A recepção da Antiguidade Clássica na Contemporaneidade
Uma discussão necessária
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20017Palabras clave:
Estudos de Recepção, Ensino de História AntigaResumen
Nas últimas décadas, os estudos sobre a Antiguidade Clássica passaram a abranger também o impacto das civilizações antigas na formação de identidades nacionais, suas utilizações e retomadas a partir de aspectos políticos e artísticos, ligados aos produtos culturais próprios dos séculos XX e XXI. Compreendendo a relevância do mundo antigo e suas diferentes apropriações e releituras nos últimos três séculos, o presente artigo discorre sobre os resultados obtidos no âmbito do projeto A Recepção da Antiguidade Clássica na Contemporaneidade (2000-2020), desenvolvido na UNESPAR – Campus Paranaguá entre 2022 e 2023. São apresentados os dados quantitativos de cinco eixos de pesquisa (filmes, álbuns musicais, histórias em quadrinhos, séries e jogos). A partir destes dados, algumas considerações parciais são apresentadas, em especial sobre a relação entre os estudos da recepção e ensino de História.
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Derechos de autor 2025 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas

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