Caracterização do perfil socioambiental dos visitantes da Serra da Fumaça em Pindobaçu (BA)

Autores

  • Marcos Adriano Rodrigues da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim, BA
  • Luciano Cintrão Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.13584

Palavras-chave:

Ecoturismo, Perfil socioambiental, Serra da Fumaça, Pindobaçu-BA

Resumo

A Serra da Fumaça está localizada no município de Pindobaçu, pertencente ao complexo de Serras da Jacobina, região do Piemonte Norte do Itapicuru, estado da Bahia. Essa região é de extrema importância para conservação ambiental, tendo em vista a relevante diversidade fisionômica existente no local. O crescente número de pessoas que tem procurado a Serra da Fumaça nos últimos anos é um fator preocupante, tendo em vista que a maioria da população não demostra o mínimo de preocupação com a preservação do ambiente. O presente estudo teve como objetivo geral elaborar o perfil socioambiental dos visitantes da Serra da Fumaça, visando contribuir para o planejamento do ecoturismo e para ações de conservação ambiental. Para realização da pesquisa foram levantados os mais variados aspectos do município de Pindobaçu e da Serra da Fumaça, possibilitando o embasamento teórico do trabalho. Foi realizada uma pesquisa de levantamento, onde foram aplicados 50 questionários semiestruturados in loco, em duas etapas de campo, ocorridas nos períodos de setembro/2019 e março/2021. De acordo com os resultados, observou-se que o perfil dos visitantes da Serra da Fumaça é composto majoritariamente por pessoas do gênero masculino, com idade variando entre 18 a 31 anos, residentes em sua maioria nas cidades do Território do Piemonte Norte do Itapicuru. São indivíduos com grau de escolaridade predominante de ensino médio completo ou incompleto. As suas atividades profissionais são bem diversificadas, com destaque para os estudantes. A maioria visita a Serra pela primeira vez, com permanência média de 48 horas ou mais, motivados pela prática de atividades de lazer, como contemplação da natureza e a realização das trilhas. Entretanto, mesmo sendo possível caracterizar o perfil dos visitantes da Serra da Fumaça, se faz necessário o contínuo levantamento de dados, pois, esses trabalhos são fundamentais para auxiliar os gestores a entenderem o comportamento do público, e assim, aperfeiçoar medidas que irão minimizar os impactos ambientais provocados pela visitação. Existe também a necessidade da presença de fiscalização e monitoramento, assim como, a elaboração de projetos de educação ambiental, envolvendo a comunidade, os visitantes e o poder público, com a finalidade de proporcionar seu uso de forma sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRETTA, V.; PEREIRA, J. A. A; MACEDO, R. L. G; LOPES, F. W. A; VITORINO, M. R. Impactos ambientais e perfil dos visitantes no Complexo da Cachoeira da Fumaça em Carrancas / MG. Rio de Janeiro/RJ, 2008. Caderno Virtual de Turismo. v. 8, n. 1, 2008.

CAMPOS, R.F.; FILETTO, F. Análise do perfil, da percepção ambiental e da qualidade da experiência dos visitantes da Serra do Cipó (MG). São Paulo/SP, 2011. Revista Brasileira de Ecoturismo. v.4, n.1, 2011, pp.69-94.

CAMARGO, A.L.B. As dimensões e os desafios do desenvolvimento sustentável: concepções, entraves e implicações à sociedade humana. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFSC, Florianópolis-SC.

CARVALHO, R.; RIOS, M.; BATISTA, D. Espacialização e caracterização do estado de conservação das nascentes da microbacia do Rio Fumaça – Município de Pindobaçu, Bahia. Goiânia, Goiás. 2013. Enciclopédia Biosfera. Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.9, N.16. 2013. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/278784701_espacializacao_e_caracterizacao_do_estado_de_conservacao_das_nascentes_da_microbacia_do_rio_fumaca_-_municipio_de_pindobacu_bahia> Acesso em: 27 set. 2021.

COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS – CPRM. Serviço Geológico do Brasil: Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea: Diagnóstico do Município de Pindobaçu. Salvador/BA, 2005. CPRM/PRODEEM.

CONGRO, C.R. Análise do perfil e da satisfação dos turistas da cidade de Corumbá (MS) visando a adequação dos empreendimentos turísticos da região. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Itajaí, 2005.

FENNELL, D. A. Ecoturismo, uma introdução. São Paulo/SP, 2002. Coleção Turismo Contexto, Editora Contexto, p.281.

FERRETI, E.R. Turismo e meio ambiente. São Paulo: Roca, 2002.

