ACONTECIMENTOS NO TEMPO CRÔNICO ESTATIVO DE ÉMILE BENVENISTE: O SURGIMENTO DA INFÂNCIA E DO JOGO EDUCATIVO

Autores/as

  • Michel Mendes UCS, Brasil
  • Morgana Bozza UCS, Brasil
  • Luís Cesar Minozzo UCS, Brasil
  • Francisco Catelli UCS, Brasil
  • Roniere dos Santos Fenner UFRGS, Brasil
  • Marcelo Prado Amaral Rosa UFRGS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i12.147

Palabras clave:

Categorias de tempo, Jogo educativo, Infância

Resumen

O objetivo do artigo é articular a categoria do tempo crônico de Benveniste e suacondição estativa ao surgimento da infância e do jogo educativo, situando-os comoacontecimentos essenciais para novas concepções de ser humano e de recursoeducacional. Foi desenvolvido tendo como referenciais: i) o surgimento do jogoeducativo de Rabecq-Maillard; ii) o surgimento da infância preconizado por NeilPostman; e iii) as três categorias de tempo de Émile Benveniste. A discussão recai sobrea categoria de tempo crônico de Benveniste. Ao final, destaca-se a relevância das noçõesde tempo e suas delimitações para a vida social.

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Cómo citar

Mendes, M., Bozza, M., Minozzo, L. C., Catelli, F., Fenner, R. dos S., & Amaral Rosa, M. P. (2016). ACONTECIMENTOS NO TEMPO CRÔNICO ESTATIVO DE ÉMILE BENVENISTE: O SURGIMENTO DA INFÂNCIA E DO JOGO EDUCATIVO. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (12), 17–27. https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i12.147
Recebió: 2016-01-26