Afeto familiar e desempenho escolar de crianças no ensino fundamental I

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16276

Palavras-chave:

relações familiares, desempenho acadêmico, vínculo afetivo, saúde mental

Resumo

Família e escola são os dois primeiros contextos de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança. As experiências vividas nos contextos familiar e escolar interferem nas aprendizagens escolares. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das relações afetivas familiares no desempenho escolar de alunos do Ensino Fundamental I e conhecer quais orientações são dadas a professores diante de alunos com problemas de aprendizagem ocasionados por afetos negativos nas relações familiares. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa de artigos científicos nas bases de dados SciELO, PePSIC e BVS-Psi, utilizando-se o operador booleano AND e os descritores “relações familiares”, “desempenho acadêmico”, “desenvolvimento infantil”, “problemas de aprendizagem” e “afeto”, “interação pai(s) e filho(s)”, “motivação”, “parentalidade”, “empatia”, “rendimento escolar” e “aluno”. Foram adotados como critérios de inclusão: artigos publicados entre 2012 e 2022, em português, disponibilizados gratuitamente on-line e na íntegra. De 11.557 artigos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 80 e, destes, cinco contemplaram os objetivos deste estudo. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e apontam que a relação afetiva familiar positiva apresenta consequências positivas no desempenho escolar; as relações afetivas familiares negativas afetam negativamente; e que não são dadas orientações a professores sobre como lidar com alunos com problemas de aprendizagem, devido a problemas nas relações afetivas familiares. Observa-se que novos estudos devem ser desenvolvidos, considerando-se as lacunas identificadas no acervo selecionado.

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Biografia do Autor

  • Caroline Francisca Eltink, Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental e Graduação em Psicologia da Universidade Paulista

    Professora Titular do Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da Universidade Paulista – UNIP, campus Ribeirão Preto. Professora Titular da Universidade Paulista – UNIP, área de Ciências Humanas, curso de Psicologia do campus de Ribeirão Preto. Supervisora de estágios na área de Psicologia Escolar. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental em Contextos Institucionais. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2006)

  • Ana Carolina Chicanelli, Universidade Paulista

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP, aluna de Iniciação Científica do Programa Iniciação Científica e Tecnológica apoiada pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista

  • Tawane Lankaster de Almeida, Universidade Paulista

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP, aluna de Iniciação Científica do Programa Iniciação Científica e Tecnológica apoiada pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista

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Publicado

2024-03-05

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Francisca Eltink, C., Chicanelli, A. C., & Lankaster de Almeida, T. (2024). Afeto familiar e desempenho escolar de crianças no ensino fundamental I: Uma revisão integrativa . Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 29, 348-364. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.16276