Funcionalidade de crianças com e sem Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2009.v17.8547Palavras-chave:
Síndrome de Down, Desenvolvimento Infantil, Destreza MotoraResumo
Objetivo. Comparar a funcionalidade de crianças com Síndrome de Down (SD) e crianças com desenvolvimento típico (DT). Método. Foram avaliadas 68 crianças com SD e 68 com DT (n=136), divididas em 3 subgrupos etários: 6 meses a 23 meses, 24 meses a 59 meses e de 60 meses a 90 meses. Para avaliação, utilizou-se o teste funcional PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventory). O teste não paramétrico de Mann-Whitney e a correlação de Spearman foram utilizados para análise estatística. Resultados. As crianças SD apresentam escores inferiores às crianças DT nas funções de autocuidado, de mobilidade e de função social em todas as faixas etárias (p <0,05). Os subgrupos de 60 meses a 90meses não apresentaram diferença quanto à função de mobilidade (p=0,081). A renda per capita e escolaridade materna impactaram a funcionalidade do grupo DT na função social (r=0,635) e de autocuidado (r=0,581), mas não impactaram a funcionalidade grupo SD. Conclusão: A função social e de autocuidado na SD diferem do desenvolvimento típico e as funções de mobilidade são compatíveis com o DT por volta do quinto ano de vida. As condições socioeconômicas não impactam a funcionalidade das crianças com SD.>
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Publicado: 2009-09-30