(Re)produção do conhecimento na educação matemática

Uma questão de estética e violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15353

Palavras-chave:

(Re)produção, Conhecimento, Estética, Violência

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a produção e reprodução do conhecimento —como categorias, noções, teorias e metodologias que fazem parte da pesquisa em educação matemática— a partir de uma abordagem epistêmica que busca perturbar a suposta neutralidade, objetividade e ordem de nosso campo. A premissa do artigo se constitui na ideia de que buscar novos modos de fazer torna plausível tornar visíveis condições de possibilidades, nas que moldam novas formas de pensar sobre o que fazemos e o que não fazemos no campo. Premissa enquadrada no anarquismo epistemológico, o qual argumenta-se que o progresso científico poderia ser restringido devido a métodos científicos prescritivos, bem como normas fixas e universais. O reconhecimento de diferentes fluxos de ação e ferramentas capazes de moldar para responder à realidade e ao contexto, é entendido como potência para pensar novas possibilidades; junto com isso, descompactar e ler a rede rizomática que fica emaranhada enquanto pensava o ensino e a aprendizagem da matemática além do triângulo didático. Assim, diversos autores afirmam que a pesquisa é uma questão política e de poder. A (re)produção do conhecimento não é neutra ou inocente. A não neutralidade e a inocência tornam-se possíveis a partir de uma estética que circula e normaliza o que se considera como pesquisa —válido e valioso—, bem como as formas de fazer e produzir conhecimento —válido e valioso—. Essa normalização gera eventos de violência, particularmente contra minorias —epistêmicas ou ontológicas—.

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Biografia do Autor

  • Alex Montecino, Universidad de Tarapacá

    Alex Montecino, Académico investigador del Departamento de Matemática de la Universidad de Tarapacá. Además, en esta universidad, cumple el rol de Coordinador de postgrado de la Facultad de Ciencias. A su vez, es investigador responsable de TEETra Lab.

    Alex Montecino tiene un Doctorado en Educación Matemática de la Universidad de Aalborg-Dinamarca. En 2012 terminó sus estudios de Maestría en Ciencias con especialidad en Matemática Educativa en Cinvestav-México. En 2009 terminó sus estudios de Licenciatura en Educación y Título Profesional de Profesor de Matemática e Informática Educativa en la Universidad Católica Silva Henríquez-Chile.

    El interés de investigación de Alex Montecino se posiciona en el vuelco sociopolítico en educación matemática. Gran parte de sus trabajos han implicado e implican un cuestionamiento crítico de los discursos dominantes sobre el docente de matemáticas; problematizar la fabricación del sujeto deseado que norma las formas de ser y actuar; desempacar la red discursiva en la que se constituyen entendimientos que subjetivan y sujetan el devenir del sujeto; la producción y reproducción de conocimiento dentro del área; y un cuestionamiento de las formas de hacer en la academia.

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Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Montecino, A. (2023). (Re)produção do conhecimento na educação matemática: Uma questão de estética e violência. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 595-601. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15353