A construção de saberes profissionais

Aproximações entre processos criativos docentes e conhecimentos pedagógicos de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.28.15609

Palavras-chave:

formação de professores, conhecimento pedagógico de conteúdo, saberes docentes, processos criativos docentes

Resumo

O contexto da educação básica brasileira caracteriza-se, de modo geral, na atuação de docentes com descompassos formativos, que ministram aulas de diversas disciplinas, no caso dos anos iniciais do ensino fundamental, ou que lecionam disciplinas diversas de sua área de formação, no caso das séries finais e ensino médio. Nessa linha, diversos estudos apontam para a evidência de lacunas e imprecisões conceituais no planejamento de intervenções didáticas, devido ao precário desenvolvimento profissional. Desse modo, o presente artigo traz uma revisão teórica sistemática sobre o tema relacionado aos conhecimentos profissionais do magistério e busca contribuir com tal debate, trazendo como resultado a proposta de uma visão do processo de construção de saberes docentes com base em modelos do conhecimento pedagógico de conteúdo articulados com os processos de criação vigotskianos. Tal proposta possibilitou possíveis implicações das articulações apresentadas em associação com as pesquisas relacionadas à formação docente, bem como com propostas formativas, que levem em consideração o contexto cultural do professor, especificamente seus esquemas repertoriais, aqui representados pelo espectro criativo. Desse modo, pretende-se que os contextos formativos utilizem e incrementem o repertório professoral, repertório este fundamental para o desenvolvimento de novos Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo em um caráter transformativo, possibilitando práticas que permitam o desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Graduado em Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas). Orientador Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC.  Tem experiência na área de Ciências da Natureza/ Matemática/ Educação, com ênfase em Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores e História e Filosofia das Ciências e Matemática.

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId).

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

Testoni, L. A., & Placco, V. M. N. de S. (2023). A construção de saberes profissionais : Aproximações entre processos criativos docentes e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 28, 36–52. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.28.15609
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