“Boa migalha”: o confisco das fazendas dos Mercedários em Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/fontes.2025.v12.19504

Palavras-chave:

Mercedários, Expulsão, fazendas

Resumo

Em 1850 o Brasil promulgava a Lei Euzébio de Queirós que proibia o tráfico de africanos escravizados. Já em 1864 o Brasil passava por uma grave crise econômica bancária. Buscando contribuir com o Tesouro Nacional o Conselheiro doutor Zacharias de Góes e Vasconcellos, então Ministro da Fazenda, compreendia que os bens dos extintos religiosos mercedários poderiam servir como uma ‘’boa migalha’. Quando estes religiosos foram expulsos suas fazendas de gado no Grão-Pará somavam mais de 40 mil cabeças de gado. Passados 60 anos tinham sido reduzidos, pela má administração, a pouco mais de 25 mil. O que fazer para evitar esse desperdício? Como utilizar esses bens para fazer frente às dificuldades econômicas da década de 1864? Góes de Vasconcellos tem suas ideias e as expõem nesta carta ora apresentada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Henrique Marques Brito, Universidade Federal da Bahia

    .

Referências

BRITO, Fernando Henrique Marques. O processo de expulsão dos religiosos Mercedários de Belém do Grão-Pará (1750-1804). Rio de Janeiro: monografia apresentada como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), 2022.

CUNHA, Osvaldo Rodrigues da. Talento e atitude: estudos biográficos do museu Emílio Goeldi, I. Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi, 1989.

HESPANHA, António Manoel. “Prefácio”, in: João Fragoso e Nuno Gonçalo Monteiro (org.). Um Reino e suas repúblicas no Atlântico. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2017, pp. 9-11.

PRECIOSO, Daniel. Terceiros de cor: pardos e crioulos em ordens terceiras e arquiconfrarias (Minas Gerais, 1760-1808). Tese de doutorado em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

SANGENIS, Luis Fernando Conde; ANDRADE, Lucia Maria Gonçalves de. “A pretexto de uma biblioteca conventual amazônica: livros, educação e presença mercedária em Belém do Grão-Pará nos séculos XVII e XVIII”. Acta Scientiarum, 46 (2024), pp. 1-14.

SILVA, Jaqueline Schmitt da. “Zacarias de Góes e Vasconcelos e seus discursos no Senado entre 1868 e 1869”. Chapecó: Cadernos do Ceom, 32-50 (Jun/2019), pp. 104-114.

VASCONCELLOS, Zacharias de Góes e. Discursos proferidos no debate do voto de Graças de 1865. Rio de Janeiro: Typographia Perseverança, 1865.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-10

Como Citar

MARQUES BRITO, Fernando Henrique. “Boa migalha”: o confisco das fazendas dos Mercedários em Belém. Revista de fontes, Guarulhos, SP, Brasil., v. 12, n. 22, p. 71–80, 2025. DOI: 10.34024/fontes.2025.v12.19504. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/fontes/article/view/19504. Acesso em: 13 dez. 2025.