (2018). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar - UNINASSAU (2014). Licenciada em Pedagogia - Universidade Nilton Lins (2012). Coordenadora institucional (UNIVALI) do Programa Residência Pedagógica (2022-2024). Consultora Educacional. Pesquisadora e orientadora de pesquisas com ênfase em: Educação Ambiental, emergências climáticas, abordagens socioambientais, políticas públicas, teorias e práticas de currículo, formação (inicial e continuada) de professores, teorias de ensino e aprendizagem. Linha de pesquisa: Políticas para a Educação Básica e Superior. Pesquisadora e docente no Grupo de Pesquisa: Políticas e Práticas de Currículo e Gestão, vinculado ao PPGE da UNIVALI. Membro dos Grupos de Pesquisa: Rede de jovens Pesquisador@s/Doutor@s em Educação Ambiental - REPDEA; Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima RIPERC Network. Membro da Comissão de Gestão Participativa da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - ReaSul. Representante Institucional da UNIVALI junto a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC). Representante Institucional da UNIVALI no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas. Coordenadora estadual do elo SC do Global Youth Climate Pact (GYCP).

Referências

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Schulz Reiser, N. ., & de Lima Siqueira dos Santos, B. C. (2025). Hércules: 12 dimensões para educação ambiental. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 32, e19994 (1-12). https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.19994
Recebido 2025-01-23
Aprovado 2025-05-08
Publicado 2025-06-09