Avaliação da aprendizagem motora por meio de dispositivo móvel e relação com a ansiedade: ECR
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14632Palavras-chave:
Destreza motora, Reabilitação, Testes de memória e aprendizagemResumo
Introdução. Aprendizagem motora (AM) representa um conjunto de mudanças internas e permanentes na capacidade do indivíduo de executar uma tarefa motora. Essa pode ser influenciada pela complexidade da tarefa e pela ansiedade. Objetivo. Avaliar a AM por meio do teste de trilhas gamificado e correlacionar os dados com ansiedade em universitárias. Método. A amostra foi constituída por 33 universitárias, entre 18 e 25 anos, destras, randomizadas em dois grupos, G1, n=16, parte A e G2, n=17, parte B do teste de trilhas gamificado. A ansiedade foi avaliada pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Aplicou-se o teste Komolgorov-Smirnov para normalidade dos dados, posteriormente, os testes de Mann-Whitney e Teste t para caracterização da amostra. Os testes de Friedman e Wilcoxon para a comparação intra e intergrupos. A correlação da variável independente ansiedade-traço, com a variável dependente erro, utilizou-se o teste de Correlação de Spearman. Resultados. Na avaliação intergrupos, observou-se diferença significante no tempo dos ambientes 1 (p=0,006), 4 (p=0,040) e 6 (p=0,034), e no número de erros nos ambientes 1 (p=0,004), 4 (p=0,023) e 5 (p=0,027). Na avaliação intragrupo, foi observada diferença significante entre quase todos os ambientes nas variáveis tempo e erro para ambos os grupos. Houve correlação positiva moderada entre IDATE-traço e erro nos ambientes 2 (p=0,015; r=0,581) e 4 (p=0,032; r=0,520) do G2. Conclusão. Conclui-se que o uso do teste de trilhas modificado por gamificação neste estudo reflete os aspectos da AM, a qual é diretamente influenciada por fatores como dificuldade da tarefa e ansiedade.
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Aceito: 2023-02-16
Publicado: 2023-03-14