Perfil funcional de alunos com Transtorno do Espectro Autista em escolas de ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15415

Palavras-chave:

Autismo Infantil, Inclusão educacional, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Reabilitação

Resumo

Introdução. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como uma síndrome neuropsiquiátrica de alta prevalência. Objetivo. Avaliar o perfil funcional de alunos com TEA, em todos os níveis de suporte, inseridos em escolas municipais de ensino regular na cidade de Alfenas-MG frente à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e avaliar recursos e materiais de apoio à educação desses alunos. Método. Estudo transversal, composto por 42 alunos com TEA, de diferentes níveis, distribuídos em nove escolas da rede municipal. Para avaliar o perfil funcional foi utilizado um checklist da CIF, no qual 37 domínios do componente “Atividade e Participação” foram qualificados quanto à dificuldade em realizar tarefas relacionadas à percepção, atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, capacidade motora e estado emocional. Os alunos foram avaliados de forma indireta, sob a perspectiva do professor, por meio de entrevista. Resultados. Os alunos com TEA apresentaram dificuldade de ligeira a completa em onze domínios relacionados à “Linguagem” (65,2%) e de moderada a completa no domínio “dirigir atenção” (66,7%), “lidar com estresse e outras exigências psicológicas” (78,6%), “concentrar atenção” (83,3%), “interações interpessoais básicas” (69%) e “relacionamentos sociais informais” (59,5%). As escolas contam com materiais básicos de apoio, que foram considerados como facilitadores moderados. Nenhuma escola possui ou faz uso de tecnologia assistiva, o que foi considerado como barreira para o desenvolvimento dos alunos com TEA.  Conclusão. O perfil funcional desse grupo analisado apontou dificuldades nas atividades que envolviam percepção, atenção e estado emocional e observou-se falta de materiais de apoio para esta população.

 

 

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Matos, J. B. de, de Melo Taveira, L. ., Massini Rosa, S. C., Ribeiro Rosário, L. M., Silva Santos, A. T., dos Reis, L. M., & Carbonari de Faria, T. C. . (2023). Perfil funcional de alunos com Transtorno do Espectro Autista em escolas de ensino regular . Revista Neurociências, 31, 1–21. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15415

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2023-07-18
Aceito: 2023-10-17
Publicado: 2023-11-01

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