Modelo libertário de educação como encontro entre liberdade e responsabilidade

Interfaces entre Paulo Freire e Hans Jonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.28.15547

Palavras-chave:

modelo libertario, libertade, responsabilidade, educação

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em apresentar o modelo libertário de educação como um encontro entre a liberdade e a responsabilidade. Para tanto, usou-se o método hermenêutico, que permitiu uma análise das interfaces entre a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas. O método dialético permitiu um diálogo entre os dois modelos, investigando as relações entre a liberdade e a responsabilidade. Essas relações entre os dois modelos surge do fato de que não se pode pensar numa liberdade sem responsabilidade. Assim, a partir da responsabilidade, é possível pensar numa liberdade consciente que permite ao professor alcançar os objetivos pedagógicos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

Chirindza, A., Constâncio Langa, A., & Arnaldo Facela, G. . (2023). Modelo libertário de educação como encontro entre liberdade e responsabilidade: Interfaces entre Paulo Freire e Hans Jonas. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 28, 160–171. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.28.15547
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