Associações entre depressão materna e o desenvolvimento neurocomportamental das crianças

Um estudo longitudinal e descritivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.18857

Palavras-chave:

depressão materna, neurodesenvolvimento infantil, avaliação neurocomportamental, discrepância sociodemográfica

Resumo

Investigamos a influência da depressão materna (DM) nas dimensões comunicativas e motoras do neurodesenvolvimento infantil, por meio de um estudo longitudinal e descritivo. Foram avaliadas 1.555 díades mãe-bebê de duas cidades brasileiras com características sociodemográficas discrepantes: Ribeirão Preto (RP) (N=663) e São Luís (SL) (N=892). A DM durante a gravidez e no segundo ano de vida da criança foi avaliada, respectivamente, através da Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos-CES-D (≥24) e da Escala de Depressão Pós-natal de Edinburg-EPDS (≥12). O desenvolvimento infantil foi avaliado por meio do teste de triagem da Escala Bayley (BSID-III), quando as crianças tinham entre 12 e 24 meses de idade. Houve associação entre DM no segundo ano de vida da criança e comprometimento na dimensão Comunicação Receptiva do desenvolvimento da linguagem, principalmente quando a análise incluiu depressão durante a gravidez e variáveis sociodemográficas. Tal associação foi encontrada apenas no município com piores indicadores sociodemográficos. Nossos achados corroboraram a influência da DM no segundo ano de vida da criança no neurodesenvolvimento infantil, especificamente na dimensão Comunicação Receptiva do Desenvolvimento da Linguagem em SL. Além disso, os resultados sugeriram um possível papel das variáveisambientais e socioeconômicas nessa associação, chamando a atenção para o monitoramento do pré-natal e programas de intervenção para mães que vivem em contextos socioeconômicos desfavoráveis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Arteche, A. et al. (2011). The effects of postnatal maternal depression and anxiety on the processing of infant faces. Journal of Affective Disorders, 133(1-2), 197-203. Recuperado de http://dx.doi:10.1016/j.jad.2011.04.015

Bayley, N. (2006). Bayley scales of infant and toddler development: Bayley-III. (3rd ed.). San Antonio, TX: Pearson.

Behrendt, H. F., Konrad, K., Goecke, T. W., Fakhrabadi, R., Herpertz-Dahlmann, B., & Firk, C. (2016). Postnatal Mother-to-Infant Attachment in Subclinically Depressed Mothers: Dyads at Risk? Psychopathology, 49(4), 269-276. Recuperado de https://doi.org/10.1159/000447597

Bettio, C. D. B., Bazon, M. R. B, Schmidt, A. (2019). Risk and protective factors for language development. Psicol. estud., 24(41), 889. Recuperado de http://dx.doi.org/10.4025/1807-0329e41889

Bradley, R. H., & Vandell, D. L. (2007). Child care and the well-being of children. Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, 161(7), 669-676. Recuperado de https://doi.org/10.1001/archpedi.161.7.669

Brentani, A., & Fink, G. (2016). Maternal depression and child development: Evidence from São Paulo’s Western Region Cohort Study. Revista Da Associação Médica Brasileira (1992), 62(6), 524-529. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1806-9282.62.06.524

Brocchi, B. S., Bussab, V. S. R., & David, V. (2015). Depressão pós-parto e habilidades pragmáticas: comparação entre gêneros de uma população brasileira de baixa renda. Audiology - Communication Research, 20(3), 262-268. Recuperado de https://doi.org/10.1590/2317-6431-ACR-2015-1538

Cicchetti, D., Rogosch, F. A., & Toth, S. L. (2000). The efficacy of Toddler-Parent Psychotherapy for fostering cognitive development in offspring of depressed mothers. Journal of Abnormal Child Psychology, 28(2), 135-148. Recuperado de https://doi:10.1023/A:1005118713814

Clark, R., Tluczex, A., & Wenzel, A. (2003) Psychotherapy for postpartum depression: a preliminary report. American Journal of Orthopsychiatry, 73(4), 441-454. Recuperado de https://doi:10.1037/0002-9432.73.4.441

Corsi, C., Santos, M. M., Marques, L. de A. P., & Rocha, N. A. C. F. (2016). Impact of extrinsic factors on fine motor performance of children attending day care. Revista Paulista de Pediatria: Órgão Oficial Da Sociedade de Pediatria de São Paulo, 34(4), 439-446. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.rpped.2016.01.005

