A verdade e o bonito

Sobre teorias axiomáticas significativas no contexto de critérios objetivos de beleza científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16099

Palavras-chave:

process of teaching mathematics, truth, beauty, scientific beauty, axiomatic theory, meaningful axiomatic theory, formative criterion, unifying criterion, logical criterion

Resumo

O artigo examina o problema de identificar a verdade e a beleza em teorias axiomáticas significativas e a formação desses valores no processo de ensino de certas seções de um curso de matemática de uma escola de educação geral com os traços característicos de teorias axiomáticas significativas. critérios de beleza científica ou matemática são considerados um fator na formação e identificação da verdade e da beleza. Tais critérios foram introduzidos pelo filósofo escocês Hutcheson no século XVIII e por seus muitos seguidores nos séculos subsequentes. Este trabalho examina os grupos formativos, unificadores e lógicos de critérios objetivos de beleza científica. Mostra que: a) critérios formativos: simetria, comparação, harmonia, ritmo, aplicabilidade são mais propensos à formação e identificação da beleza dos objetos de uma teoria axiomática significativa do que a verdade nela contida; b) critérios unificadores - unidade de diversidade, generalidade, registro matemático de leis científicas visam revelar a verdade em uma teoria axiomática significativa. E a beleza dos objetos aqui é determinada pela conexão dos critérios com a verdade, c) critérios lógicos - rigor lógico, clareza, simplicidade, redução do complexo ao simples visam a formação e identificação em uma teoria axiomática significativa de ambas as verdades e a formação e identificação da beleza dos objetos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Hamlet S. Mikaelian, Armenian State Pedagogical University

    Hamlet S. Mikaelian
    Doctor on Pedagogical Sciences, PhD on Physical and Mathematical sciences, Professor of the Department of Mathematics and Methods of its Teaching, Head of the scientific topic "Scientific-pedagogical and value bases of the school mathematics course in the conditions of the new educational paradigm", Yerevan, Armenia.

  • Araksia Tigran Mkrtchyan, Armenian State Pedagogical University after Khachatur Abovyan

    .  

Referências

Boltyansky, V.G. (1973). How is the theorem structured? / V. G. Boltyansky // Mathematics in school. - 1973. - №1. - С. 41-49.

Burbaki Nikola (1963), Notes on the history of mathematics, Издательство иностранной литературы, Moscow, 1963. (in Rusian).

Euclid (1948). Elements, Translation from Greek by D.D. Mordecai-Boltovsky. Moscow-Leningrad, 1948.

Fraenkel A.A., Bar-Hillel Y., Levy A. (1973)․ Foundations of Set Theory, Elsevier, 1973, p. 412 (in Rusian).

Fuchs Laszlo (2011)․ Partially Ordered Algebraic Systems, Mineola, New York, 2011, p.219

Hutcheson Francis (2004)․ An Inquiry into the Original of Our Ideas of Beauty and Virtue in Two Treatises.Indianapolis, 2004, p. 287.

Lockhart Paul. A Mathematician’s Lament by, http://worrydream.com/refs/Lockhart-MathematiciansLament.pdf.

Mendelson Elliot (2015)․ Introduction to mathematical logic, Boca Raton, London, New York, 2015.p. 499 с.

Mathematics Subject Standard, RA (Grades 1-12) (2023), http://www.arlis.am/DocumentView.aspx? DocID=176064, 1/37, 2023.

Mikaelian, H.S Algebra 7. Textbook for Secondary School, Yerevan, 2006. 304 p. (in Armenian).

Mikaelian, H.S. (2007). Algebra 8. Textbook for Secondary School, Yerevan, 2007. 304 p. (in Armenian).

Mikaelian, H.S. (2008). Algebra 9. Textbook for Secondary School, Yerevan, 2008. 304 p. (in Armenian).

Mikaelian, H.S. (2015). Beauty and educational potential of mathematics. Yerevan. 2015. (in Armenian).

Mikaelian H. S. (2019). Language and Speech of Mathematical Education, Yerevan, Edit Print, 2019, 224 p.

Mikaelian, H.S. (2019). Aesthetic foundations of mathematics education. Yerevan-Cherkassy, 2019. (in Rusian).

Mikaelian, H.S (2023). Algebra 7. Textbook for Secondary School, Yerevan, 2023. 176 p. (in Armenian).

Mkrtchyan A.T. (2018). Methodological issues of teaching elements of logic, Yerevan, Engineer, 2016, 104 p.

Nikolsky S.N. and others (2014). Алгебра 7, Textbook for Secondary Schoolю Москва, 2014, 301 p.

Rodionov, M.A.; Liksina, E.V. (2003). Aesthetic orientation of teaching and ways of its actualization. Penza, 2003. (in Rusian).

Sarantsev, G.I. (2000). Aesthetic motivation in teaching mathematics. Saransk, 2000. (in Rusian).

Volkenshtein V.M. (1931). Experience of modern aesthetics, M., 1931. 188 p.A.A. (in Rusian).

Yakir M.S..(1989). What is a beautiful problem?, Mathematics at school. - 1989. -N6. (in Rusian).

Publicado

2024-11-29

Como Citar

S. Mikaelian, H., & Araksia Tigran Mkrtchyan. (2024). A verdade e o bonito: Sobre teorias axiomáticas significativas no contexto de critérios objetivos de beleza científica. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 31, 84-94. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.31.16099
Recebido 2024-01-07
Aprovado 2024-10-14
Publicado 2024-11-29