GIULIETTI, A.M.; PIRANI, J.R.; HARLEY, R.M. Espinhaço Range Region, Eastern Brazil. In Centres of plant diversity. A guide and strategy for their conservation. In: DAVIS, V.H.; HEYWOOD, O.; HERRERA-MACBRYDE, J.; VILLA-LOBOS, A.C.; HAMILTON, A. (eds.). The Americas. Cambridge: IUCN Publication, v.3., 1997. p.397-404.

KEMERICH, P. D. C.; MENDES, S. A.; VORPAGEL, T.; PIOVESAN, M. Pilhas e Ba-terias: Consciência do Problema Ambiental do Descarte Incorreto. Anais do II Congresso Internacional de Educação Ambiental. Panambi/RS. 2011.

LOPES, L.A.M; CARVALHO, M.D. Análise do perfil do visitante do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Anais eletrônicos do II Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Caxias do Sul/RS, 2004. Curso de Turismo da Faculdade Triângulo Mineiro – FTM, 2004. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/47-analise-do-perfil.pdf > Acesso em: 09 ago. 2021.

MASCARENHAS, J.F.; LEDRU, P.; SOUZA, S.L.; CONCEIÇÃO FILHO, V.M.; MELO, L.F.A.; LORENZO, C.L.; MILÉSI, J.P. Geologia e recursos minerais do Grupo Jacobina e da parte sul do Greenstone Belt de Mundo Novo. Salvador. Bahia. 1998. Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Série Arquivos Abertos. Disponível em: <http://www.cbpm.ba.gov.br/book/geologia-e-recursos-minerais-do-grupo-jacobina-e-da-parte-sul-do-greenstone-belt/> Acesso em: 21 set. 2021.

OLIVEIRA, C.F. Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental. Revista Brasileira de Ecoturismo, v.4, n.2, p.184-195, 2011.

PASSOS, D.; MATOS, M.; BENTO, J. O Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. 2020. Blog Observatório Piemonte Norte do Itapicuru. 04/07/2020. Disponível em: <https://observatoriopni.wordpress.com/> Acesso em: 02 out. 2021.

QUEIROZ, O.T.M.M. Turismo paisagístico. In: PANOSSO NETTO, A.; ANSARAH, M.G.R. Segmentação do mundo turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri: Manole, 2009.

RAMOS, L.M.J.; OLIVEIRA, S.F. Educação ambiental para o ecoturismo nas unidades de conservação: um nexo ontológico. 2013. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 20, 2013.

SANTANA, A.J.; MOREIRA, M.D.; COUTO, P.A.A. Esmeralda de Carnaíba e Socotó, Bahia: Geologia e Potencialidade Econômica. Salvador, Bahia. 1995. In: Série Arquivos Abertos, CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), v.26, 26 p.

SAMPAIO, C.B.V. Estudo e diagnostico da agricultura irrigada na região do alto da bacia hidrográfica do rio Itapicuru - Bahia. Campinas, São Paulo. 2006. 189p. (Tese de doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. 2006.

SOUSA, L.A.; BAUTISTA, H.P.; JARDIM, J.G. Floristic diversity of Rubiaceae on the Serra da Fumaça - Mountains complex of Jacobina, Bahia, Brazil. Biota Neotropica, v. 13, 2013.

TAKAHASHI, L. Y.; MARTINS, S. S. O perfil dos visitantes de um Parque Municipal situado no perímetro urbano. Curitiba. 1990. Anais do Encontro Nacional sobre Arborização Urbana, Curitiba: UFPR/FUPEF, 1990. p. 197-210.

VALE, M.S.F. Análise da recepção dos moradores da Serra de Jacobina em relação ao desenvolvimento do ecoturismo associado a educação ambiental. 2005 (Dissertação de mestrado) Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2005.

VELLOSO, A.L; SAMPAIO, V.S.B. & PAREYN, F.G.C. Ecorregiões propostas para o bioma caatinga. Recife: APNE/Nature Conservancy do Brasil, 2002. 80p. Disponível em: <http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/5391> Acesso em: 15 set. 2021.

VIANA, F. M. F; ROCHA, C. H. B. Impactos ambientais em unidades de conservação. 2009. Juiz de Fora, Minas Gerais. Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Ecologia. 2009. 25p.

Downloads

Publicado

09.02.2023

Como Citar

Silva, M. A. R. da, & Barros, L. C. (2023). Caracterização do perfil socioambiental dos visitantes da Serra da Fumaça em Pindobaçu (BA). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 16(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2023.v16.13584
Recebido: 2022-03-12
Aceito: 2023-01-26
Publicado: 2023-02-09