Existe espaço para os sonhos nas aulas de matemática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16406

Palavras-chave:

sonhos, adolescentes, educação matemática crítica, aulas de matemática

Resumo

Este texto persegue os seguintes objetivos: apresentar como adolescentes veem espaço para os sonhos durante as aulas de matemática e como é possível oferecer mais espaço para os sonhos nas aulas de matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo referencial teórico se baseia em Ole Skovsmose, Paulo Freire e Emanuel Lévinas, cujos principais conceitos são sonhos, foreground, transcendência, inacabamento e alteridade; e a metodologia é inspirada especialmente no estudo de caso. A produção de dados ocorreu com quinze adolescentes de duas escolas: uma localizada na Colômbia e outra no Brasil. Os dados aqui abordados são baseados em dois grupos de discussão. Ao longo do texto, são abordados certos conceitos teóricos e apresentados alguns dos dados, a partir das discussões dos alunos sobre possíveis espaços nas aulas de matemática para os sonhos dos adolescentes. Na sequência, são apresentadas algumas reflexões, estabelecendo uma crítica às aulas de matemática baseadas no paradigma do exercício, e às relações que se constituem durante essas aulas, que não permitem a abertura de espaço para os sonhos dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Daniela Alves Soares, Instituto Federal de São Paulo

     . 

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Publicado

2024-11-29

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Alves Soares, D. (2024). Existe espaço para os sonhos nas aulas de matemática?. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 441-448. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16406
Recebido 2024-03-07
Aprovado 2024-11-25
Publicado 2024-11-29