A interação homem-máquina na psicoterapia

Uma revisão sistemática sobre o uso de inteligências artificiais no contexto da saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16268

Palavras-chave:

saúde mental, inteligência artificial, tecnologia, psicoterapia

Resumo

A implementação de tecnologias móveis de informação e comunicação no suporte à Saúde Mental tem atraído a atenção das autoridades. Com a ascensão das Inteligências Artificiais, esse movimento pode ser impulsionado de maneira exponencial. Nesse cenário, esta revisão tem como objetivos verificar a aplicabilidade das Inteligências Artificiais (IAs) na Saúde Mental e analisar os aspectos que favorecem a relação entre IAs e usuários. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, no período de 25 de maio a 23 de junho de 2023. Selecionamos os 100 primeiros artigos mais relevantes com as palavras-chave: “Inteligência Artificial”, “Saúde Mental”, “Chatbots”, “Psicoterapia”, “Psicologia” e suas equivalentes em inglês. Os critérios de inclusão foram: acesso aberto, publicação a partir de 2018, em português ou inglês e menção à atuação de IAs no âmbito da Saúde Mental. Para reduzir o risco de viés, excluímos os estudos que não mensuraram o impacto das intervenções por meio de métodos experimentais ou quase-experimentais. Para a síntese dos dados, delimitaram-se alguns pontos específicos de análise, como “Resultado da intervenção”, “Aspectos que favorecem a relação”, entre outros. Atenderam aos critérios de inclusão 24 estudos, dos quais 17 apresentaram resultados positivos em suas intervenções. O uso de IAs na Saúde Mental possui grande potencial de expansão e os resultados obtidos neste trabalho podem guiar a implementação dessas práticas e futuras pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Sérgio Alberto Nascimento Melo Junior, Universidade da Amazônia

Graduando em Psicologia desde 2020, Sérgio atua como estagiário na Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima e como fundador/coordenador do grupo de estudos “Episteme”. Ele também foi autor de dois pôsteres científicos apresentados no II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental.

Caio Leite de Aguiar, Faculdade Cathedral

Graduado em Marketing em 2023 e graduando em Psicologia desde 2022, Caio atua como aplicador técnico em análise do comportamento aplicada (ABA) no Instituto Autismo em Vista. Ele também foi autor de um pôster científico apresentado no II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental.

Larissa Kalyne Silva da Cunha, Faculdade Cathedral

Graduando em Psicologia desde 2022, Larissa Kalyne atuou como aplicadora técnica em análise do comportamento aplicada (ABA) no Instituto Autismo em Vista. Ela também foi autora de um pôster científico apresentado no II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental.

Jean Carlos Rodrigues Brustolin, Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da Universidade Paulista e Universidade da Amazônia

Graduado em Educação Física e em Psicologia, Jean Carlos atua como psicólogo clínico, psicólogo escolar na Escola Estadual Monteiro Lobato e professor universitário na Universidade da Amazônia (UNAMA). Ele também foi autor de dois pôsteres científicos apresentados no II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

Nascimento Melo Junior, S. A., Leite de Aguiar, C., Kalyne Silva da Cunha, L., & Rodrigues Brustolin, J. C. (2024). A interação homem-máquina na psicoterapia : Uma revisão sistemática sobre o uso de inteligências artificiais no contexto da saúde mental. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 29, 335–347. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16268

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