Letramento em saúde e conhecimento de pessoas com lesão medular espinhal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16318

Palavras-chave:

Traumatismos da medula espinhal, Letramento em saúde, Reabilitação, Educação em saúde, Conhecimento

Resumo

Introdução. Para um adequado gerenciamento em saúde, o indivíduo necessita compreender sobre sua condição clínica e saber tomar decisões críticas e assertivas sobre sua saúde, ressaltando o letramento em saúde (LS) adequado como importante aliado nesse processo. Objetivo. Analisar o LS e o conhecimento acerca das condições clínicas de pessoas com Lesão Medular Espinhal (LME) internadas para um processo de reabilitação. Método. Estudo analítico longitudinal quantitativo, que incluiu indivíduos com LME, ≥18 anos, de etiologia traumática, com tempo de lesão ≤18 meses. Foram utilizados o European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form (HLS-EU-Q6) e questionário elaborado pelos autores em relação ao conhecimento sobre LME. Resultados. 35 indivíduos, com média de idade de 41,97±17,48 anos; 28(80%) do sexo masculino, 17 (48,57%) indivíduos possuíam nível de lesão torácica, a maior parte evoluiu com lesões completas, ASIA Impairment Scale (AIS) A 16 (45,70%) indivíduos, e a principal etiologia adveio de acidentes automobilísticos 16 (45,71%) indivíduos. 29 (82,85%) indivíduos foram admitidos com nível de LS problemático e esse nível não mudou ao final da internação em 28 (80%) indivíduos. Houve melhora significante no conhecimento dos participantes ao final da internação (p=<0,01). Não houve correlação do LS com o questionário Conhecimento Sobre Lesão Medular Espinhal (p=0,09). Conclusão. O letramento em saúde de indivíduos com lesão medular espinhal não alterou durante o período de internação, permanecendo problemático. Houve melhora do conhecimento sobre condição clínica desta população, mesmo os que permaneceram em isolamento durante o período de internação.

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Publicado

2024-04-23

Como Citar

Passos de Oliveira Guimarães, T., Batista da Silva Lima, J., Camilo Valinote, H., Martins Carneiro, E., Souza Costa , K., Moreira de Paiva , T., Aguilera Rodrigues da Silva, F., França Bernardelli Cipriano , G., & de Araújo Morais, L. (2024). Letramento em saúde e conhecimento de pessoas com lesão medular espinhal. Revista Neurociências, 32, 1–21. https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16318

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2024-02-13
Aceito: 2024-04-09
Publicado: 2024-04-23

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