O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto contêm no máximo 4.500 palavras (resenha) ou 8.000 palavras (artigo), incluindo as referências bibliográficas e notas.
  • As referências a autores e obras, bem como notas de esclarecimento ou interpretativas estão apresentadas em rodapé, em sequência numérica.
  • O texto usa fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
  • O artigo contém resumos em português e inglês de no máximo 250 palavras e 5 palavras chave cada.
  • texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL)

Diretrizes para Autores

A EXILIUM – Revista de Estudos da Contemporaneidade é uma revista científica revisada por pares que publica artigos e resenhas que abordam as questões sobre resistência cultural e política e luta por justiça e igualdade com foco no mundo árabe.

A Revista se compromete a publicar apenas material original que não tenha sido publicado anteriormente ou sob revisão em outros periódicos, inclusive em idiomas diferentes. Os artigos submetidos a revista não devem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiver em processo de avaliação.

O(s) autor(es) se responsabiliza(m) integralmente pelo conteúdo dos textos enviados.

Todos os conteúdos publicados na EXILIUM estão sob licença da Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional  e não cobra taxa de submissão.

Adota as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE - https://publicationethics.org/), do Code of Ethics American Educational Research Association - https://cdn.ymaws.com/wera.site-ym.com/resource/resmgr/a_general/aera.pdf, o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/) e do Council of Science Editors (CSE - https://www.councilscienceeditors.org/) em relação a publicação.

Adota o processo de revisão por pares (blind peer review), que é constituído por dois ou mais árbitros que são designados para realizar a revisão do manuscrito. As identidades dos revisores e autores são ocultadas uns dos outros ao longo do processo de avaliação.

Todas as contribuições científicas são revisadas pelo Editor, Editores Associados de Área, Membros do Conselho Editorial e/ou Revisores Convidados, com os seguintes processos:

  • Revisão Inicial: nessa etapa, a assistente editorial avalia cada manuscrito, quando ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores. Caso o manuscrito não atenda às normas estabelecidas, será devolvido para correção. Manuscritos que não passarem na revisão inicial serão devolvidos aos autores.
  • Processo de Avaliação: os manuscritos que passam pela revisão inicial são atribuídos a dois revisores independentes de acordo com sua especialização no campo em particular.
  • Pareceres: os revisores emitem seus pareceres diretamente no sistema OJS. A decisão pode ser "Aceitar Submissão", "Revisões Requeridas", "Reenviar para Revisão" ou "Recusar Submissão". Se a decisão for "Reenviar para Revisão", o manuscrito deverá ser revisado e enviado para a segunda rodada de revisão por pares.
  • Aprovação ou Rejeição: O Conselho editorial decide, com base nos pareces, sobre a aprovação ou rejeição do manuscrito. Em caso de aceite, o manuscrito entra no processo de editoração para publicação.

A decisão sobre a publicações dos trabalhos cabe aos editores, após o exame de dois pareceres cegos feito por especialistas da área.

As afirmações emitidas nos artigos e outros trabalhos são de responsabilidade dos autores.

A revista Exilium acolhe, em fluxo livre, trabalhos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Os artigos em inglês, francês, italiano e alemão serão publicados em português e acompanhados de sua versão original.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

Os artigos deverão ser apresentados em WORD ou RTF e conter no máximo 8.000 palavras, incluindo as referências bibliográficas e notas. As resenhas não deverão ultrapassar 4.500 palavras, e deverão apresentar as referências completas da obra resenhada. Todos os trabalhos deverão ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço 1,5; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Os artigos e outros trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema eletrônico, no Portal de periódicos da UNIFESP (https://periodicos.unifesp.br), ou então pelo e-mail: exilium@unifesp.br). No caso da submissão no portal, os autores devem antes se cadastrar na plataforma.

Cada artigo deverá ser acompanhado de um resumo de no máximo 250 palavras e de 5 palavras chave, em português e inglês.

As referências a autores e obras, assim como as notas esclarecedoras ou interpretativas deverão ser apresentadas sempre no rodapé, em sequência numérica e na bibliografia final, obedecendo o seguinte padrão de formatação:

Livro

SOBRENOME do autor, nome, título em itálico, local da publicação, editora, ano.

Artigo de coletânea

SOBRENOME do autor, nome, título do trabalho, in SOBRENOME do organizador, nome, título da coletânea. em itálico, local da publicação, editora, ano.

Artigos em periódico

SOBRENOME do autor, nome, título do artigo, nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, páginas do artigo, ano.

Dissertações e teses

SOBRENOME do autor, nome, título do trabalho em itálico, local, grau acadêmico do estudo, instituição em que foi apresentado, ano.

Documentos eletrônicos

SOBRENOME do autor, nome, título em itálico, endereço eletrônico, data de acesso.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.