Entrelaçando design e ficção científica

O caso de Daleko

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.Especial.13471

Palavras-chave:

Design especulativo, Ficção científica, Gestão de Resíduos, Impacto Antropogênico, Ensino de Design, Design e Geografia Política

Resumo

O artigo discute como o chamado design especulativo pode ser vinculado à extrapolação tecnocientífica, uma importante característica do gênero da ficção científica, para cotejar e prototipar cenários potenciais e modelos imaginados, porém viáveis, de futuro. O trabalho sublinha importantes nuances entre diferentes abordagens ao design especulativo, considerando a especificidade de seus pressupostos epistemológicos. A discussão é entremeada por um estudo de caso: Daleko (2020), um projeto desenvolvido no programa Terraforming, do Strelka Institute. Este projeto consiste em um conjunto de nove fábulas de ficção científica aproximando os temas da gestão de resíduos, infraestrutura tecnológica e governança ambiental. Os contos discutem a concepção problemática do lixo como uma forma de exterioridade, ao mesmo tempo em que imaginam possíveis alternativas futuras para a gestão de resíduos a partir de uma perspectiva tecnopolítica mais abrangente. Após analisar a abordagem de Daleko, o artigo discute as implicações do design especulativo em contextos educacionais, como um modo de estimular designers em formação e pesquisadores oriundos de outras disciplinas a questionar como as práticas de suas áreas podem ser relacionadas ao impacto antropogênico no ambiente, de modo mais abrangente, e qual o seu papel no planejamento de infraestruturas tecnológicas mais viáveis para o ambiente natural e a biodiversidade atual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Eduardo Harry Luersen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Pesquisador, designer e músico. Pesquisador membro do Zukunftskolleg, Universidade de Konstanz, afiliado ao Departamento de Literatura, Arte e Mídias da mesma instituição. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista CNPq e Capes/DAAD. https://orcid.org/0000-0002-8517-0206. Financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) e pelo Ministério da Ciência de Baden-Württemberg como parte da Estratégia de Excelência dos Governos Federal e Estaduais alemães.

Referências

Archer, D. (2009). The long thaw. How humans are changing the next 100,000 years of Earth’s climate. Princeton. Princeton University Press.

Auger, J. (2016). “Interviews: Discourse”. In: Mitrovic, I., & Šuran, O. Speculative. Post-design practice or new utopia? Zagreb. Ministry of Culture of the Republic of Croatia & Croatian Designers Association.

Baldé, C. P., Forti V., Gray, V., Kuehr, R., & Stegmann, P. (2017). The global e-waste monitor. Bonn/Geneva/Vienna. United Nations University (UNU), International Telecommunication Union (ITU) & International Solid Waste Association (ISWA). https://www.itu.int/en/ITU-D/Climate-Change/Documents/GEM%202017/Global-E-waste%20Monitor%202017%20.pdf

Basel Action Network. (2018). The ‘scam recycling’ continues. E-waste exportation from the U.S. to developing countries (update #2). https://wiki.ban.org/images/1/17/ScamRecycling-ContinuesUpdate_2.pdf

Bleecker, J. (2009). Design fiction. A short essay on design, science, fact and fiction. Los Angeles. Near Future Laboratory.

Bleecker, J. (2017, Nov.). Stanford seminar. Design fiction [video]. https://libguides.murdoch.edu.au/APA/social_media

Bratton, B. (2021, Jan.). “Benjamin H. Bratton on terraforming the world order”. Palladium. https://palladiummag.com/2021/01/11/benjamin-h-bratton-on-terraforming-the-world-order/

Bratton, B. (2016). “On speculative design”. Dis Magazine, the time complex. Postcontemporary issue. http://dismagazine.com/discussion/81971/on-speculative-design-benjamin-h-bratton/

Bratton, B. (2019). The Terraforming. Moscow. Strelka Press.

Cardoso, R. (2016). Design para um mundo complexo. São Paulo. Cosac Naify.

Chakrabarty, D. (2018). “Anthropocene time”. History and Theory. 57:1. 5–32.

Dunker, A. (2021). Rediscovering Earth. Ten dialogues on the future of nature. New York. OR Books.

Dunne, A., & Raby, F. (2013). Speculative everything. Design, fiction, and social dreaming. Cambridge. MIT Press.

Edison, T. A. (1878). “The phonograph and its future”. North American Review. 126:262. 527–36.

Gabrys, J. (2013). Digital rubbish. A natural history of electronics. Ann Arbor. University of Michigan Press.

Haraway, D. (2016). Staying with the trouble. Making kin in the Chthulucene. Durham and London. Duke University Press.

