PAULO FREIRE NA PRÁTICA
Relato de Experiência no Curso de Extensão do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão de Famílias e Políticas Públicas (NEF)
DOI:
https://doi.org/10.34024/c.2024.4.19531Palavras-chave:
Curso de Extensão, Paulo Freire, ParticipaçãoResumo
Este artigo apresenta uma experiência transformadora e inovadora: o curso de extensão do programa "Universidade e Participação Social" (PUPS), promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão de Famílias e Políticas Públicas (NEF). Com uma abordagem inspirada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire, o curso foi criado para imergir os participantes na obra e na prática do educador, destacando a importância vital de suas ideias para enfrentar os desafios sociais e educacionais de hoje. Ao incentivar a reflexão crítica sobre temas essenciais como liberdade, democracia e justiça social, a iniciativa não só fortaleceu o compromisso com a transformação social, mas também impulsionou a construção de uma sociedade mais ética, solidária e democrática. Este trabalho evidencia como a educação, quando aliada aos ideais de Freire, se torna uma ferramenta poderosa para a promoção de uma cidadania ativa e engajada, essencial para um futuro mais justo e igualitário.
