Semeaduras do caminho da comvivência pedagógica em meio ao um mundo em crise: relatos de uma pesquisa-formação

Autores

  • Mauro Guimarães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Nova Iguaçu/RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20028

Palavras-chave:

Educação Ambiental (EA), Formação de Educadores, ComVivência Pedagógica, Pesquisa-Formação

Resumo

Este artigo apresenta relatos da etapa de consolidação da formação de educadores ambientais, realizada durante a imersão no Caminho de Santiago, decorrente de uma pesquisa-formação voltado ao desenvolvimento da elaboração teórico-metodológica da proposta formativa da “ComVivência Pedagógica”, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Biografia do Autor

  • Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. Nova Iguaçu/RJ

    Professor-Pesquisador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências Sociais-Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

BBAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GUIMARÃES, Mauro (org.). Educação Ambiental e a ComVivência Pedagógica: emergências e transformações no século XXI. Campinas: Papirus Editora, 2021.

GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papirus Editora, 2004.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; SATO, Michèle. Se o mundo vai acabar, por que deveríamos reagir? - a agenda da Educação Ambiental no limiar do colapso ambiental. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024.

MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2003.

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; NOGUEIRA, Elana Greice Davanço. Percursos de um grupo de pesquisaformação: tensões e (re)construções. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 275-298, jan./abr. 2013.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

GUIMARÃES, Mauro. Semeaduras do caminho da comvivência pedagógica em meio ao um mundo em crise: relatos de uma pesquisa-formação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 331–340, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20028. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/revbea/article/view/20028. Acesso em: 17 out. 2026.