A recepção da Antiguidade Clássica na Contemporaneidade

Uma discussão necessária

Auteurs

  • Ingrid Cristini Kroich Frandji Universidade Estadual do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20017

Mots-clés :

Estudos de Recepção, Ensino de História Antiga

Résumé

Nas últimas décadas, os estudos sobre a Antiguidade Clássica passaram a abranger também o impacto das civilizações antigas na formação de identidades nacionais, suas utilizações e retomadas a partir de aspectos políticos e artísticos, ligados aos produtos culturais próprios dos séculos XX e XXI. Compreendendo a relevância do mundo antigo e suas diferentes apropriações e releituras nos últimos três séculos, o presente artigo discorre sobre os resultados obtidos no âmbito do projeto A Recepção da Antiguidade Clássica na Contemporaneidade (2000-2020), desenvolvido na UNESPAR – Campus Paranaguá entre 2022 e 2023. São apresentados os dados quantitativos de cinco eixos de pesquisa (filmes, álbuns musicais, histórias em quadrinhos, séries e jogos).  A partir destes dados, algumas considerações parciais são apresentadas, em especial sobre a relação entre os estudos da recepção e ensino de História.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Ingrid Cristini Kroich Frandji, Universidade Estadual do Paraná

    Professora colaboradora do curso de História da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá. Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2022), com pesquisa sobre emoções e construção de afetividades e subjetividades no Egito Romano. Mestra em História pela Universidade Federal do Paraná (2017) com pesquisa na área de História Antiga, com ênfase nas relações de gênero, violência e agência feminina no Egito Romano. Entre meus interesses de pesquisa estão questões relacionadas à vida das mulheres na Antiguidade, historiografia sobre as mulheres, imperialismo e construção do conhecimento sobre o passado clássico, pós-colonialismo, pós-estruturalismo, ensino de História e recepção da Antiguidade na contemporaneidade. Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (2013). (Texto informado pelo autor)

Références

HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher (Ed.). A companion to classical receptions. John Wiley & Sons, 2011.

KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: um debate metodológico. Revista estudos históricos, v. 5, n. 10, 1992, p. 237-250.

LAGUNA-MARISCAL, Gabriel; SANZ-MORALES, Manuel. Was the Relationship between Achilles and Patroclus According to Chariton of Aphrodisias. The Classical Quarterly, v. 53, n 1, 2003, p. 292-295.

LOWE, Dunstan. Always Already Ancient: Ruins in the Virtual World. In: THORSEN, T.S. (ed.). Greek and Roman Games in the Computer Age. Trondheim: Akademika Publishing, 2012, p. 53-90.

SANTOS, Dominique V. C. O ensino de História Antiga no Brasil e o debate da BNCC. Outros Tempos: Pesquisa em Foco-História, v. 16, n. 28, 2019, p. 128-145.

SILVA, Glaydson José. História Antiga e usos do passado. São Paulo: Annablume, 2007.

SIRISURIYA, De S. et al. A comparative study on web scraping. 2015.

WALTENBERG, Lucas. Perspectivas para pensar o álbum conceitual no cenário musical contemporâneo. In: VI CONGRESSO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 6, 2013. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UERJ, 2013.

ZUCKERBERG, Donna. Not all dead white men: Classics and misogyny in the digital age. Harvard University Press, 2018.

Publiée

2025-02-13

Comment citer

A recepção da Antiguidade Clássica na Contemporaneidade: Uma discussão necessária. (2025). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 8(1), 165-175. https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20017