Hopson, E., & Puckett, J. (2016). Scam recycling. E-dumping on Asia by US recyclers. http://wiki.ban.org/images/1/12/ScamRecyclingReport-web.pdf

Jucan, I. (2019). Introduction. Remain X Remain(s). In: Jucan, I., Parikka, J., & Schneider, R. Remain. Lüneburg. Meson Press.

Haram, L. E., Carlton, J. T., Ruiz, G. M., & Maximenko, N. A. (2020). “A plasticene lexicon”. Marine Pollution Bulletin. 150 (Jan. 2020). https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2019.110714

AUTOR (2014).

AUTOR (2020).

AUTOR (2021).

Markussen, T., & Knutz, E. (2013). “The poetics of design fiction”. In: Proceedings DPPI ’13. ACM. New York. 231–240.

Near Future Laboratory (2012, Ago. 25). A digital tomorrow [video]. https://vimeo.com/48204264

Parikka, J. (2015). A geology of media. Minneapolis. University of Minnesota Press.

Parikka, J. (2014). The Anthrobscene. Minneapolis. University of Minnesota Press

Parreño, A. (2020). “Deep timescales of our most urgent crises”. Strelka Mag. The revenge of the real issue. https://strelkamag.com/en/article/deep-timescales-of-our-most-urgent-crises.

Peloušková, K. (2020). “Lesk a bída spekulativního designu”. Artalk Revue. Abril. https://artalk.cz/2020/04/27/lesk-a-bida-spekulativniho-designu/cs/#_ftnref14

Peres, E., Sinitsyna, A., Kostandyan, T., & Nosov, T. (2020). Daleko. Strelka Institute for Media Architecture and Design. https://daleko.space/

Pias, C. (2011). “On the epistemology of computer simulation”. Zeitschrift für Medien und Kulturforschung. 2:1. 29–54.

Raven, P. (2020, Abr. 9). “Necessary but not sufficient. On hope and optimism in solarpunk and cyberpunk”. Velcro City. https://www.velcro-city.co.uk/necessary-but-not-sufficient-on-hopeand-optimism-in-solarpunk-and-cyberpunk/

Schuller, W. K. (2019). “Evolution takes love. Tracing some themes of the solarpunk genre”. [Dissertação de mestrado. Queen’s University]. QSpace. https://qspace.library.queensu.ca/bitstream/handle/1974/26518/Schuller_William_K_201909_MA.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Shaw, D. B. (2011). Technoculture. The key concepts. London. Routledge.

Springett, J. (2017, Fev. 26). “Solarpunk. A reference guide”. Solarpunks. https://medium.com/solarpunks/solarpunk-a-reference-guide-8bcf18871965

Stengers, I. (2014). “Gaia, the urgency to think (and feel)”. In: Colóquio Internacional os Mil Nomes de Gaia. Do Antropoceno à Idade da Terra. Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro. Sep. 15-19, 2014. https://osmilnomesdegaia.files.wordpress.com/2014/11/isabelle-stengers.pdf

Sterling, B. (2012). “Bruce Sterling explains the intriguing new concept of design fiction”. Slate. http://www.slate.com/blogs/future_tense/2012/03/02/bruce_sterling_on_design_fictions_.html

Tarde, G. (2018). Fragments d’histoire future. New York. Wentworth Press.

Tooze, A. (2020). “After escape. The new climate power politics”. E-Flux. 114(Dez. 2020), s.p.

Tsing, A. (2015). Mushroom at the end of the world. On the possibility of life in capitalist ruins. Princeton. Princeton University Press.

Veiga, J. E. (2014). O imbróglio do clima. ciência, política e economia. São Paulo: SENAC.

Zalasiewicz, J., Waters, C. N., Sul, J. I., Corcoran, P. L., Barnosky, A. D., Cearreta, A., Edgeworth, M., Gałuszka, A., Jeandel, C., Leinfelder, R., McNeill, J. R., Steffen, W., Summerhayes, C., Wagreich, M., Williams, M., Wolfe, A. P., & Yonan, Y. (2015). “The geological cycle of plastics and their use as a stratigraphic indicator of the Anthropocene”. Anthropocene. 13(Mar. 2016). 4–17.

Zuin, L. (2020, Nov. 26). “Vai dar ruim: além da estética, distopias são advertências sobre futuro”. UOL TAB. https://tab.uol.com.br/colunas/lidia-zuin/2020/11/26/distopias.htm

Publicado

2022-08-11

Como Citar

Luersen, E. H. (2022). Entrelaçando design e ficção científica: O caso de Daleko. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, Especial, 91-111. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.Especial.13471
Recebido 2022-02-03
Aprovado 2022-07-20
Publicado 2022-08-11