Planejamento e implantação participativos de programa de interpretação em trilhas na “RPPN Paiol Maria”, Vale do Ribeira (SP)

Autores

  • Zysman Neiman
  • Eliana Cardoso-Leite
  • Diego Sotto Podadera

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2009.v2.5847

Resumo

As trilhas utilizadas em atividades turísticas são importantes instrumentos para inclusão social e Educação Ambiental. No entanto, a participação de populações locais na gestão de áreas protegidas é incipiente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi elaborar o roteiro de interpretação ambiental de uma trilha na RPPN Paiol Maria, a partir de um curso de capacitação de monitores ambientais, de modo que os mesmos pudessem se apropriar do processo de definição dos temas e possibilidades educativas, de forma participativa e respeitosa aos saberes que possuíam. Foi realizado, também, um levantamento das principais espécies vegetais. Em seguida, foram realizadas 03 oficinas participativas para que fossem definidos os temas do programa interpretativo a ser implantado. Os resultados revelaram a presença de 36 espécies vegetais. O conteúdo do curso de monitoria ambiental e, principalmente, as metodologias utilizadas nas oficinas participativas subsidiaram a escolha, pelos monitores ambientais locais, das temáticas a serem desenvolvida nos roteiros interpretativos. Esse processo permitiu que os saberes locais, juntamente com o conhecimento científico, culminassem no processo de construção da temática da trilha do qual a comunidade pode ser agente participante, formatando um projeto de Ecoturismo personalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.01.2009

Como Citar

Neiman, Z., Cardoso-Leite, E., & Podadera, D. S. (2009). Planejamento e implantação participativos de programa de interpretação em trilhas na “RPPN Paiol Maria”, Vale do Ribeira (SP). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 2(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2009.v2.5847
Recebido: 2008-10-31
Aceito: 2008-12-24
Publicado: 2009-01-24