O raciocínio aproximado e a etnomatemática da cozinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15299

Palavras-chave:

educação matemática crítica, etnomatemática

Resumo

Vários métodos de raciocínio aproximado são conhecidos e muitos ainda precisam ser descobertos nos domínios. Alguns
estão ligados ao raciocínio com incerteza. Os desenvolvimentos ao longo dos últimos cinquenta anos ou mais no desenvolvimento de métodos de raciocínio aproximados e sua aplicação em vários STEM domínios sugerem que é necessário
introduzi-los cedo na escola. Enquanto os esforços para construir a infra-estrutura para o processo têm sido limitados, o questão maior é “O que deve ser introduzido?”. Se os conceitos são sempre aproximados na vida real, então como eles devem ser feitos matematicamente? Se o números reais nem sempre são necessários para aproximar conceitos ou mesmo quantidades, então como elas devem ser aproximadas, e o que deve ser ensinado em escolas? Especificamente, representações funcionais de raciocínio aproximado não são introduzido precocemente. Isso também impede a diversidade, a etnomatemática explorações,
aprendendo com a experiência e por meio de modelos. O objetivo deste pesquisa é explicar o problema com foco na etnomatemática da cozinhar e métodos hápticos associados. Além disso, argumenta-se através do contexto que das muitas
abordagens para o raciocínio aproximado, os métodos intrusivos são melhor evitado, e que os conjuntos grosseiros gerais são mais adequados para modelar tais conhecimento. Métodos intrusivos, como aqueles baseados em teoria fuzzy ou probabilidade são aqueles que se entregam a um excesso de suposições numéricas injustificadas. Esse baseia-se no trabalho anterior do presente autor sobre modelagem de raciocínio aproximado. Sua abordagem axiomática da granularidade também é aplicável para aproximar receitas que possuam as propriedades desejadas. Nos contextos do discurso etnomatemático envolvendo
raciocínio háptico (como em cozinhar), é mostrado que tal abordagem pode modelar a essência do contexto sem simplificações excessivas ou rejeição total dos esforços envolvidos. Além disso, tem o potencial de ajudar na invenção de linguagens estruturadas expressivas para o etnomatemática e atividades de eliciação de modelos associados. Facetas distintas de três contextos específicos são teoricamente explorados para ilustrar aspectos da raciocínio e meta aspectos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Abrahamson, D. (2019). A New World: Educational Research On The Sensorimotor Roots Of Mathematical Reasoning, In Shvarts A. (Ed.). Proceedings of the PME and Yandex Russian conference: Technology and Psychology for Mathematics Education, pp 48–68. Moscow, Russia: HSE Publishing House

Amazeen, E. L. (1999). Perceptual independence of size and weight by dynamic touch. Journal of Experimental Psychology 25, 102-119.

D’Ambrosio, U. (2006). Ethnomathematics: Link between tradition and modernity. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers.

Bruns, S.B. & Ioannidis, J. P. A. (2016). p-Curve and p-Hacking in Observational Research. PLoS ONE 11(2): e0149144.DOI. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0149144

Collaboration, Open Science. (2015). Estimating the reproducibility of psychological science. Science 349, 6251, 1–8. OSF https://osf.io/82fth

Dubois, D. & Prade, H. (2001). Possibility theory, probability theory and multiple-valued logics: A clarification Annals of Mathematics and Artificial Intelligence 32: 35–66.

Düntsch, I. & Gediga, G. (2000). Rough set data analysis Methodos Publishers.

Gibson, J. J. (1977). The theory of affordances. In R. E. Shaw & J. Bransford (Eds). Perceiving, acting, and knowing: toward an ecological psychology, Hillsdale, USA, 1(2), 67-82.

Glăveanu, V. P. (2012). What can be done with an egg? Creativity, material objects, and the theory of affordances. The Journal of Creative Behavior, 46(3), 192-208. DOI: https://www.doi.org/10.1002/jocb.13

Greer, B. & Mukhopadhyay, S. (2005). Teaching and Learning the Mathematization of Uncertainty: Historical, Cultural, Social and Political Contexts (pp.297-324) In G. A. Jones (Ed) Exploring Probability in School Challenges for Teaching and Learning, Springer.