Cox, J. L., Holden, J. M., & Sagovsky, R. (1987). Detection of postnatal depression. Development of the 10-item Edinburgh Postnatal Depression Scale. The British Journal of Psychiatry: The Journal of Mental Science, 150, 782-786. Recuperado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3651732

Darcy, J. M. et al. (2011). Maternal depressive symptomatology: 16-month follow-up of infant and maternal health-related quality of life. Journal of the American Board of Family Medicine: JABFM, 24(3), 249-57. Recuperado de https://doi:10.3122/jabfm.2011.03.100201

Evans, J. et al. (2012). The timing of maternal depressive symptoms and child cognitive development: a longitudinal study. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, 53(6), 632-640. Recuperado de https://doi:10.1111/j.1469-7610.2011.02513.x

Feldman, R. (2007). Maternal versus child risk and the development of parent-child and family relationships in five high-risk populations. Development and Psychopathology, 19, 293-312. Recuperado de https://doi:10.1017/S0954579407070150

Figueiredo, F. P., Parada, A. P., Cardoso, V. C., Batista, R. F. L., Silva, A. A. M., Barbieri, M. A., Cavalli, R. de C., Bettiol, H., & Del-Ben, C. M. (2015). Postpartum depression screening by telephone: a good alternative for public health and research. Archives of Women’s Mental Health, 18(3), 547-553. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s00737-014-0480-1

Gaynes, B. N., Gavin, N., Meltzer-Brody, S., Lohr, K. N., Swinson, T., Gartlehner, G., Brody, S., & Miller, W. C. (2005). Perinatal depression: prevalence, screening accuracy, and screening outcomes. Evid Rep Technol Assess (Summ), 119, 1-8. Recuperado de https://doi.org/10.1037/e439372005-001

Gelaye, B., Kajeepeta, S., & Williams, M. A. (2016). Suicidal ideation in pregnancy: an epidemiologic review. Archives of Women’s Mental Health, 19(5), 741-751. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s00737-016-0646-0

Góes, F. V., Méio, M. D. B. B., Mello, R. R., & Morsch, D. (2015). Evaluation of neurodevelopment of preterm infants using Bayley III scale. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 15(1), 47-55. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1519-38292015000100004

Gomes et al. (2023). Prevalência da sintomatologia de depressão pós-parto e fatores associados. Research, Society and Development, 12(1). Recuperado de http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39183

González, G., Moraes, M., Sosa, C., Umpierrez, E., Duarte, M., Cal, J., & Ghione, A. (2017). Maternal postnatal depression and its impact on child neurodevelopment: a cohort study. Revista Chilena de Pediatria, 88(3), 360-366. Recuperado de https://doi.org/10.4067/S0370-41062017000300008

Hilliard, C., O’Neal, E., Plumert, J., & Cook, S. W. (2015). Mothers modulate their gesture independently of their speech. Cognition, 140, 89-94. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.cognition.2015.04.003

Huang, Z. J., Lewin, A., Mitchell, S. J., & Zhang, J. (2012). Variations in the relationship between maternal depression, maternal sensitivity, and child attachment by race/ethnicity and nativity: findings from a nationally representative cohort study. Maternal and Child Health Journal, 16(1), 40-50. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s10995-010-0716-2

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2012). Censo demográfico 2010. Recuperado de https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2016). Cidades e Estados, PIB Per Capta. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.html

Kaplan, P. S., Danko, C. M., Diaz, A., & Kalinka, C. J. (2011). An associative learning deficit in 1-year-old infants of depressed mothers: role of depression duration. Infant Behavior & Development, 34(1), 35-44. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2010.07.014

Kaplan, P. S., Danko, C. M., Everhart, K. D., Diaz, A., Asherin, R. M., Vogeli, J. M., & Fekri, S. M. (2014). Maternal depression and expressive communication in one-year-old infants. Infant Behavior and Development, 37(3), 398-405. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2014.05.008

Kingston, D., McDonald, S., Austin, M.-P., & Tough, S. (2015). Association between Prenatal and Postnatal Psychological Distress and Toddler Cognitive Development: A Systematic Review. PloS One, 10(5), e0126929. Recuperado de https://doi.org/10.1371/journal.pone.0126929

Kingston, D., Tough, S., & Whitfield, H. (2012). Prenatal and postpartum maternal psychological distress and infant development: a systematic review. Child Psychiatry and Human Development, 43(5), 683-714. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s10578-012-0291-4

