Educação matemática do desamparo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15306

Palavras-chave:

educação matemática, desamparo, medo, esperança, antropoceno

Resumo

O principal objetivo deste artigo é apresentar uma educação matemática do desamparo em um movimento de problematizações de afetos políticos. Assim, produzimos uma discussão a respeito do Circuito dos Afetos do filósofo brasileiro Vladimir Safatle, na qual medo e esperança se constituem como afetos que nos paralisam e nos impedem de criar novas formas de vida. O desamparo poderia se constituir como um afeto para nos movimentarmos com a contingência fora da temporalidade da expectativa. A pandemia da Covid-19 é utilizada como exemplo para nossas considerações na direção de apresentar, em um primeiro esboço, três conceitos para pensar/operar uma educação matemática do desamparo: escala, pertencimento e fronteira. Uma educação matemática com Gaia entre humanos e não-humanos em movimentos devires. 

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Referências

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Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Correa, J., & Viola dos Santos, J. R. (2023). Educação matemática do desamparo. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 327-335. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15306