Perfil funcional de alunos com Transtorno do Espectro Autista em escolas de ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15415

Palavras-chave:

Autismo Infantil, Inclusão educacional, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Reabilitação

Resumo

Introdução. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como uma síndrome neuropsiquiátrica de alta prevalência. Objetivo. Avaliar o perfil funcional de alunos com TEA, em todos os níveis de suporte, inseridos em escolas municipais de ensino regular na cidade de Alfenas-MG frente à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e avaliar recursos e materiais de apoio à educação desses alunos. Método. Estudo transversal, composto por 42 alunos com TEA, de diferentes níveis, distribuídos em nove escolas da rede municipal. Para avaliar o perfil funcional foi utilizado um checklist da CIF, no qual 37 domínios do componente “Atividade e Participação” foram qualificados quanto à dificuldade em realizar tarefas relacionadas à percepção, atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, capacidade motora e estado emocional. Os alunos foram avaliados de forma indireta, sob a perspectiva do professor, por meio de entrevista. Resultados. Os alunos com TEA apresentaram dificuldade de ligeira a completa em onze domínios relacionados à “Linguagem” (65,2%) e de moderada a completa no domínio “dirigir atenção” (66,7%), “lidar com estresse e outras exigências psicológicas” (78,6%), “concentrar atenção” (83,3%), “interações interpessoais básicas” (69%) e “relacionamentos sociais informais” (59,5%). As escolas contam com materiais básicos de apoio, que foram considerados como facilitadores moderados. Nenhuma escola possui ou faz uso de tecnologia assistiva, o que foi considerado como barreira para o desenvolvimento dos alunos com TEA.  Conclusão. O perfil funcional desse grupo analisado apontou dificuldades nas atividades que envolviam percepção, atenção e estado emocional e observou-se falta de materiais de apoio para esta população.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association. Transtorno do Espectro Autista. In: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR. Vieira D, Cardoso, MV, Rosa SMM (tradução). 5 ed.; Porto Alegre: Artmed; 2023; p.56-67.

Zeidan J, Fombonne E, Scorah J, Ibrahim A, Durkin MS, Saxena S, et al. Global prevalence of autism: A systematic review update. Autism Res 2022;15:778-90. https://doi.org/10.1002/aur.2696

World Health Organization. Autism (endereço na Internet). World Health Organization; 2022 (acessada em 13/03/2023). Disponível em: https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/autism-spectrum-disorders-(asd)

Gomes PTM, Lima LHL, Bueno MKG, Araújo LA, Souza NM. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. J Pediatr (Rio J) 2015;91:111-21. https://doi.org/10.1016/j.jped.2014.08.009

Maenner MJ, Shaw KA, Bakian AV, Bilder DA, Durkin MS, Esler A, et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years - Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2018. MMWR Surveill Summ 2021;70:1-16. https://doi.org/10.15585/mmwr.ss7011a1

Nunes DRP, Azevedo MQO, Schmidt C. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Rev Educ Espec 2013;26:557-72. https://doi.org/10.5902/1984686X10178

Falcão CSN, Stelko-Pereira AC, Alves DLG. Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes. Educ Pesqui 2021;47:e217359. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147217359

Camargo SPH, Bosa CA. Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo. Psicol Teor Pesq 2012;28:315-24. https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000300007

Farias N, Buchalla CM. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Rev Bras Epidemiol 2005;8:187-93. https://doi.org/10.1590/S1415-790X2005000200011

Ruaro JA, Ruaro MB, Souza DE, Fréz AR, Guerra RO. An overview and profile of the ICF's use in Brazil - a decade of history. Braz J Phys Ther 2012;16:454-62. https://doi.org/10.1590/S1413-35552012005000063

Organização Mundial da Saúde. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais em Português. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Poker RB, Martins SESO, Oliveira AAS, Milanez SGC, Giroto CRM. Plano de Desenvolvimento Individual para o Atendimento Educacional Especializado. São Paulo: Editora Unesp; 2013. 184p. https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-livro_9_poker_v7.pdf

Jacquemont S, Coe BP, Hersch M, Duyzend MH, Krumm N, Bergmann S, et al. A higher mutational burden in females supports a "female protective model" in neurodevelopmental disorders. Am J Hum Genet 2014;94:415-25. https://doi.org/10.1016/j.ajhg.2014.02.001

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Guia de Orientação da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais. 2014.

https://srefabricianodivep.files.wordpress.com/2019/02/guia-da-educac3a7c3a3o-especial-mg-versc3a3o3-atualizada.pdf

Falck-Ytter T, Kleberg JL, Portugal AM, Thorup E. Social Attention: Developmental Foundations and Relevance for Autism Spectrum Disorder. Biol Psychiatry 2023;94:8-17. https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2022.09.035

Fombonne E, Croen LA, Bulkley JE, Varga AM, Daida YG, Hatch BA, et al. Emotional and Behavioral Problems in Youth with Autism: High Prevalence and Impact on Functioning. J Dev Behav Pediatr 2022;43:140-8. https://doi.org/10.1097/DBP.0000000000001028

Miccas C, Vital AAF, D’antino MEF. Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com transtornos do espectro do autismo. Rev Psicopedag 2014;31:3-10. https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28580

Kanner L. Autistic disturbances of affective contact. Acta Paedopsychiatr 1968;35:100-36. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/4880460/

McKernan EP, Kim SH. School-entry language skills as predictors of concurrent and future academic, social, and adaptive skills in kindergarteners with ASD. Clin Neuropsychol 2022;36:899-920. https://doi.org/10.1080/13854046.2021.1950211

Wuang YP, Huang CL, Tsai HY. Sensory Integration and Perceptual-Motor Profiles in School-Aged Children with Autistic Spectrum Disorder. Neuropsychiatr Dis Treat 2020;16:1661-73. https://doi.org/10.2147/NDT.S253337

Spaniol MM, Magalhães J, Mevorach C, Shalev L, Teixeira MCTV, Lowenthal R, et al. Association between attention, nonverbal intelligence and school performance of school-age children with Autism Spectrum Disorder from a public health context in Brazil. Res Dev Disabil 2021;116:104041. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2021.104041

Rederd BF, Santos RPL, Hees LWB. Autismo diante do raciocínio lógico matemático: fatores determinantes e métodos de intervenção. Ensaios Pedag 2018;2:113-24. https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/68

Galvão Filho TA. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas (Tese). Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; 2009, 346p. https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10563/1/Tese%20Teofilo%20Galvao.pdf

Oliva DV. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicol USP 2016;27:492-502. https://doi.org/10.1590/0103-656420140099

Silva SC, Schneider DR, Kaszubowski E, Nuernberg AH. Estudantes com transtorno do espectro autista no ensino superior: analisando dados do INEP. Psicol Esc Educ 2020;24:e217618. https://doi.org/10.1590/2175-35392020217618

Santos CEM, Capellini VLMF. Inclusão escolar e infraestrutura física de escolas de ensino fundamental. Cad Pesqui 2021;51:e07167. https://doi.org/10.1590/198053147167

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Matos, J. B. de, de Melo Taveira, L. ., Massini Rosa, S. C., Ribeiro Rosário, L. M., Silva Santos, A. T., dos Reis, L. M., & Carbonari de Faria, T. C. . (2023). Perfil funcional de alunos com Transtorno do Espectro Autista em escolas de ensino regular . Revista Neurociências, 31, 1–21. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15415

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2023-07-18
Aceito: 2023-10-17
Publicado: 2023-11-01

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)