A mediação pedagógica na educação inclusiva para alunos com deficiência intelectual

Uma revisão qualitativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20228

Palavras-chave:

educação inclusiva, deficiência intelectual, educação especial, prática pedagógica, mediação pedagógica

Resumo

Este artigo, vinculado à Linha de Pesquisa Política para a Educação Básica e Superior e ao Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica, explorando o papel da mediação pedagógica na formação de alguns com deficiência intelectual em escolas comuns. Trata de um recorte de uma pesquisa qualitativa, do tipo collaborativa, desenvolvida nos años iniciais do Ensino Fundamental. A revisão de literatura ocorreu na base de dados do Sistema Integrado de Biblioteca da Univali (Sibiun), com as seguintes bases: Acervo Univali, Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), EBSCO, Biblioteca A, Saraiva, Vlex, Portal de Periódico Univali, Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) Livros, SciELO Periódicos, Diretórios de Acesso Aberto, Repositórios Internacionais de Teses e Dissertações. Foram utilizados dois editores, a saber: mediação, "texto literário", "aprendizagem-aprendizagem" e "deficiência intelectual" com foco nas publicações realizadas no período de 2012 a 2022. Os resultados evidenciaram a discussão sobre os conceitos e a análise da literatura nos processos de ensino e aprendizagem de alguns com deficiência intelectual. Os resultados destacarão a análise de conceitos e literatura não apenas de alguns com deficiência intelectual. A revisão contribuiu para práticas inclusivas e reforça a formação continuada de professores, essencial para estratégias efetivas que valorizem a singularidade de alguns e fortaleçam sua participação, promovendo uma educação de qualidade e inclusiva.

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Biografia do Autor

  • Osni Marques Junior, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016), Pós-graduação em Fundamentos e Organização do Currículo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2020), Gestão de Supervisão e Orientação Escolar (2020) e Educação Especial Inclusiva (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Atuou como Professora Orientadora de Convivência e 2 Professoras na Escola Estadual de Educação, foi coordenadora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Camboriú e também Assistente de Apoio EaD na Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é Oficial de Apoio à Educação Especial (AAEE) – Efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e Tutor Externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci-Itajaí.

  • Regina Celia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

    Regina Célia Linhares Hostins é professora e docente em Ciências da Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (2000, 2006). Conclusão do Seminário em 2013 no Institute of Education, University of London, Inglaterra, com a colaboração do Prof. Dr. Stephen Ball, na área de Sociologia da Educação, desenvolvendo estudos sobre Abordagens Teórico-metodológicas para Pesquisa em Políticas Educacionais. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí e coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais no qual tem sido realizada pesquisa, subsidiada pelo CNPq e CAPES, direcionada a dois institutos de pesquisa: 1. Políticas de Pós-Graduação; 2. Políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Coordena a pesquisa sobre a Avaliação da Educação de Pós-Graduação: trajetória e recriação de políticas nos programas de excelência e Identidade Institucional de universidades comunitárías no sul do Brasil. Observatório Nacional de Educação Especial, em parceria com a UFSCar e outras 22 universidades brasileiras, que se dedica à produção de estudos integrados no campo das políticas de Educação Especial e o Observatório Nacional de Estudos sobre Escolarização de Homens com Deficiência Intelectual, em parceria com a UFRRJ e a UDESC. Essas atividades estão vinculadas às áreas de Políticas Públicas e Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Marques Junior, O., & Linhares Hostins, R. C. . (2025). A mediação pedagógica na educação inclusiva para alunos com deficiência intelectual: Uma revisão qualitativa da literatura. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 32, e20228 (1-14). https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20228
Recebido 2025-03-01
Aprovado 2025-05-12
Publicado 2025-06-09