Foco e Escopo

Voltada para o estudo dos contatos e identidades, das relações entre o local e o global e das circularidades culturais, Heródoto - Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas conexões Afro-asiáticas tem por intuito a divulgação, para o público acadêmico e geral, de conhecimento científico especializado acerca de suas áreas de interesse, aceitando contribuições de diferentes domínios do saber e em diferentes línguas, a saber: inglês, francês, castelhano, italiano e alemão. A revista é bilingue, sendo publicada na língua original dos contribuidores e em português e em português e inglês. Poderão ser submetidos artigos, traduções, resenhas, documentos e entrevistas de conteúdos relacionados às temáticas que são seu objeto de interesse.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores são indicados pelo Conselho Editorial para avaliarem o mérito das diferentes submissões - artigos, traduções, resenhas, documentos e entrevistas. As solicitações aos pares são feitas por meio do sistema, que permite envio e recebimento de arquivos. Há uma pré-seleção que é realizada pelo Conselho Editorial, que tem por finalidade aferir a pertinência das proposições às temáticas tratadas pela Revista e o atendimento às especificações formais das chamadas de artigos. Segue-se a essa triagem o encaminhamento para avaliação de mérito, que é feita por dois pareceristas ad hoc do Conselho Consultivo, que consideram, para suas análises, critérios como os interesses temáticos da Revista, a originalidade da contribuição, sua abordagem e clareza da redação. O tempo estipulado para a conclusão das avaliações é de 30 dias.  Após o retorno dos pareceres os mesmos são discutidos pelo Conselho Editorial. Em caso de pareceres conflitantes a contribuição é submetida a um terceiro parecerista. A aprovação ou reprova das proposições considerará os pareceres e o atendimento parcial ou integral às suas recomendações de reformulação, quando for o caso. A revista não cobra custos de envio e de processamento dos artigos.

Periodicidade

Desde maio de 2017 a revista Heródoto passou a ter periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Rede Universitária

 

INDEXADORES e BASES DE DADOS: The Ancient World Online: Awol; DOAJ (Directory of Open Access Journals); LATINDEX PKP│INDEX; ERIPLUSLivReScholar Google; Sumários de Revistas Brasileiras

A revista Heródoto aguarda, neste momento, respostas às solicitações de seus conteúdos em alguns indexadores internacionais.

   

           

     

  Histórico do periódico

Heródoto – Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas, originou-se do interesse de pesquisa de estudiosos do mundo clássico que o pensam a partir de suas conexões com os mundos africano e asiático conhecidos na Antiguidade. Com o intuito de contribuir com os trabalhos já realizados nesse campo, dois são os objetivos das pesquisas desenvolvidas pelo grupo: 1) Evidenciar as influências mútuas e não hierarquizadas entre as culturas greco-romanas e afro-asiáticas - considerando, para além das relações de aceitação e dominação, instâncias como assimilação, ajustamento, conflito, negociação e resistência ante os contatos. 2) Apontar para as influências exercidas pelas teorias do eurocentrismo, do afrocentrismo e do asianismo na produção historiográfica acerca do mundo antigo.