Gênese do Projeto de digitalização da memória da imigração árabe no Brasil

Contenido principal del artículo

Silvia Antibas

Resumen

O Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Árabe no Brasil surgiu em 2016, a partir de uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e a Universidade de Saint-Esprit de Kaslik (USEK), no Líbano. Seu objetivo é preservar e divulgar documentos históricos da imigração sírio-libanesa, por meio da digitalização e da oferta de acesso on-line gratuito. A iniciativa abrange acervos públicos, privados e familiares, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pesquisas em fontes primárias pouco exploradas, como livros raros, periódicos, documentos e fotografias.

Detalles del artículo

Sección

Dossiê

Biografía del autor/a

Silvia Antibas, Academia Líbano Brasileira de Letras, Artes e Ciências

Historiadora com especialização em estratégias de desenvolvimento cultural na área de políticas culturais internacionais e gestão de artes pela Universidade Avignon, na França. Durante mais de 36 anos, atuou na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo como diretora de vários departamentos. Foi diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira durante dez anos, coordenando projetos nacionais e internacionais. Desde 2023, é vice-presidente de comunicação e marketing da instituição. Em 2020, foi vencedora do Prêmio UNESCO/Sharjah para Cultura Árabe. É membro-fundadora do grupo ArabLatinos, projeto desenvolvido pela UNESCO e a Fundação Sultão Bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita. Membro da Academia Líbano Brasileira de Letras, Artes e Ciências desde 2025.

Cómo citar

Gênese do Projeto de digitalização da memória da imigração árabe no Brasil. EXILIUM Revista de Estudios de la Contemporaneidad, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 331–334, 2025. DOI: 10.34024/xqv14188. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/20746. Acesso em: 5 dec. 2025.

Referencias

.