PAULO FREIRE NA PRÁTICA

Relato de Experiência no Curso de Extensão do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão de Famílias e Políticas Públicas (NEF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/c.2024.4.19531

Palavras-chave:

Curso de Extensão, Paulo Freire, Participação

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência transformadora e inovadora: o curso de extensão do programa "Universidade e Participação Social" (PUPS), promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão de Famílias e Políticas Públicas (NEF). Com uma abordagem inspirada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire, o curso foi criado para imergir os participantes na obra e na prática do educador, destacando a importância vital de suas ideias para enfrentar os desafios sociais e educacionais de hoje. Ao incentivar a reflexão crítica sobre temas essenciais como liberdade, democracia e justiça social, a iniciativa não só fortaleceu o compromisso com a transformação social, mas também impulsionou a construção de uma sociedade mais ética, solidária e democrática. Este trabalho evidencia como a educação, quando aliada aos ideais de Freire, se torna uma ferramenta poderosa para a promoção de uma cidadania ativa e engajada, essencial para um futuro mais justo e igualitário.

Biografia do Autor

  • Patricia Lima Dubeux Abensur, Universidade Federal de São Paulo

    Técnica em Assuntos Educacionais no CEDESS/UNIFESP, doutora e mestra em Educação (PUC-SP), com graduação em Pedagogia (UFPE) e Ciência da Computação (UNICAP). Integra a equipe de apoio pedagógico do curso Formação Didático-Pedagógica em Saúde e é vice-coordenadora do programa de extensão Universidade e Participação Social  - PUPS do NEF-UNIFESP. Membro do conselho editorial da série "Cadernos de Teorias e Práticas Educativas em Saúde". Atua na área de Educação com foco em Pedagogia Freireana, Formação Docente, Currículo e Políticas Públicas.

  • Cláudia dos Santos Almeida, Universidade Federal de São Paulo
    Assistente no CEDESS/UNIFESP desde 1989, doutor em Educação e Currículo (PUC-SP), mestre em Práticas Educativas (UNINOVE), e especializado em Educação a Distância (Claretiano). Graduado em Design de Mídia Digital (Impacta) e Ciências Contábeis (UNICASTELO). Experiência internacional no Uruguai (2014). Publicações e colaborações em educação, incluindo o Web Currículo (PUC-SP) e o Caderno de Teorias e Práticas Educativas em Saúde (2023). Apoio tecnológico no I COPES (2024).

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Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Práticas Interventivas / Relato de caso

Como Citar

PAULO FREIRE NA PRÁTICA: Relato de Experiência no Curso de Extensão do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão de Famílias e Políticas Públicas (NEF). (2024). Convergências: Famílias E Políticas Públicas, 4(4), 01-11. https://doi.org/10.34024/c.2024.4.19531