D. F. Hoyt (1979). Practical Methods of Estimating Volume and Fresh Weight of Bird Eggs The Auk, Volume 96, Issue 1, January 1979, Pages 73–77, https://doi.org/10.1093/auk/96.1.73

Jolliffe, F. (2005). Assessing Probabilistic Thinking and Reasoning In Graham A. Jones (Ed) Exploring Probability in School Challenges for Teaching and Learning, Springer pp. 325-344.

Jones, L. A. (1986). Perception of force and weight: Theory and research. Psychological Bulletin, 100, 29-42.

Lehrer, R., & English, L. (2018). Introducing children to modeling variability. In Ben-Zvi, D., Makar, K., & Garfield, J., (Editors). International Handbook of Research in Statistics Education (pp.229-260). Voorburg, the Netherlands: Springer.

Mani. A. (2020a). Comparative approaches to granularity in general rough sets. In R. Bello, D. Miao, R. Falcon, M. Nakata, A. Rosete, & D. Ciucci (Eds.), IJCRS 2020, LNAI, Vol. 12179. Springer, 500-518. https://doi.org/10.1007/978-3-030-52705-1

Mani, A. (2020b). Towards student centric rough concept inventories. In R. Bello, D. Miao, R. Falcon, M. Nakata, A. Rosete, & D. Ciucci (Eds.), IJCRS 2020, LNAI 12179, Springer, 251-266.

Mani, A. (2021a). Mereological emptiness for the signed number problem. In 5th International Workshop on Women in Logic, LICS’2021, Rome Link: https://arxiv.org/pdf/2106.03566

Mani, A. (2021b). What may be a table in education research? In D. Kollosche (Ed) Exploring new ways to connect: Proceedings of the Eleventh International Mathematics Education and Society Conference (Vol. 2, pp. 651–661). Tredition. https://doi.org/10.5281/zenodo.5415451

Mani A. (2022b). Mereology for STEAM and Education Research. In: Chari D, Gupta A (eds.), EpiSTEMe 9, volume 9, pp. 122–129. TIFR, Mumbai.

Mukhopadhyay, S. & Greer, B. (2015). Cultural responsiveness and its role in humanizing mathematics education. CERME 9, Charles University in Prague; ERME, Prague, pp.1624-1629.

Narushin, V. G., Romanov, M. N. & Griffin, D. K. (2021). Non-destructive measurement of chicken egg characteristics: Improved formulae for calculating egg volume and surface area. Biosystems Engineering, 201, pp. 42-49.

Pagliani, P. & Chakraborty, M. K. (2008). A geometry of approximation. Springer.

Panorkou, N. (2019). Exploring dynamic measurement for volume In H. Venkat, A. Essien, P. Vale, M. Graven (Eds.), Proceedings of PME 43, Vol. 3, Pretoria, South Africa, pp. 177-184.

Pawlak Z. (1991). Rough Sets: Theoretical Aspects of Reasoning About Data. Kluwer Academic Publishers, Dodrecht.

Provost, J. J, Kelly, B. S., Wallert, M. & Colabroy, K. L. (2016). The science of cooking, Wiley.

Seah, R. T. K. & Horne, M. (2020). The influence of spatial reasoning on analysing about measurement situations. Mathematics Education Research Journal DOI: https://doi.org/10.1007/s13394-020-00327-w.

Stevens, J. C., & Rubin, L. L. (1970). Psychophysical scales of apparent heaviness and the size-weight illusion. Perception and Psychophysics, 8, 225-230.

Tarr, J. E. & Lannin, J. K. (2005). How Can Teachers Build Notions of Conditional Probability and Independence? (pp. 215-240) In G. A. Jones (Ed) Exploring Probability in School Challenges for Teaching and Learning, Springer.

Teigen, K. H. (1994). Variants of Subjective Probabilities: Concepts, Norms, and Biases In G. Wright & P. Ayton (Eds) Subjective Probability. John Wiley & Sons pp.211-238.

Turvey, M. T., Shockley, K. & Carello, C. (1999). Affordance, proper function, and the physical basis of perceived heaviness. Cognition, 73 (2) (pp. B17-B26). DOI: https://doi.org/10.1016/S0010-0277(99)00050-5.

Wagman, J. B. (2019) A Guided Tour of Gibson’s Theory of Affordances. In J. B. Wagman & J. C. Blau (Eds) Perception as Information Detection, Routledge, New York DOI: https://doi.org/10.4324/9780429316128.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Mani, A. (2023). O raciocínio aproximado e a etnomatemática da cozinha. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 295-305. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15299