Lee, G., McCreary, L., Kim, M. J., Park, C. G., & Yang, S. (2012). Individual and environmental factors influencing questionable development among low-income children: differential impact during infancy versus early childhood. Journal of Korean Academy of Nursing, 42(7), 1039-1049. Recuperado de https://doi.org/10.4040/jkan.2012.42.7.1039

Leech, K. A., Salo, V. C., Rowe, M. L., & Cabrera, N. J. (2013). Father input and child vocabulary development: the importance of Wh questions and clarification requests. Seminars in Speech and Language, 34(4), 249-259. Recuperado de https://doi.org/10.1055/s-0033-1353445

Lenzi, D., Trentini, C., Macaluso, E., Graziano, S., Speranza, A. M., Pantano, P., & Ammaniti, M. (2016). Mothers with depressive symptoms display differential brain activations when empathizing with infant faces. Psychiatry Research. Neuroimaging, 249, 1-11. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.pscychresns.2016.01.019

Lumian, D. S., Dmitrieva, J., Mendoza, M. M., Badanes, L. S., & Watamura, S. E. (2016). The Impact of Program Structure on Cortisol Patterning in Children Attending Out-of-Home Child Care. Early Childhood Research Quarterly, 34, 92-103. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2015.09.004

MCGrath, J. M., Records, K., & Rice, M. (2008). Maternal depression and infant temperament characteristics. Infant Behavior and Development, 31(1), 71-80. Recuperado de https://doi:10.1016/j.infbeh.2007.07.001

Minkovitz, C. S. (2005). Maternal depressive symptoms and children’s receipt of health care in the first 3 years of life. Pediatrics, 115(2), 306-314. Recuperado de https://doi:10.1542/peds.2004-0341

Mirhosseini, H., Moosavipoor, S. A., Nazari, M. A., Dehghan, A., Mirhosseini, S., Bidaki, R., & Yazdian-Anari, P. (2015). Cognitive Behavioral Development in Children Following Maternal Postpartum Depression: A Review Article. Electronic Physician, 7(8), 1673-1679. Recuperado de https://doi.org/10.19082/1673

Moreira, R. S., Magalhães, L. C., Siqueira, C. M., & Alves, C. R. L. (2018). “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)”: how does it fit for screening developmental delay in Brazilian children aged 4 to 58 months? Research in Developmental Disabilities, 78, 78-88. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.ridd.2018.05.003

Murray, L. et al. (2003). Controlled trial of the short- and long-term effect of psychological treatment of post-partum depression: 2. Impact on the mother-child relationship and child outcome. Br J Psychiatry, 182, 420-427. Recuperado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov

Netsi, et al. (2018). Association of Persistent and Severe Postnatal Depression With Child Outcomes. JAMA Psychiatry, 75(3), 247-253. Recuperado de https://doi:10.1001/jamapsychiatry.2017.4363

Noble, K. G., Tottenham, N., & Casey, B. J. (2005). Neuroscience perspectives on disparities in school readiness and cognitive achievement. Future Child, 15(1), 71-89. Recuperado de https://doi.org/10.1353/foc.2005.0006

Paiva, G. S., Lima, A. C. V. M. de S., Lima, M. de C., & Eickmann, S. H. (2010). The effect of poverty on developmental screening scores among infants. Sao Paulo Medical Journal, 128(5), 276-283. Recuperado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21181068

Parsons, C. E., Young, K. S., Rochat, T. J., Kringelbach, M. L., & Stein, A. (2012). Postnatal depression and its effects on child development: a review of evidence from low- and middle-income countries. British Medical Bulletin, 101, 57-79. Recuperado de https://doi.org/10.1093/bmb/ldr047

Pía Santelices, M., Olhaberry, M., Paz Pérez-Salas, C., & Carvacho, C. (2010). Comparative study of early interactions in mother-child dyads and care centre staff-child within the context of Chilean crèches. Child: Care, Health and Development, 36(2), 255-264. Recuperado de https://doi.org/10.1111/j.1365-2214.2009.01032.x

Pires, V. de F. D., Guimarães, A. C. C. M., Nascimento, J. F. de C., de Queiroz, I. B. B., Barbosa Filho, A. de A., Melo, J. V. B., Petrucci, J. N. A. C., Melo, R. B., Gomes, L. M. S., & Machado, A. E. S. B. (2023). Repercussões clínicas da Depressão Pós-Parto. Revista Foco: Interdisciplinary Studies, 16(9), e3017, 01-12. Recuperado de https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n9-031

Piteo, A. M., Yelland, L. N., & Makrides, M. (2012). Does maternal depression predict developmental outcome in 18 month old infants? Early Human Development, 88(8), 651-655. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2012.01.013

Pizeta, F. A., Silva, T. B. F., Cartafina, M. I. B., & Loureiro, S. R. (2013). Maternal depression and risks for children’s behavior and mental health: A review. Estudos de Psicologia, 18(3), 429-437. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-294X2013000300003

PNUD Brasil. (2013). Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Recuperado de http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html.

