Políticas públicas, atividade turística e estratégias de desenvolvimento: uma abordagem sobre o turismo em Altamira (PA)

Autores

  • José Carlos da Silva Cordovil Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Bruna Suelen Pereira Cebuliski Prefeitura Municipal de Altamira, Altamira, PA
  • Wagner Lima Costa Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Patrícia Barbosa Nunes Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6131

Palavras-chave:

Políticas de Turismo, Desenvolvimento, Ecoturismo, Amazônia, Altamira.

Resumo

O turismo se apresenta no contexto atual como uma das mais pujantes atividades econômicas, e por consequência uma relevante estratégia de desenvolvimento. Como pratica social provoca repercussões espaciais pelas relações que são engendradas. Nestes termos, o presente artigo aborda a crescente importância do turismo como estratégia de gestão para o desenvolvimento a partir das ações deliberadas no âmbito do poder público para o incremento da atividade. O trabalho tem como foco de análise as ações de incentivo ao turismo em Altamira no Estado do Pará, procurando evidenciar especialmente as políticas planejadas, por meio de um conjunto de documentos oficiais, que visam ao fomento da atividade. Como procedimento metodológico foi realizado, o levantamento e análise documental, além da pesquisa e análise bibliográfica da produção que trata das políticas de turismo para a Amazônia, Estado do Pará e, por conseguinte à Altamira. Feita a organização e sistematização dos dados coletados evidencia-se as políticas de desenvolvimento do turismo em Altamira e sua relação especial com o discurso do desenvolvimento sustentável de onde emerge as políticas de incentivo ao ecoturismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.12.2013

Como Citar

Cordovil, J. C. da S., Cebuliski, B. S. P., Costa, W. L., & Nunes, P. B. (2013). Políticas públicas, atividade turística e estratégias de desenvolvimento: uma abordagem sobre o turismo em Altamira (PA). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(5). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6131
Recebido: 2012-05-31
Aceito: 2013-09-20
Publicado: 2013-12-01