Refletir sobre a matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15340

Palavras-chave:

matemática reflexiva, aulas de matemática, papel social da matemática

Resumo

Na nossa sociedade, que se baseia na divisão do trabalho, a capacidade de comunicar com os peritos é uma competência essencial. A reflexão desempenha um papel central para os não especialistas/leigos na classificação e avaliação das afirmações dos peritos e no processo de tomada de decisões que lhe está intimamente associado. A reflexão é vista como uma capacidade cognitiva e como uma atitude. Os conceitos e modelos matemáticos são aplicados em muitos domínios socialmente relevantes. Para uma (melhor) compreensão dos mesmos, da sua adequação, efeitos, limitações, bem como do seu papel e significado, devem ser tratados e reflectidos a diferentes níveis. Neste documento, os seguintes níveis de reflexão são considerados em mais pormenor a partir desta perspetiva social: reflexão orientada para a matemática, orientada para o modelo, orientada para o contexto e orientada para o sujeito. O facto de estas reflexões também poderem ser integradas nas aulas de matemática é demonstrado através de tarefas concretas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Büscher Ch. & Prediger, S. (2019). Students‘ Reflective Concepts when Reflecting on Statistical Measures – A Design Research Study. JMD (2019) 40, 197-225.

Fischer, R. (2001). Höhere Allgemeinbildung [Higher general education]. In A. Fischer-Buck et al. (Eds.), Situation – Ursprung der Bildung (pp 151-161). Universitätsverlag.

Fischer, R. (2012). Fächerorientierte Allgemeinbildung: Entscheidungskompetenz und Kommunikationsfähigkeit mit ExpertInnen [Subject-oriented general education: decision-making competence and ability to communicate with experts]. In R. Fischer, U. Greiner, & H. Bastel (Eds.), Domänen fächerorientierter Allgemeinbildung (pp 9-17). Trauner.

Heymann, H.W. (1996). Allgemeinbildung und Mathematik. [General Education and Mathematics]. Weinheim und Basel: Beltz. [English version: Why Teach Mathematics: A Focus on General Education. Dordrecht: Kluwer 2003]

Jablonka, E. (2003). Mathematical literacy. In A.J. Bishop, M.A. Clements, C. Keitel, J. Kilpatrick & F.K.S. Leung (Eds), Second International Handbook of Mathematics Education (pp 75-102). Dortrecht: Kluwer.

Lengnink, K. (2005a). Mathematik reflektieren und beurteilen: Ein diskursiver Prozess zur mathematischen Mündigkeit. [Reflecting on and assessing mathematics: A discursive process towards mathematical literacy] In K. Lengnink, & F. Siebel (Eds.), Mathematik präsentieren reflektieren beurteilen (pp 21-36). Allgemeine Wissenschaft.

Lengnink, K. (2005b). Reflecting mathematics: an approach to achieve mathematical literacy. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik (ZDM), 37(3), 246-249.

Niss, M. & Jablonka, E. (2014). Mathematical literacy. In S. Lerman, B. Sriraman, E. Jablonka, Y. Shimizu, M. Artigue, R. Even, R. Jorgensen & M. Graven (Eds), Encyclopedia of Mathematics Education (pp 391-396). Dortrecht: Springer.

Peschek, W. (2005). Reflexion und Reflexionswissen in R. Fischers Konzept der Höheren Allgemeinbildung [Reflection and Reflective Knowledge in R. Fischer's Concept of Higher General Education]. In K. Lengnink, & F. Siebel (Eds.), Mathematik präsentieren reflektieren beurteilen (pp 55-68). Allgemeine Wissenschaft.

Peschek, W., Prediger, S., & Schneider, E. (2008). Reflektieren und Reflexionswissen im Mathematikunterricht [Reflecting and reflective knowledge in mathematics teaching]. Praxis der Mathematik 50(20), 1-6.

Schneider, E., Cetic, M, Deweis-Weidlinger, K. Kröpfl, B., Obereder, T., Peschek, W., Plunger C. (2021). Reflexionsanlässe zu den Themenbereichen „Elementare Algebra“, „Exponentialfunktionen“, „Beschreibende Statistik“ [Reflection tasks on the topics "Elementary Algebra", "Exponential Functions", "Descriptive Statistics"]. Projektmaterialien, Universität Klagenfurt.

Schneider, E. (2020). Thinking about – Making Sense. Reflecting in mathematics lessons – why, about what, how. Proceedings of the symposia New Challenges in Mathematics Teaching (pp2-12). Sveučilište u Zagrebu.

Skovsmose, O. (1990). Reflective knowledge: Its relation to the mathematical modelling process. Int. Journal of Math. Education in Science and Technology, 21(5), 765-779.

Skovsmose, O. (1992). Democratic Competence and Reflective Knowing in Mathematics. For the Learning of Mathematics, 12(2), 2-11.

Skovsmose, O. (1998). Linking Mathematics Education and Democracy: Citizenship, Mathe-matical Archaelogy, Mathemacy and Deliberative Interaction. ZDM 1998/6, 195-203.

Skovsmose, O. (2014). Critical Mathematics Education. In S. Lerman, B. Sriraman, E. Jablonka, Y. Shimizu, M. Artigue, R. Even, R. Jorgensen & M. Graven (Eds), Encyclopedia of Mathematics Education (pp 116-120). Dortrecht: Springer.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Schneider, E. (2023). Refletir sobre a matemática. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 513-523. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15340