Polyanskaya, L., & Ordin, M. (2015). Acquisition of speech rhythm in first language. The Journal of the Acoustical Society of America, 138(3), 199-204. Recuperado de https://doi.org/10.1121/1.4929616

Quevedo, L. A., Silva, R. A., Godoy, R., Jansen, K., Matos, M. B., Tavares Pinheiro, K. A., & Pinheiro, R. T. (2012). The impact of maternal post-partum depression on the language development of children at 12 months. Child: Care, Health and Development, 38(3), 420-424. Recuperado de https://doi.org/10.1111/j.1365-2214.2011.01251.x

Schiavo, R.A. & Perosa, G. B. (2020). Child Development, Maternal Depression and Associated Factors: A Longitudinal Study. Paidéia, 30, e3012. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3012

Shin, E. K., LeWinn, K., Bush, N., Tylavsky, F. A., Davis, R. L., & Shaban-Nejad, A. (2019). Association of Maternal Social Relationships With Cognitive Development in Early Childhood. JAMA Network Open, 2(1), 69-63. Recuperado de https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2018.6963

Silva, A. A. M., Simões, V. M. F., Barbieri, M. A., Cardoso, V. C., Alves, C. M. C., Thomaz, E. B. A. F., de Sousa Queiroz, R. C., Cavalli, R. C., Batista, R. F. L., & Bettiol, H. (2014). A protocol to identify non-classical risk factors for preterm births: the Brazilian Ribeirão Preto and São Luís prenatal cohort (BRISA). Reproductive Health, 11(1), 79. Recuperado de https://doi.org/10.1186/1742-4755-11-79

Sohr-Preston, S. L., & Scaramella, L. V. (2006). Implications of timing of maternal depressive symptoms for early cognitive and language development. Clinical Child and Family Psychology Review, 9(1), 65-83. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s10567-006-0004-2

Sousa, A. L. V., Ribeiro, I. G., Cordeiro, I. P., Amaral, L. V., Cruz, L. M., Pereira, L. F. de A., Santos, M. C. C., Silva, M. E. L. B., & Spósito, P. Álvaro F. (2023). Transtornos mentais e o período gestacional. e-Acadêmica, 4(2), 472-491. Recuperado de http://dx.doi.org/10.52076/eacad-v4i2.491

Tella et al (2018). Socioeconomic diversities and infant development at 6 to 9 months in a poverty area of São Paulo, Brazil. Trends Psychiatry Psychother. 40(3), 232-240. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0008

Virtuozo, C. P. M., Marques, M. C., Monteiro, C. P. (2018). The influence of sociocultural and biological variables on the performance of receptive language in preschool children. Distúrb Comun, 30(4), 705-712. Recuperado de http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p705-712

Wakeel, F., Witt, W. P., Wisk, L. E., Lu, M. C., & Chao, S. M. (2014). Racial and ethnic disparities in personal capital during pregnancy: findings from the 2007 Los Angeles Mommy and Baby (LAMB) study. Maternal and Child Health Journal, 18(1), 209-222. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s10995-013-1256-3

Weissman, M. M., Sholomskas, D., Pottenger, M., Prusoff, B. A., & Locke, B. Z. (1977). Assessing depressive symptoms in five psychiatric populations: a validation study. American Journal of Epidemiology, 106(3), 203-214. Recuperado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/900119

Zhai, F., Brooks-Gunn, J., & Waldfogel, J. (2011). Head Start and urban children’s school readiness: a birth cohort study in 18 cities. Developmental Psychology, 47(1), 134-152. Recuperado de https://doi.org/10.1037/a0020784

Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Parada, A. P., de Rezende, M. G., Figueiredo de Paula Eduardo, J. A., de Figueiredo, F. P., Bettiol, H., Cavalli, R., Cardoso, V. C., & Del Ben, C. M. (2024). Associações entre depressão materna e o desenvolvimento neurocomportamental das crianças: Um estudo longitudinal e descritivo. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 30, 236-251. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.18857