Política de avaliação

PROMETEICA adota o processo de revisão às cegas por pares (double-blind peer review), que é constituído por dois ou mais árbitros externos que são designados para realizar a revisão do manuscrito, sendo que as identidades dos revisores e autores são ocultadas uns dos outros ao longo do processo de avaliação.

Todas as contribuições científicas são revisadas pelo Editor Chefe, Editores Associados, Membros do Conselho Editorial e/ou Revisores Convidados, com os seguintes processos:

  • Revisão Inicial: nessa etapa, a assistente editorial avalia cada manuscrito, quando ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, nos critérios antiplágio e nas práticas de boas condutas editoriais. Caso o manuscrito não atenda às normas estabelecidas, será devolvido para correção. Manuscritos que não passarem na revisão inicial serão recusados e devolvidos aos autores.
  • Processo de Avaliação: os manuscritos que passam pela revisão inicial são atribuídos a dois revisores independentes, de acordo com sua especialização no campo em particular.
  • Pareceres: os revisores emitem seus pareceres diretamente no sistema OJS. A decisão pode ser "Aceitar Submissão", "Revisões Requeridas", "Reenviar para Revisão" ou "Recusar Submissão". Se a decisão for "Reenviar para Revisão", o manuscrito deverá ser revisado e enviado para a segunda rodada de revisão por pares.
  • Aprovação ou Rejeição: O Editor-Chefe decide, com base nos pareces, aprova ou rejeita o manuscrito. Em caso de aceite, o manuscrito entra no processo de edicção/editoração para publicação.