O ensino de matemática pode desestabilizar o racismo institucionalizado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15344

Palavras-chave:

teoria crítica de raça, racismo institucional, espaços normativos interseccionais

Resumo

Este artigo é parte de um estudo mais amplo que contribui para teoria e metodologia relacionada ao estudo de como o racismo permeia as práticas docentes. Eu combino conceitos do Realismo Crítico e da Teoria Crítica de Raça para desenvolver uma teoria que descreve melhor como interações locais que ocorrem em uma sala de aula de matemática podem romper padrões de interações que levam a reprodução da estrutura racial que permeia a sociedade estadunidense contemporânea. A partir do conceito de círculos normativos, eu discuto como certas práticas docentes de matemáticas apoiam a criação de um espaço normativo conflitivo em sala de aula na qual a desestabilização local do racismo é mais provável de ocorrer. Com dados coletados em uma aula de matemática laboratório, pude refinar e aprimorar a teoria. Também discuto algumas considerações metodológicas que incluem a necessidade de capturar desestabilização inesperada de padrões (racistas) e a confirmação de que tais desestabilizações são normativas nesta sala de aula. Eu ilustro tal trabalho reportando em como manter o foco na matemática pode apoiar a criação de espaços normativos interseccionais nos quais crianças pretas estiveram mais predispostas a se engajar em fazer matemática e em esperar e serem esperadas a fazer isso. Nesses espaços, elas também foram menos predispostas a serem disciplinadas ou terem seu pensamento imediatamente avaliado e corrigido.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Ball, D. L. (2017). Uncovering the special mathematical work of teaching. Plenary lecture at the 13th International Congress in Mathematics Education, Hamburg, Germany. In G. Kaiser (Ed.), Proceedings of the 13th International Congress in Mathematics Education (pp. 11–34). Cham: Springer.

Bhaskar, R. (2008). A realist theory of science. Routledge.

Boaler, J. (2008). Promoting ‘relational equity’ and high mathematics achievement through an innovative mixed‐ability approach. British Educational Research Journal, 34(2), 167–194.

Bonilla-Silva, B. (2018). Race without racists: Color-blind persistence of racial inequality in the United States. Rowman & Littlefield.

Cohen, D. K., Raudenbush, S. W., & Ball, D. L. (2003). Resources, instruction, and research. Educational Evaluation and Policy Analysis, 25(2), 119–142.

Crenshaw, K. W., Ocen, P., & Nanda, J. (2014) Black girls matter: pushed out, overpoliced and underprotected. African American Policy Forum report.

Elder-Vass, D. (2010). The causal power of social structures: Emergence, structure and agency. Cambridge University Press.

Elder-Vass, D. (2012). The reality of social construction. Cambridge University Press.

Grant, L. (1994). Helpers, enforcers, and go-betweens: Black girls in elementary schools. In B. T. Dill & M. B. Zinn (Eds.), Women of color in U.S. society (2nd ed., pp. 43–63). Temple University Press.

Gregory, A., Skiba, R., & Noguera, P. (2010). The achievement gap and the discipline gap: Two sides of the same coin? Educational Researcher, 39(1), 59–68.

Gutiérrez, R. (2013). The sociopolitical turn in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, 44(1), 37–68.

Gutstein, E. (2005). Reading and writing the world with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. Routledge.

Hand, V. (2012). Seeing culture and power in mathematical learning: Toward a model of equitable instruction. Educational Studies in Mathematics, 80(1-2), 233–247.

Ladson-Billings, G. (1995). But that’s just good teaching! The case for culturally relevant pedagogy. Theory into Practice, 34(3), 159–165.

Ladson-Billings, G. (1999). Just what is critical race theory and what’s it doing in a nice field like education? In L. Parker, D. Deyhle, & S. Villenas (Eds.), Race is… race isn’t: Critical race theory and qualitative studies in education (pp. 7–27). Westview Press.

Lampert, M. (2001). Teaching problems and the problems of teaching. Yale University Press.

Lubienski, S. T. (2000) Problem solving as a means toward mathematics for all: An exploratory look through a class lens. Journal for Research in Mathematics Education, 31(4), 454–482.

Monroe, C. R. (2005) Why are “bad boys” always Black?: Causes of disproportionality in school discipline and recommendations for change. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues, and Ideas, 79(1), 45–50.

Morris, E. W. (2007). “Ladies” or “loudies”? Perceptions and experiences of Black girls in classrooms. Youth & Society, 38(4), 490–515.

Powell, A.B., & Brantlinger, A. (2008). A pluralistic view of critical mathematics. In J.F. Matos, P. Valero, & K. Yasukawa (Eds.), Proceedings of the Fifth International Mathematics Education and Society Conference (pp. 424–433). Lisbon, Portugal: Centro de Investigação, Universidade de Lisboa.

Salazar, S. B. (2019). Examining institutional racism within mathematics instruction. [Doctoral dissertation]. University of Michigan, Ann Arbor, MI.

Skiba, R. J., Michael, R. S., Nardo, A. C., & Peterson, R. L. (2002). The color of discipline: Sources of racial and gender disproportionality in school punishment. Urban Review, 34(2), 317–342.

Valero, P. (2004). Sociopolitical perspectives on mathematics education. In P. Valero & R. Zevenber-gen (Eds.), Researching the socio-political dimensions of mathematics education: Issues of power in theory and methodology (pp. 5–24). Norwell, MA: Kluwer.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Bobsin Salazar, S. (2023). O ensino de matemática pode desestabilizar o racismo institucionalizado?. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 554-564. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15344