Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sob avaliação em nenhum outro períódico.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto contêm no máximo 4.500 palavras (resenha) ou 8.000 palavras (artigo), incluindo resumo, referências bibliográficas e notas.
  • Referências a autores e obras, esclarecimentos e notas interpretativas estão em rodapé, em sequência numérica.
  • O texto usa fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
  • O artigo contém resumos em português e inglês de no máximo 250 palavras e 5 palavras chave cada.
  • O texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL)
  • As informações solicitadas no perfil do usuário (nome completo, e-mail, afiliação) foram preenchidas.
  • as transliterações seguem o padrão IPA e os termos foram romanizados para o idioma do artigo.

Diretrizes para Autores

A EXILIUM – Revista de Estudos da Contemporaneidade é uma publicação científica revisada por pares e de periodicidade semestral que acolhe, em fluxo contínuo, artigos originais e outros tipos de textos ou materiais diversos, de acordo com o perfil das suas seções: Varia, Literários, Crítica da Contemporaneidade, Oriente-Ocidente.

A Revista se compromete a publicar apenas material original que não tenha sido publicado anteriormente ou sob revisão em outros periódicos, inclusive em idiomas diferentes. Os artigos submetidos a revista não devem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiver em processo de avaliação.

O(s) autor(es) se responsabiliza(m) integralmente pelo conteúdo dos textos enviados, incluindo correção gramatical e ortográfica.

A revista adota o processo de revisão por pares (blind peer review), que é constituído por dois ou mais árbitros que são designados para realizar a revisão do manuscrito. As identidades dos revisores e autores são ocultadas uns dos outros ao longo do processo de avaliação.

Todas as contribuições científicas são revisadas pelo Editor, Editores Associados de Área, Membros do Conselho Editorial e/ou Revisores Convidados, com os seguintes processos:

  • Revisão Inicial: nessa etapa, a assistente editorial avalia cada manuscrito, quando ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores. Caso o manuscrito não atenda às normas estabelecidas, será devolvido para correção. Manuscritos que não passarem na revisão inicial serão devolvidos aos autores.
  • Processo de Avaliação: os manuscritos que passam pela revisão inicial são atribuídos a dois revisores independentes de acordo com sua especialização no campo em particular.
  • Pareceres: os revisores emitem seus pareceres diretamente no sistema OJS. A decisão pode ser "Aceitar Submissão", "Revisões Requeridas", "Reenviar para Revisão" ou "Recusar Submissão". Se a decisão for "Reenviar para Revisão", o manuscrito deverá ser revisado e enviado para a segunda rodada de revisão por pares.
  • Aprovação ou Rejeição: O Conselho editorial decide, com base nos pareces, sobre a aprovação ou rejeição do manuscrito. Em caso de aceite, o manuscrito entra no processo de editoração para publicação.

A decisão sobre a publicações dos trabalhos cabe aos editores, após o exame de dois pareceres cegos feito por especialistas da área.

As afirmações emitidas nos artigos e outros trabalhos são de responsabilidade dos autores.

A revista Exilium acolhe, em fluxo livre, trabalhos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Os artigos em inglês, francês, italiano e alemão serão publicados em português e acompanhados de sua versão original.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editores"

Os artigos e outros trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema eletrônico, no Portal de periódicos da UNIFESP (https://periodicos.unifesp.br), ou então pelo e-mail: exilium@unifesp.br). No caso da submissão no portal, os autores devem antes se cadastrar na plataforma.

Artigos em espanhol não serão traduzidos; artigos em inglês, francês, italiano e alemão serão publicados em português e acompanhados de sua versão original. Em caso de citação de termos transliterados a partir de idiomas grafados em outros alfabetos (por exemplo árabe, turco, armênio, chinês etc), usar padrão IPA fonts de transliteração e romanizar termos no idioma original do artigo ou use nossa tabela de transliteração árabe e persa.

Sugerimos que utilize o nosso Modelo para formatação de artigos, ou aplique o padrão a seguir:

Arquivo da submissão deve estar sempre em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF

 

Título em fonte Times New Roman, 12 pt, negrito e centralizado, espaçamento “Simples”

Nome do(a) primeiro(a) autor(a) à direita, dados em nota de rodapé: minibiografia do autor: trajetoria acadêmica simplificada contendo titulações, vinculação institucional e outras informações pertinentes. Informar OrcID e e-mail principal de contato.

(Nome do(a) segundo(a) autor(a) se houver), à direta

RESUMO (no idioma original – 12 pts – Times New Roman – negrito – justificado)

Elaborar um resumo informativo, no idioma no qual o artigo foi redigido, contendo de 150 a 250 palavras, baseando-se nas normas da ABNT vigentes. O resumo deverá conter o foco temático, objetivo e metodologia de pesquisa, destacando a relevância dos resultados ou contribuição da abordagem e/ou conclusões do trabalho para a área de interesse. (12 pts – Times New Roman – justificado)

Palavras-chave: Primeira palavra; Segunda palavra; Terceira palavra; Quarta palavra, Quinta palavra. (12 pts – Times New Roman – justificado)

Título na segunda língua, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, cor cinza escuro. Espaçamento “Simples”

ABSTRACT (12 pts – Times New Roman – negrito – justificado)

Apresentar versão em inglês do resumo informativo original, contendo de 150 a 250 palavras. (em inglês, 12 pts – Times New Roman – justificado)

Keywords: Primeira palavra; Segunda palavra; Terceira palavra; Quarta palavra, Quinta palavra.

