O JOGO E A EDUCAÇÃO GREGA: PAIDIA ENQUANTO ELEMENTO FORMATIVO DA PAIDEIA

Autores/as

  • Marcelo Prado Amaral Rosa UFRGS
  • Michel Mendes UFRGS
  • Roniere dos Santos Fenner UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i14.174

Palabras clave:

Paidia | Paideia | Educação

Resumen

Os jogos e a educação eram conquistas pelas quais os gregos apresentam estima. Dentreos jogos, destacam-se os de caráter competitivo, conhecidos como âgon – por possuíremregras, e de diversão, conhecidos por Paidia – jogos sem regras, destinados às crianças. Jána educação, Paideia, inicialmente buscavam a formação ideal para as crianças, o queposteriormente passa a ser concebido como uma formação completa, a formação dohomem. Dessa forma, o objetivo do trabalho é identificar as relações existentes entre ojogo (Paidia) e a educação (Paideia), com a finalidade de explorar as proximidades entretais esferas na educação, destacando a relevância do termo Paidia enquanto elementoformativo da Paideia grega. O trabalho possui abordagem teórica e salienta evidênciasque apontam a relevância do termo Paidia para a educação grega. Sublinha-se aexistência da relação de consequência entre a Paidia e Paideia, uma vez que a primeira secomporta como instrumento prévio de ensino sobre questões políticas e éticas do futurocidadão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Rosa, M. P. A., Mendes, M., & Fenner, R. dos S. (2017). O JOGO E A EDUCAÇÃO GREGA: PAIDIA ENQUANTO ELEMENTO FORMATIVO DA PAIDEIA. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (14), 66–72. https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i14.174

Número

Sección

Educación en Ciencias - pluralidades epistemológicas
Recebió: 2017-02-03

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.