Currículos de matemática nos países francófonos

Desigualdades políticas e implicações para grau 1 e grau 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15380

Palavras-chave:

países francófonos, currículos em matemática, inequidades, OCDE

Resumo

Este artigo apresenta um estudo qualitativo de quatro currículos nacionais de matemática de 1º e 2º anos do ensino fundamental provenientes de países francófonos: Costa do Marfim, Djibuti, Canadá (Québec) e França. Uma análise comparativa foi realizada para identificar diferenças que podem, possivelmente, se tornar inequidades entre esses países. Identificamos todos os conceitos presentes no currículo de matemática dos 1º e 2º anos usando a estrutura de alfabetização matemática desenvolvida pela OCDE por meio de sua avaliação PISA: quantidade, variações e relações, incerteza e dados, e espaço e forma. Em seguida, cruzamos a análise dos países para encontrar as principais diferenças entre eles. Os resultados mostram três categorias de possíveis inequidades entre os diferentes currículos: alguns conceitos matemáticos não se aproximam de aspectos culturais relevantes para os alunos, alguns conceitos presentes nos currículos de matemática não são conceitos matemáticos, e alguns conceitos matemáticos importantes não fazem parte dos currículos de matemática. Nossos resultados mostram que essas iniquidades aparecem nos quatro países analizados. Em vez disso, elas aparecem em todos os quatro currículos analisados aqui. Essas descobertas destacam a necessidade de questionar as inequidades políticas e globais entre os currículos de matemática, a fim de proporcionar a todos os alunos a oportunidade de aprender matemática de maneira forte e significativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

n, A., Brown, J., Coles, A., Le Roux, K., Mellone, M., Ng, O. L., & Solares, A. (2021). Researching mathematics curriculum innovation in complex, changing, uncertain times. In Inprasitha, M., Changsri, N., & Boonsena, N. (Eds). Proceedings of the 44th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol.1). Khon Kaen, Thailand: PME.

Boaler, J., Altendorf, L., & Kent, G. (2011). Mathematics and science inequalities in the United Kingdom: When elitism, sexism and culture collide. Oxford Review of Education, 37(4), 457–484.

Burkhardt, H., & Schoenfeld, A. (2018). Assessment in the service of learning: Challenges and opportunities or Plus ça Change, Plus c’est la même Chose. ZDM Mathematics Education, 50(4), 1–15.

Cai, J., Howson, G. (2012). Toward an International Mathematics Curriculum. In: Clements, M., Bishop, A., Keitel, C., Kilpatrick, J., Leung, F. (Eds.) Third International Handbook of Mathematics Education. Springer International Handbooks of Education, vol 27. (pp. 949-974). Springer, New York, NY.

Cavalcante, A., Polotskaia, E., Savard, A., Fellus, O. (2019). Teacher noticing of student thinking: An analysis of a teacher’s interpretation of mathematics problem solving. Bulletin of The Transilvania University of Brasov, 12(61), 9-18.

Doğan, O., & Haser, Ç. (2014). Neoliberal and nationalist discourses in Turkish elementary mathematics education. ZDM, 46(7), 1013-1023.

Gutierrez, R. (2002) Enabling the Practice of Mathematics Teachers in Context: Toward a New Equity Research Agenda, Mathematical Thinking and Learning, 4:2-3, 145-187, DOI: 10.1207/S15327833MTL04023_4

Margret A. Hjalmarson (2008) Mathematics Curriculum Systems: Models for Analysis of Curricular Innovation and Development, Peabody Journal of Education, 83:4, 592-610, DOI: 10.1080/01619560802414965

Mullis, I. V., & Martin, M. O. (2017). TIMSS 2019 Assessment Frameworks. International Association for the Evaluation of Educational Achievement. Herengracht 487, Amsterdam, 1017 BT, The Netherlands.

Nwanosike, O. .F, & Onyije, L. E. (2011). Colonialism and Education. Mediterranean Journal of Social Sciences, 2(4), 41. Retrieved from https://www.richtmann.org/journal/index.php/mjss/article/view/10879

OECD. (2018). PISA 2022 Mathematics Framework. OECD Publishing.

Polotskaia, E., Fellus, O., Cavalcante, A., Savard, A. (2022). Student Problem Solving in the Transition from Numerical to Relational Thinking. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 22(2), 341-364.

Savard, A., Cavalcante, A. (2021). Financial Numeracy as Part of Mathematics Education. In: Savard, A., Cavalcante, A. (Eds) Financial Numeracy in Mathematics Education. Mathematics Education in the Digital Era, vol 15. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-73588-3_2

Savard, A., Cavalcante, A., Turineck, L., Javahepour, A. (2020). Epistemological considerations towards the concept of money: Money as a measurement. For the Learning of Mathematics, 40(3), 21-23.

Savard, A. (2018). Teaching Probability and Learning Financial concepts: How to empower elementary school students in citizenship. In K. S. Cooter & T. Lucey (Eds). Financial Literacy for Children and Youth (2nd edition). (p. 137- 152). New York, Peter Lang.

Savard, A. (2014). Developing probabilistic thinking: What about people’s conceptions? In E. Chernoff & B. Sriraman (Eds). Probabilistic Thinking: Presenting Plural Perspectives. Vol. 2. (p. 283-298). Berlin/Heidelberg, Springer.

Schoenfeld, A.H. (2014). Reflections on Curricular Change. In: Li, Y., Lappan, G. (eds) Mathematics Curriculum in School Education. Advances in Mathematics Education. Springer, Dordrecht. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7560-2_4

Weissglass, J. (2002). Inequity in mathematics education: Questions for educators. Mathematics Educator, 12(2), 34–43.

Wright, P., Fejzo, A., & Carvalho, T. (2022) Challenging inequity in mathematics education by making pedagogy more visible to learners, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 53:2, 444-466, DOI: 10.1080/0020739X.2020.1775320

Zhu, Y. (2018). Equity in Mathematics Education: What Did TIMSS and PISA Tell Us in the Last Two Decades?. In: Kaiser, G., Forgasz, H., Graven, M., Kuzniak, A., Simmt, E., Xu, B. (eds) Invited Lectures from the 13th International Congress on Mathematical Education. ICME-13 Monographs. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72170-5_43

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Savard, A., & Cavalcante, A. (2023). Currículos de matemática nos países francófonos: Desigualdades políticas e implicações para grau 1 e grau 2. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 793-802. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15380