(12 pts – Times New Roman – justificado)

Seções primárias (12 pts – Times New Roman – negrito – justificado)

Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 4500 a 8000 palavras e resenhas deverão ter no máximo 4500 palavras, incluindo resumos, referências bibliográficas e notas.

Formatação do corpo do texto: parágrafo 1,5 cm, espaçamento 1,5 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; texto justificado. Destacar Palavras (estrangeiras ou não) somente em itálico; não utilizar aspas ou sublinhado para esse propósito, exceto em endereços URL.

Paráfrases ou citação indireta no corpo do texto com referência em nota.

As citações diretas curtas (até três linhas) devem ser colocadas entre aspas duplas, “XXX” seguidas de referenciação da fonte citada em nota de rodapé, de acordo com a regra acima, juntamente com a(s) página(s) das quais foram retiradas.

Em caso de citações com mais de 3 linhas, destacar a citação em recuo de 2,5 cm, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas. O texto deve estar configurado em Times New Roman, 10 pts, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4cm em todo o parágrafo.

Referências e notas esclarecedoras ou interpretativas devem ser apresentadas sempre no rodapé, em sequência numérica, não excedendo a utilização de 200 palavras em cada nota, formatada em fonte Times New Roman, 10 pt, espaço simples.

Seguir padrão de citação e repetir informações da referência, mesmo quando citado na mesma página.

Seções secundárias (12 pts – Times New Roman – negrito – justificado)

O texto deve estar configurado no formato padrão do documento.

Figuras deverão vir inseridas no corpo do texto, em formato JPEG.

Tabelas ou quadros deverão ser elaborados com a própria ferramenta de tabelas do word, em dimensões adequadas.

As imagens utilizadas no texto precisam ser enviadas com resolução mínima de 300dpi e dimensões mínimas de 1024x768 pixels. As imagens capturadas de Internet precisam trazer a URL completa nas referências, legenda ou fonte. Todas as imagens precisam ter suas fontes mencionadas.

Tabelas, figuras, gráficos, desenhos ou quadros devem aparecer numerados e com títulos (apenas inicial maiúscula), usar 10 pts, Times New Roman, texto centralizado.

Bibliografia (12 pts – Times New Roman – negrito – alinhado à esquerda)

Devem ser apresentadas em ordem alfabética por sobrenome de autores. Configuração do texto: 12 pts, Times New Roman, alinhamento à esquerda, espaçamento simples (0,6 pts antes). Para destaque em títulos, utilizar itálico. Nome e sobrenome dos autores escritos por extenso e repetidos, em vez do uso de traço/ponto (______.). Seguir ordem de nome conforme ficha catalográfica da obra.

Único autor: SOBRENOME do autor, Nome, Título e subtítulo em itálico, Local, Editora, ano.

Até 3 autores: SOBRENOME do autor (A), nome; SOBRENOME (B), nome; SOBRENOME (C), nome, Título e subtítulo em itálico, Local, Editora, ano.

Mais de 3 autores: SOBRENOME do autor A, Nome et al, Título e subtítulo em itálico, Local, Editora, ano.

Organizador (es), coordenador (es), tradutor (es): SOBRENOME do autor (A), Nome; SOBRENOME (B), Nome (Orgs.), Título e subtítulo em itálico. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

Autor entidade: PAÍS, Entidade/Instituição, Título e subtítulo em itálico, Cidade, ano.

Autoria desconhecida/fonte de arquivo: PRIMEIRA palavra do título, usar italico, Local, Editora, Instituição ou Acervo, ano.

Parte/capítulo de obra: SOBRENOME do autor, Nome, Título da parte in SOBRENOME do organizador, Nome (Org.), Título e subtítulo da publicação em itálico. Local, Editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME do autor, Nome. Título da parte in SOBRENOME, Nome do organizador (Org.),Título e subtítulo da publicação em itálico, Local, volume e número do periódico, páginas do artigo, ano.

Dissertações e teses: SOBRENOME do autor, Nome, Título do trabalho em itálico, Local, Grau acadêmico do estudo, Instituição em que foi apresentado, ano.

Documentos eletrônicos: SOBRENOME do autor, Nome, Título em itálico, https://endereço eletrônico, data de acesso.

 

A correção gramatical e ortográfica é de responsabilidade dos autores. somente uma revisão padrão do texto será feita e enviada aos autores contendo anotações e correções, as quais devem ser cuidadosamente checadas e confirmadas num arquivo à parte, renomeado no seguinte padrão: _Sobrenome (autor) _Artigo (título resumido) _revisto.docx. O arquivo deve ser enviado aos autores no prazo requisitado.

 

Os textos em formato livre, que não sejam artigos ou ensaios, não precisam respeitar a todos estes requisitos. Antes de submeter, veja em que perfil das seções se encaixa:

Oriente e Ocidente

A seção Oriente - Ocidente reúne artigos e ensaios que tratam da constituição histórica e cultural do Oriente e do Ocidente, bem como suas aproximações ou cruzamentos, da cultura à história, das ciências às artes, ontem e hoje.

Crítica da Contemporaneidade

A seção Crítica da Contemporaneidade reúne artigos e ensaios, no campo das ciências e das artes, que tratem dos dilemas do presente a partir da análise das relações entre história, memória e formas contemporâneas de sociabilidade e pertencimento.

Literários

A seção Literários recebe escritos de estrutura compositiva variada e criativa, desde ensaios a transcriações poéticas, que evidenciam questões de crítica e teoria na sua dimensão estética, tendo como foco questões da contemporaneidade e/ou interações artísticas e culturais Oriente-Ocidente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.