A História como ciência autônoma dos assuntos humanos

Collingwood e a experiência como experiência histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2021.23.11395

Palavras-chave:

autonomia. experiência. idealismo. premissas. realismo.

Resumo

Este artigo visa elucidar a noção de experiência própria da filosofia da história collingwoodiana. Argumentaremos que a experiência é o elemento operacional central e implícito a partir do qual Collingwood constrói os dois conceitos centrais de sua crítica à doutrina epistemológica realista, segundo a qual saber não implica nenhuma diferença do conhecido: a lógica das perguntas e respostas e a teoria das pressuposições absolutas. Primeiramente, mostraremos como ambos os conceitos surgem da própria prática de pesquisa do autor como alternativa ao exercício de práticas pseudo-históricas aninhadas no realismo e desatualizadas, como o método histórico de “cola e tesoura” e a história crítica. Em seguida, apelaremos às críticas de Quine e Davidson a dogmas do empirismo, demonstrando sua convergência com as discussões mantidas por Collingwood contra seus oponentes realistas e a comparação entre os conceitos collingwoodianos e a lógica de pesquisa semeada pelos autores, para relatar o pleno funcionamento de um conceito collingwoodiano de experiência capaz tanto de classificar efetivamente as críticas do idealismo e do relativismo histórico quanto de explicar efetivamente uma prática científica autenticamente histórica aberta à cooperação entre diferentes formas de conhecimento e modos de experiência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Belvedresi, R. (2001). “Historia y sentido: los aportes de R.G. Collingwood al reconocimiento del valor práctico de la historia”. En E. Adamovsky (Ed.). Historia y sentido: exploraciones en teoría historiográfica. El cielo por asalto. Buenos Aires. 135-156.

Collingwood, R. [1924] (1956). Speculum Mentis or The Map of Knowledge. Clarendon. Oxford.

Collingwood, R. [1933] (2005). An Essay on Philosophical Method. Introducción de Connelly, J y D´Oro, G. Oxford University Press. Oxford.

Collingwood, R. [1939] (1982). An Autobiography. Introducción deStephen Toulmin. Clarendon. Oxford.

Collingwood, R. [1939] (2014). An Essay on Metaphysics. Clarendon. Oxford.

Collingwood, R. [1945] (2014). The Idea of Nature. Martino Publishing. Mansfield.

Collingwood, R. [1946] (2011). Idea de la Historia. Traducción de Edmundo O´ Gorman. FCE. México.

Collingwood, R. (1999). Principles of History. Introducción de William Dray y Jan van der Dussen. Oxford University Press. Oxford.

Davidson, D. [1984] (2011). Sobre la idea misma de un esquema conceptual. Traducción de Manuel Pinedo y Jesús Palomo. Recuperado de http://www.ugr.es/~pinedo/papers/sobre_la_idea_misma.htm.

Davidson, D. (2003). Subjetivo, Intersubjetivo, Objetivo. Traducción de Olga Fernández Prat. Ediciones Cátedra. Madrid.

Davidson, D. (2005). Truth, Language and History. Clarendon. Oxford.

Dewey, J. (1916). Essays on experimental logic. Dover. New York.

Dewey, J. (1938). Logic: The Theory of Inquiry. Southern Illinois University Press. Carbondale.

D´ Oro, G. (2006). Robin George Collingwood. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Recuperado de https://plato.stanford.edu/entries/collingwood/

D´ Oro, G. (2018). “The touch of King Midas: Collingwood in why actions are not events”. PhilosophicalExplorations. 21(1). 160-169. doi: 10.1080/13869795.2017.1421697.

Mead, G. H [1932] (2008). “La filosofía del presente. Traducción de Ignacio Sánchez de la Ycera”. Centro de Investigaciones Sociológicas. Madrid.

Mink, L. (1969). “Mind, History and Dialectic: The Philosophy of R.G” Collingwood. Indiana University Press. Bloomington.

Quine, W. [1980] (2002). Desde un punto de vista lógico. Traducción de Manuel Sacristán. Paidós. Barcelona.

Retz, T. (2017). Why Re-enactment is not Empathy, Once and for All. Journal of the Philosophy of History. 11 (3). 306-323.doi: 10.1163/18722636-12341376.

Van der Dussen, J. (2017). Studies on Collingwood, History and Civilization. doi: 10.1007/978-3-319-20672-1.

Publicado

2021-08-22

Como Citar

Pettarin, M. (2021). A História como ciência autônoma dos assuntos humanos: Collingwood e a experiência como experiência histórica. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 23, 77-91. https://doi.org/10.34024/prometeica.2021.23.11395
Recebido 2020-11-10
Aprovado 2021-06-16
Publicado 2021-08-22