Emoções estéticas em contextos ficcionais

Enclave pragmático e consequências para a ação em Jean Marie Schaeffer

Autores

  • Daniel Scheck Universidad Nacional del Comahue

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2021.22.11441

Palavras-chave:

experiência estética, dimensão afetiva, cognição, ficcionalização, despragmatização

Resumo

Este trabalho está enquadrado em discussões sobre o status e as características das emoções ligadas às experiências estéticas em contextos ficcionais. Oferece uma leitura da perspectiva de Jean Marie Schaeffer, que rejeita a ideia de que as emoções em contextos ficcionais são apenas quase ou pseudo-emoções ou emoções simuladas ou fingidas. Da mesma forma, questiona-se um dos significados que o termo "ficcionalizar" adquire para aquele autor. Por último, discute-se a suposta depragmatização das consequências para a vida ativa que teriam as emoções ligadas às experiências estéticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Berlyne, D. E. (1971). Aesthethics and Psychobiology. Appleton-Century-Crofts. New York.

Berridge, K. C. (2003). “Pleasures of the Brain”. Brain and Cognition. 52. 106-128.

Burdman, F. (2014). “Mundos imaginarios y cuasiemociones: la solución a la paradoja de la ficción en Walton y Currie”. Cuadernos de filosofía. 61. 63-77.

Currie, G. (1990). The Nature of Fiction. Cambridge University Press. 2008.

Currie, G. (1997). “The Paradox of Caring: Fiction and the Philosophy of Mind”. En M. Hjort & S. Laver (eds.) Emotion and the Arts. Oxford University Press.

Currie, G. (2020). Imagining and Knowing. The shape of fiction. Oxford University Press.

Davies. D. (2005). Fiction, en B. Gaut and D. McIver Lopes (eds.) The Routledge Companion to aesthetics. Routlenge. New York.

García Carpintero, M. (2016). Relatar lo ocurrido como invención. Una introducción a la filosofía de la ficción contemporánea. Cátedra. Madrid.

Gomila, A. (2013). “Emociones en el teatro: ¿por qué nos involucramos emocionalmente con una representación?”. En Soria Tomás, G. (ed.). La representación de las emociones. Dykinson. Madrid. 57-78.

Goodman, N. (1976). Los lenguajes del arte. Traducción de J. Cabanes. Seix Barral. Barcelona.

Levinson, J. (1997). “Emotion in response to art: a survey of the terrain”. En M. Hjort, M. & Laver, S. (eds.). Emotion and the Arts. Oxford University Press.

Radford, C. (1975). “How can we be moved by the fate of Anna Karenina?”. Proceedings of the Aristotelian Society. 69. 67-80.

Schaeffer, J.-M. (2005). Adiós a la Estética. Traducción de Javier Hernández. La balsa de la Medusa. Madrid.

Schaeffer, J.-M. (2012). Arte, objetos, ficción, cuerpo. Cuatro ensayos sobre estética. Prólogo. Edición y traducción de Ricardo Ibarlucía. Editorial Biblos. Buenos Aires.

Schaeffer, J.-M. (2013). “Experiencia estética: placer y conocimiento”. Traducción de Ricardo Ibarlucía. Boletín de Estética. 25. 5-34.

Schaeffer, J.-M. (2015). “Aesthetic Relationship, Cognition, and the Pleasures of Art”. En P.F. Bundgaard, F. Stjernfelt (eds.), Investigations Into the Phenomenology and the Ontology of the Work of Art. Springer Open. New York. 145-166.

Schaeffer, J.-M. (2018). La experiencia estética. Traducción de Silvio Mattoni. La Marca. Buenos Aires.

Scheck, D. O. (2020). “Cognición, afectividad y temporalidad: la experiencia estética en Jean-Marie Schaeffer”. Boletín de Estética. 50. 7-30.

Twain, M. (2003). Las aventuras de Tom Sawyer. El Cid Editor. Santa Fe.

Walton, K. (1978). “Fearing Fictions”. Journal of Philosophy. 75: 1. 5-27.

Walton, K. (1990). Mimesis as Make-Believe. Harvard University Press.

Weston, M. (1975). Respuesta a: “How can we be moved by the fate of Anna Karenina?” de C. Radford. Proceedings of the Aristotelian Society. 69. 81-93.

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Scheck, D. (2020). Emoções estéticas em contextos ficcionais: Enclave pragmático e consequências para a ação em Jean Marie Schaeffer. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 22, 91-102. https://doi.org/10.34024/prometeica.2021.22.11441
Recebido 2020-11-27
Aprovado 2021-01-02
Publicado 2020-12-22