Perfil funcional de alunos com Transtorno do Espectro Autista em escolas de ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15415

Palavras-chave:

Autismo Infantil, Inclusão educacional, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Reabilitação

Resumo

Introdução. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como uma síndrome neuropsiquiátrica de alta prevalência. Objetivo. Avaliar o perfil funcional de alunos com TEA, em todos os níveis de suporte, inseridos em escolas municipais de ensino regular na cidade de Alfenas-MG frente à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e avaliar recursos e materiais de apoio à educação desses alunos. Método. Estudo transversal, composto por 42 alunos com TEA, de diferentes níveis, distribuídos em nove escolas da rede municipal. Para avaliar o perfil funcional foi utilizado um checklist da CIF, no qual 37 domínios do componente “Atividade e Participação” foram qualificados quanto à dificuldade em realizar tarefas relacionadas à percepção, atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, capacidade motora e estado emocional. Os alunos foram avaliados de forma indireta, sob a perspectiva do professor, por meio de entrevista. Resultados. Os alunos com TEA apresentaram dificuldade de ligeira a completa em onze domínios relacionados à “Linguagem” (65,2%) e de moderada a completa no domínio “dirigir atenção” (66,7%), “lidar com estresse e outras exigências psicológicas” (78,6%), “concentrar atenção” (83,3%), “interações interpessoais básicas” (69%) e “relacionamentos sociais informais” (59,5%). As escolas contam com materiais básicos de apoio, que foram considerados como facilitadores moderados. Nenhuma escola possui ou faz uso de tecnologia assistiva, o que foi considerado como barreira para o desenvolvimento dos alunos com TEA.  Conclusão. O perfil funcional desse grupo analisado apontou dificuldades nas atividades que envolviam percepção, atenção e estado emocional e observou-se falta de materiais de apoio para esta população.

 

 

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Publicado

2023-11-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Matos JB de, de Melo Taveira L, Massini Rosa SC, Ribeiro Rosário LM, Silva Santos AT, dos Reis LM, et al. Perfil funcional de alunos com Transtorno do Espectro Autista em escolas de ensino regular . Rev Neurocienc [Internet]. 1º de novembro de 2023 [citado 12º de julho de 2025];31:1-21. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/15415
Recibido 2023-07-18
Aprovado 2023-10-17
Publicado 2023-11-01