Trilhas Ecológicas de Cerro Corá (RN)

Autores

  • Clébia Bezerra da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN
  • Ednaja Faustino Silva de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN
  • Ricardo Farias do Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6383

Palavras-chave:

Trilhas Interpretativas, Educação ambiental, Vale Vulcânico, Indicadores de atratividade.

Resumo

O município de Cerro Corá/RN está localizado a 180 km de distância de Natal capital do Estado do Rio Grande do Norte. A economia local é baseada no comércio e na agricultura, o turismo ainda é incipiente, no entanto, o município dispõe de potencialidades relevantes para sua prática, como a trilha ecológica do Vale Vulcânico, cujo vulcão extinto a 25 milhões de anos, proporciona vários testemunhos de rochas características de ambientes vulcânicos como o Basalto. Caminhadas em trilhas ecológicas integram o contato humano com o meio ambiente, tendo como premissa o respeito e a sensibilização dos praticantes em relação à conservação do meio ambiente, onde estão pautadas a contemplação da paisagem, bem como da fauna e da flora local, dentre outras atividades que permitam o contato com a natureza. Neste sentido o presente trabalho objetivou identificar o potencial da trilha ecológica do Vale Vulcânico analisando suas potencialidades. Para tanto foi utilizada a metodologia Indicadores de Atratividade e Pontos Interpretativos (IAPI), visitas de campo e pesquisa bibliográfica em livros, sites e artigos científicos. A trilha do Vale Vulcânico é circular, com duração média de 1 hora e 30 minutos, com aproximadamente 800m, seu grau de dificuldade é difícil. Desse modo, pode-se concluir que a trilha do Vale Vulcânico pode ser explorada e comercializada, porém, são pertinentes melhorias na acessibilidade para aumentar o espectro do perfil de usuários, sinalização, pontos de apoio com paradas estratégicas para que os visitantes possam praticá-la de maneira segura e que contemple a natureza de modo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clébia Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, especialização em Educação e Sustentabilidade Ambienta e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ambos pela UFRN. Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Turismo e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas:planejamento e gestão em turístico e em unidades de conservação, ecoturismo, sustentabilidade e desenvolvimento local.

Ednaja Faustino Silva de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN

Graduanda do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte campus de Currais Novos- RN, tenho experiência na área de Turismo bem como recepcionista de eventos e ainda na organização destes. Participei de ações de extensão deste campus e continuo procurando novas maneiras de estar atenta as tendências do mercado turístico bem como de suas necessidades para que assim, eu possa estar preparada para atuar neste mercado cada vez mais competitivo e que exige profissionais capacitados e preparados para atuarem no turismo. Participei de um projeto de monitoria, em que auxiliei os discentes na disciplina de Geografia Aplicada ao Turismo corroborando assim para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, crescimento pessoal e profissional , além do conhecimento de outros aspectos relacionados a atividade turística importantes para seu desempenho.Além disso, participo frequentemente de eventos de cunho científico apresentando trabalhos acadêmicos, participando de minicursos, palestras e mesas redondas, itens estes importantes para a carreira acadêmica e profissional, uma vez que estes contribuem para descobrir novos fatos e conhecimentos referentes ao fenômeno turístico.

Ricardo Farias do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE(1982), especialização em Oceanografia Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Geologia Marinha pela UFF, mestrado em Geociências pela UFPE (1987) e doutorado em Geociências pela UFRGS (1999). Atualmente é professor Associado 2 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área das Geociências, com ênfase em Geologia Costeira, Gestão Costeira, Geomorfologia e Geoprocessamento, e tem desenvolvido estudos relacionados à Geologia Ambiental e Urbana, Diagnóstico e Zoneamento Ambiental e Gestão em áreas costeiras e em unidade deconservação marinha e projetos de extensão voltados ao meio ambiente e cinefotografia.

Downloads

Publicado

11/07/2013

Como Citar

Silva, C. B. da, Moura, E. F. S. de, & Amaral, R. F. do. (2013). Trilhas Ecológicas de Cerro Corá (RN). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6383

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Resumos
Recebido: 2013-09-16
Aceito: 2013-09-17
Publicado: 2013-11-07

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.